Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como criar um jabuti: descubra se esse é o seu pet ideal

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como criar um jabuti: descubra se esse é o seu pet ideal

Como criar um jabuti é uma pergunta que muitas pessoas que querem a companhia de um pet fazem, especialmente aquelas que não se imaginam cuidando de um gatinho ou um cachorro.

O jabuti é um animalzinho muito tranquilo, que dá pouquíssimo trabalho para o tutor, não faz quase nenhum barulho e transmite uma grande sensação de paz.

Fique com a gente até o final da leitura para descobrir como criar jabuti e saber mais sobre as características desse pet.

Como criar um jabuti em apartamento ou casa

Como criar um jabuti em apartamento ou casa

O jabuti é um animal silvestre. Por isso, o primeiro passo para ter um desses bichinhos em casa é garantir que você encontre um criador autorizado pelo Ibama. 

Dessa maneira você não compactua com o tráfico de animais, que é responsável por uma série de danos ao ecossistema e por maus tratos a muitos bichinhos.

O segundo passo é investir na criação de um habitat que seja adequado para o jabuti. Se você quer saber como criar jabuti em apartamento, isso é ainda mais importante, pois apenas uma gaiola não será o suficiente para o jabuti se desenvolver bem e com saúde.

Você vai precisar de um terrário, que vai ser a moradia do seu jabuti. Esse terrário precisa ter uma lâmpada UVB, para manter o interior aquecido e ajudar o pet a fabricar vitamina D, e uma pequena toca, para que ele possa dormir e descansar tranquilo, além de outros itens.

O objetivo é simular da melhor maneira possível o ambiente que o jabuti encontraria na natureza.

Saber como criar jabuti no quintal é a mesma coisa. É ótimo que ele tenha toda uma área externa para se locomover e circular livremente, mas é preciso oferecer o terrário para o bichinho se recolher sempre que quiser descansar em segurança.

A alimentação do jabuti

A alimentação do jabuti

Um dos principais aspectos para manter seu jabuti saudável é oferecer a ele uma alimentação de boa qualidade e bem balanceada. Os jabutis são onívoros, o que significa que comem de tudo: desde legumes, verduras e frutas até pequenos animais.

Você pode alimentar seu jabuti com uma ração própria e complementar com alimentos frescos, ou oferecer refeições totalmente naturais. Nesse caso, garanta que pelo menos 5%* do que ele ingere seja proteína animal, como carne moída e ovo cozido.

Fique de olho na ingestão de cálcio do seu jabuti. Esse elemento é fundamental para manter o casco e a estrutura óssea do bichinho bem resistente.

Se você tem crianças ou outros animais de estimação em casa, o jabuti pode ser um ótimo membro da família. Ele se adapta muito bem a diferentes tipos de famílias e não costuma ter problemas com cachorros, gatos, passarinhos e outros pets.

Apenas observe as interações entre eles para garantir que todos estejam se respeitando e convivendo harmonicamente. Tome cuidado também para nunca deixar o seu jabuti sozinho no quintal ou no jardim durante a noite.

Saiba mais sobre o que é preciso para ter um jabuti em casa com esse artigo em nosso blog.

*Válido em compras acima de R$ 119, em todo o Brasil.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

10 Comentários

  1. Adilson de Oliveira disse:

    Valeu. Muito boas as dicas.

  2. Marlete disse:

    Isso vai me ajudar muito com meu jabuti

  3. Rosana disse:

    Eu ganhei um jaboti de presente estou amando muito

  4. Jurema Martins Coelho disse:

    Tenho um jabuti há mais ou menos 40 anos e ofereço a ele ração de jabuti, manga, banana e as vezes carne

  5. Clara disse:

    Meu jabuti bebê,não está levantando, não sei o que aconteceu. Ela não abre os olhinhos e nem anda, você sabe me dizer se é algo muito grave?🥺

    • Cobasi disse:

      Olá, Clara! Tudo bem?
      Somente um médico-veterinário poderá diagnosticar o seu animal de estimação. Recomendamos que o leve para uma consulta com o profissional.

  6. Artur Tsuyoshi Yasuda disse:

    Sempre tive vontade de criar um jabuti….onde eu posso adquirir??

    • Cobasi disse:

      Olá, Artur! tudo bem?
      O jabuti é um animal silvestre. Por isso, o primeiro passo para ter um desses bichinhos em casa é garantir que você encontre um criador autorizado pelo Ibama.

  7. Adriana disse:

    Olá sou Adriana faz uns 2 anos e pouco achei um jabuti na boca de uma cachorrinha de rua minha irmã cuidou dela até esses tempo e ela me deu só que não sei se estou cuidando dela direito coloquei dentro de um aquário com um pratinho com água tem a ração de jabuti e uma caixa que ser e de casa dela preciso mudar alguma coisa

    • Cobasi disse:

      Oi Adriana, espero que esteja tudo bem! Parabéns por cuidar do jabuti. Para garantir o bem-estar, considere fornecer um ambiente mais espaçoso, com substrato adequado, e garantir uma alimentação balanceada. Caso tenha mais dúvidas, sugerimos consultar um especialista em répteis ou um veterinário. Fique à vontade para nos contatar se precisar de mais informações.

Deixe o seu comentário