
Seguir à risca um tratamento à base de comprimidos com os cães pode ser uma tarefa cansativa, mas se você apostar nesse passo a passo sobre como dar comprimido para cachorro as coisas talvez sejam um pouco mais fáceis. Antes, porém, vamos entender por que os peludos não querem saber de remédio.
Pense bem: em muitas coisas, os cães são parecidos com as crianças, não é mesmo? E uma dessas semelhanças é a dificuldade na hora de engolir um remédio. É um comportamento natural, uma reação instintiva.
Afinal de contas, engolir comprimidos não é exatamente a melhor das experiências para ninguém. Eles se parecem com pedrinhas amargas que podem machucar, ficar entalados na garganta ou espalhar um sabor horrível quando demoram muito tempo na língua e acabam derretendo.
Não por acaso, o movimento instintivo dos cachorros e das crianças é cuspir o comprimido. Além disso, a insistência de pais e tutores em fazer essas pequenas pedras amargas descerem goela abaixo pode acabar assustando o paciente e atrapalhar o tratamento.
Ora, mas se o tratamento consiste em engolir remédios, o que fazer? Nessas horas, algumas pessoas saem melhor do que outras. Veja a seguir três passos que auxiliam nesse momento.
O primeiro passo de como dar comprimido para cachorro é deixar o ambiente o mais calmo e relaxado possível. Evite dar um comprimido para o peludo se ele está aflito, agitado ou com raiva.
Separe um local adequado e de preferência nos momentos em que o animal estiver mais calmo. Se preciso, utilize um floral. Como dissemos, engolir um remédio não é exatamente divertido para os cães. Por isso, se o ambiente também for estressante, dar o comprimido será uma tarefa ainda mais difícil.
O ambiente ideal é aquele sem estímulos excitantes, mas isso não quer dizer estímulo nenhum. Na verdade, estudos na Inglaterra revelaram que sons da natureza, como uma cachoeira ou o farfalhar das árvores, têm um efeito calmante nos cães. Use essa estratégia caso o animal esteja agitado.
Com o ambiente devidamente preparado, é hora de acomodar o seu pet e ajudá-lo com a tarefa. Cachorros não traumatizados e que estão acostumados quando tutores e veterinários manuseiam sua boca e focinho levarão vantagem nessa etapa.
Isso porque o melhor modo de como dar comprimido para cachorro não é escondendo o remédio em petiscos, mas sim posicioná-lo no lugar certo e induzir o animal a engolir. Ou seja, você vai precisar colocar o comprimido bem no fundo da boca do pet e massagear a garganta para que ele engula.
Como dar comprimido para cachorro que morde pode ser perigoso, é fundamental preparar o ambiente e o humor do animal alguns minutos antes de dar o remédio. Afinal de contas, ao sentir o comprimido no fundo da língua o animal pode se assustar e agir impulsivamente.
Como dar comprimido para cachorro exige uma certa intervenção, é provável que o animal não goste muito da experiência. Por isso, quanto mais rápidos e seguros são os tutores na hora de dar o remédio, melhor.
Depois que o comprimido for posicionado no fundo da língua do animal, o tutor deverá fechar a boca do cachorro, fazer com que ele olhe para cima e massagear o pescoço do animal. Faça essa sequência com tranquilidade, rapidez e segurança.
Por fim, não se esqueça de oferecer água ou um petisco depois que o cachorro engolir. Isso ajuda a fazer o comprimido descer para o estômago, além de ser uma recompensa justa, não é mesmo?!