Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Comidas para porquinho da índia: quais são as mais indicadas para o bichinho?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
comidas para porquinho da índia

O porquinho-da-índia é um animal carinhoso, amável e muito fofo! Se você está pensando em adotar esse bichinho irresistível, é preciso saber quais são as melhores comidas para porquinho da índia.

Ao contrário de outros roedores, esses pequeninos são herbívoros e se alimentam de plantas. Por isso, é de extrema importância proporcionar uma dieta balanceada ao pet, com os nutrientes necessários para promover a boa saúde do animalzinho.

O que o porquinho-da-índia come?

Em primeiro lugar, é importante destacar que as comidas para porquinho da índia são bem diferentes em relação aos outros pets. Como esse pequeno roedor é herbívoro, o tutor deve oferecer ração para porquinho-da-índia.

A ração específica ajuda a suprir a necessidade de vitamina C do bichinho, a fim de evitar a suplementação. Também existem opções não transgênicas e com o nível adequado de cálcio e fósforo.

Antes de saber quais são as comidas para porquinho da índia mais indicadas, você precisa ter em mente que o veterinário é a pessoa mais recomendada para ajudar com essa questão. O especialista ainda pode informar qual é a quantidade de ração que deve ser dada ao porquinho-da-índia, de acordo com o peso e a faixa etária dele.

Comidas para porquinho da índia: qual a importância do feno de capim e de alfafa?

Entre as comidas para porquinho da índia, o feno desempenha um papel importante para a saúde do bichinho. O alimento é uma mistura de plantas, normalmente gramíneas e leguminosas, que passa por um processo de desidratação e com o valor nutritivo mantido.

O feno é rico em fibras e, por isso, ajuda a assegurar o bom funcionamento do intestino do animalzinho. Outra vantagem é a durabilidade do alimento, que pode ser armazenado por bastante tempo.

Além da ração específica, o feno de capim e de alfafa pode ser oferecido ao pet, mas sempre com o conhecimento de um veterinário. O feno de alfafa, por exemplo, é rico em cálcio e deve ser dado com moderação, a fim de evitar que o roedor desenvolva cálculos urinários.

Quais são os riscos da alimentação inadequada do bichinho?

As comidas para porquinho da índia precisam ser bem selecionadas. Alguns alimentos de humanos como alface e couve-flor são proibidos para o pequenino, pois estão relacionados a quadros de diarreia.

O tutor deve oferecer as comidas para porquinho da índia adequadas. As fibras são essenciais contra o desgaste dos dentes do pet e a base da alimentação tem que ser uma ração de boa qualidade.

Mas vale ressaltar que você precisa levar o bichinho ao veterinário, tá? O profissional pode indicar os melhores alimentos para seu amiguinho e ainda recomendar a quantidade ideal de cada comidinha conforme o peso e a idade do animal de estimação.

Se você curtiu o artigo do Blog da Cobasi, os assuntos abaixo também podem ser relevantes. Leia mais:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário