Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como entregar um animal silvestre para o Ibama?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como entregar um animal silvestre para o ibama

Não tem como abrigar animais silvestres sem a autorização do Ibama. Em 2020, ocorreu um caso de um brasileiro abrigar cobras em sua residência sem a autorização, o que desencadeou problemas sérios na justiça. Por isso, se você encontrar algum animal precisando de ajuda, é importante saber como entregar um animal silvestre para o Ibama.

Existem casos de a pessoa possuir animal silvestre com autorização e precisar devolvê-lo, por isso saiba que a entrega voluntária te isenta de ação penal. Porém, você saberia para onde levá-lo? Além disso, em outra situação, ao encontrar um animal silvestre ferido, você saberia o que fazer? 

Quem procurar?

Se você tem vontade de devolver ou entregar um animal silvestre para o Ibama, é necessário entrar em contato com:

– a Linha Verde do Ibama, atráves do telefone: 0800 618 080;

– polícia ambiental local;

– Centro de Manejo de Fauna e Conservação de Animais Silvestre (CeMaCAS), dividido em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Vale ressaltar que esses locais podem pertencer ao Ibama, ter gestão municipal, estadual ou serem administrados por uma ONG local.

Saiba o que acontece com o animal silvestre

Agora que você sabe como entregar um animal silvestre para o Ibama, confira o que acontece com o animal! Ao chegar ao local responsável, o animal passará por avaliações médicas, para checar suas condições físicas e comportamentais. Em seguida, eles definem o destino. Segundo relatórios dos CETAS do Ibama, mais de 50% dos animais que entram no centro retornam à natureza.

como entregar um animal silvestre para o ibama

Soltar o animal na natureza é o ideal?

Soltar o animal por conta própria não é uma boa ideia. Infelizmente, nem tudo é tão fácil assim. Em casos de animais que ficam em cativeiro por um longo período, a reabilitação é bastante complexa. Aliás, para esses animais, é necessário todo um processo de reintrodução, além das avaliações médicas. Além disso, há o risco de morte e o perigo de gerar espécies invasoras no ambiente. 

Infelizmente, é comum manterem como animais de estimação alguns passarinhos e aves cantoras, além de psitacídeos, como araras, papagaios e periquitos.

Pena para o tráfico de animais silvestres

Agora que você já sabe como entregar um animal silvestre para o Ibama, conheça a pena para quem realiza tráfico desses animais. Há sequelas ao contribuir com o tráfico de animais, mesmo que seja de forma indireta. Portanto, vender ou comprar animais sem licença é crime ambiental com penas e multas, que podem variar dependendo do número de animais e se estes são listados como espécies sob risco de extinção.

A lei que trata dessas questões é a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Os crimes contra a Fauna, inscritos entre os artigos 29 a 37 da Lei, são aqueles cometidos contra os animais silvestres, nativos ou espécies em rota migratória. Sendo assim, estará cometendo crime quem matar, pescar, caçar, perseguir, impedir a procriação, comercializar sem autorização, vender ou guardar animais silvestres em cativeiros. Além disso, introduzir espécies estrangeiras em território nacional também é um crime, dentre outras ações.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

12 Comentários

  1. Clenizelda sobreira disse:

    Boa tarde
    Estou a procura de onde posso entregar um papagaio porém o telefone fornecido não está atualizado. Podem me ajudar?

  2. Ana disse:

    Preciso saber como entregar um jabuti.

  3. Ivonete disse:

    Boa tarde! Apareceu um jabuti ou cágado na minha casa. Como faço pra entregar?

  4. Luciana disse:

    Como faço pra entregar um tracaja, pois o número de telefone se encontra indisponível ???

    • Cobasi disse:

      Para entregar um animal silvestre ao IBAMA, você pode entrar em contato com o órgão pelo telefone 0800-618080 ou pelo Centro de Manejo de Fauna Silvestre, que se divide em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) ou em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) 12. No entanto, caso o número de telefone esteja indisponível, você pode tentar entrar em contato com o IBAMA por meio do site oficial do órgão.

      https://www.gov.br/ibama/pt-br

  5. Paulo Machado disse:

    Boa tarde!
    Estou há dois dias tentando falar com CETAS Niterói e os dois números disponíveis 2682-6688 e 2682-1243, chamam direto e NINGUÉM atende!
    Tentou outros números de vocês 2332-4604 e 2334-5974 e idem, nada de atendimento!
    Tenho uma Arara Canindé que quero devolver! Está há muitos anos aqui em casa e pretendo entregar a algum orgão responsável!

    • Cobasi disse:

      Olá Paulo, Sugerimos persistir na tentativa de contato ou procurar outras autoridades ambientais locais para obter orientações sobre a devolução da Arara Canindé. Se precisar de mais assistência, não hesite em nos contatar. Agradecemos por buscar uma solução responsável para o cuidado do animal.

  6. ELSON SOUZA DE OLIVEIRA disse:

    Estou a dias tentando entregar um casal de papagaios, os telefones estão desatualizados, alguem pode me orientar.

Deixe o seu comentário