Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tem como dar banho em porquinho-da-índia?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
aprenda como dar banho em porquinho da índia

Uma das principais dúvidas entre tutores de roedores é como dar banho em porquinho-da-índia, um dos favoritos entre animais de pequeno porte. Mas, afinal, será que não tem problema colocar o bichinho na água? Esta é uma das perguntas que vamos responder ao longo desse post. Além disso, tem uma lista de dicas para higienizar o roedor!

Vem com a gente aprender mais sobre esse pet que esbanja fofura, mas precisa de cuidados frequentes com o assunto é limpeza.

Tem como dar banho em porquinho-da-índia?

A higienização é um dos fatores-chave no bem-estar e qualidade de vida do seu amigo. Isso porque a falta de limpeza deixa o pet suscetível a doenças, principalmente problemas de pele.

Entretanto, por mais que existam maneiras de como dar banho no porquinho-da-índia, há outras prioridades. Até porque o animal não é fã de água e muito menos do estresse que ele passa ao longo de um banho.

Sendo assim, veja algumas dicas de como higienizar corretamente o bichinho antes de optar pelo banho.

Limpeza da gaiola

A gaiola do roedor é seu lar. Desta forma, você deve deixar a estrutura limpa. A recomendação é higienizar diariamente para retirar os dejetos, trocar a água e deixar o espaço agradável para o pet.

Escovação do pelo

São várias as espécies de porquinho da Índia que possuem pelo longo. Neste caso, lembre-se que pentear a pelagem é mais do que necessário. Isso porque evita os nós e ainda retira a camada de pelo morto.

É importante realizar o cuidado com paciência para que o animal não fique estressado. No mais, dê preferência para escovas com cerdas moles.

Se precisar, como dar banho em porquinho-da-índia?

como dar banho em porquinho da índia sujo

O banho em porquinho-da-índia deve ser considerado uma vez a cada três meses ou mais. Visto que o animal costuma se limpar através das lambidas, o principal é você manter a gaiola e outros itens da casinha limpos. 

Agora vamos ao passo a passo de como dar banho em um porquinho-da-índia! Caso não se sinta confortável, a indicação é levar em um pet shop, como o Spet da Cobasi. Assim, seu amigo estará em boas mãos, com profissionais capacitados e atenciosos.

Primeiro passo

O melhor lugar para dar banho no roedor é em uma bacia funda, dessa maneira, as chances de ele escapar são menores. Use um pano no fundo para que o pet consiga se equilibrar. A tática também ajuda a diminuir o estresse do bichinho. Por fim, coloque água morna cobrindo apenas metade do corpo dele. Não jogue água na cabeça e orelhas.

Segundo passo

Após colocá-lo na bacia, utilize um recipiente para molhar o animal. Logo depois, comece a lavá-lo com um shampoo específico para porquinho da Índia. Assim que acabar de massagear todo o pelo, basta lavar em abundância, retirando todo o shampoo.

Terceiro passo

Por último, é hora de secar. Lembre-se que roedores são animais sensíveis a barulho. Tente secar ao máximo com uma toalha e finalize com um secador na menor potência.

Gostou de aprender mais sobre higiene de roedores? Este é um cuidado repleto de carinho, pois porquinho-da-índia não gostam de se sentir sujos. E caso tenha dúvidas sobre a saúde do seu amigo, procure um médico veterinário para bater um papo.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário