Como dar comprimido para cachorro em 3 passos

Compartilhar:


Como dar comprimido para cachorro

Seguir à risca um tratamento à base de comprimidos com os cães pode ser uma tarefa cansativa, mas se você apostar nesse passo a passo sobre como dar comprimido para cachorro as coisas talvez sejam um pouco mais fáceis. Antes, porém, vamos entender por que os peludos não querem saber de remédio.

Como dar comprimido para cachorro pode ser difícil

Pense bem: em muitas coisas, os cães são parecidos com as crianças, não é mesmo? E uma dessas semelhanças é a dificuldade na hora de engolir um remédio. É um comportamento natural, uma reação instintiva. 

Afinal de contas, engolir comprimidos não é exatamente a melhor das experiências para ninguém. Eles se parecem com pedrinhas amargas que podem machucar, ficar entalados na garganta ou espalhar um sabor horrível quando demoram muito tempo na língua e acabam derretendo. 

Não por acaso, o movimento instintivo dos cachorros e das crianças é cuspir o comprimido. Além disso, a insistência de pais e tutores em fazer essas pequenas pedras amargas descerem goela abaixo pode acabar assustando o paciente e atrapalhar o tratamento.

Ora, mas se o tratamento consiste em engolir remédios, o que fazer? Nessas horas, algumas pessoas saem melhor do que outras. Veja a seguir três passos que auxiliam nesse momento.

Primeiro passo: preparar o ambiente

O primeiro passo de como dar comprimido para cachorro é deixar o ambiente o mais calmo e relaxado possível. Evite dar um comprimido para o peludo se ele está aflito, agitado ou com raiva.

Separe um local adequado e de preferência nos momentos em que o animal estiver mais calmo. Se preciso, utilize um floral. Como dissemos, engolir um remédio não é exatamente divertido para os cães. Por isso, se o ambiente também for estressante, dar o comprimido será uma tarefa ainda mais difícil.

O ambiente ideal é aquele sem estímulos excitantes, mas isso não quer dizer estímulo nenhum. Na verdade, estudos na Inglaterra revelaram que sons da natureza, como uma cachoeira ou o farfalhar das árvores, têm um efeito calmante nos cães. Use essa estratégia caso o animal esteja agitado. 

Segundo passo: ajude o seu pet

Com o ambiente devidamente preparado, é hora de acomodar o seu pet e ajudá-lo com a tarefa. Cachorros não traumatizados e que estão acostumados quando tutores e veterinários manuseiam sua boca e focinho levarão vantagem nessa etapa.

Isso porque o melhor modo de como dar comprimido para cachorro não é escondendo o remédio em petiscos, mas sim posicioná-lo no lugar certo e induzir o animal a engolir. Ou seja, você vai precisar colocar o comprimido bem no fundo da boca do pet e massagear a garganta para que ele engula.

Como dar comprimido para cachorro que morde pode ser perigoso, é fundamental preparar o ambiente e o humor do animal alguns minutos antes de dar o remédio. Afinal de contas, ao sentir o comprimido no fundo da língua o animal pode se assustar e agir impulsivamente.

Terceiro passo: seja rápido!

Como dar comprimido para cachorro exige uma certa intervenção, é provável que o animal não goste muito da experiência. Por isso, quanto mais rápidos e seguros são os tutores na hora de dar o remédio, melhor.

Depois que o comprimido for posicionado no fundo da língua do animal, o tutor deverá fechar a boca do cachorro, fazer com que ele olhe para cima e massagear o pescoço do animal. Faça essa sequência com tranquilidade, rapidez e segurança.

Por fim, não se esqueça de oferecer água ou um petisco depois que o cachorro engolir. Isso ajuda a fazer o comprimido descer para o estômago, além de ser uma recompensa justa, não é mesmo?! 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário