Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como limpar piscina de plástico com água sanitária

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Será que tem como limpar piscina de plástico com água sanitária? A resposta é sim, mas saiba que essa será uma manutenção incompleta. A água sanitária é ótima para a limpeza da superfície plástica da piscina, por exemplo. Nesse caso, com os ajustes certos e alguns cuidados básicos, é possível manter a piscina de plástico higienizada e sanitizada utilizando apenas este produto.

Agora, se o que você quer é fazer o tratamento da água da piscina, então o uso da água sanitária não é a melhor das opções. A água da piscina precisa de um tratamento específico com reguladores de pH, clarificantes, algicidas e sanitizantes apropriados.

De qualquer maneira, em momentos emergenciais, é possível, sim, utilizar a água sanitária. Mas, antes de mais nada, o que é água sanitária?

O que é água sanitária?

A água sanitária nada mais é do que uma solução de cloro e água. Como o cloro é uma das substâncias mais reativas que existem na natureza, a água sanitária é especialmente barata e poderosa, sendo o produto mais utilizado para a limpeza do dia a dia. Além disso, ela pode ser utilizada no tratamento de água para beber ou na higienização de vegetais e frutas. 

Embora seja uma solução de cloro, ela não é a melhor opção para o tratamento da água da piscina. Primeiro porque, dependendo do volume da piscina, será preciso aplicar muita água sanitária. Ademais, se a aplicação não for bem feita, ela pode causar acidentes.

Por isso, o mais indicado para o tratamento de piscinas é o cloro em barra, que, além de mais forte, libera gradualmente a quantidade necessária de cloro para sanitizar a água. Dessa maneira, a água permanece limpa e a manutenção da piscina é bem menos trabalhosa.

Mas tem como limpar piscina de plástico com água sanitária?

Em todo caso, se as barras de cloro acabaram e a água precisar de tratamento, basta acertar a dose de água sanitária de acordo com o volume da piscina e repetir os procedimentos de limpeza: aplicação dos produtos e, depois, a filtragem ou decantação e aspiração. 

O ideal para o tratamento da piscina é a aplicação de 1 ml a 2 ml por litro de água. Essa é a faixa ideal da ação bactericida do cloro sem agredir o nosso organismo. Valores mais baixos que 1 ml/L não eliminarão os microorganismos e acima dos 2 ml/L já são o suficiente para machucar os olhos. 

Assim, se você for tratar uma piscina de 14 mil litros, deverá utilizar entre 14 a 28 litros de água sanitária! Ou seja, quem pensa que vai economizar tratando a piscina com água sanitária pode estar enganado. O provável é que esse tratamento seja mais custoso e trabalhoso. 

Quando utilizar a água sanitária na piscina de plástico?

Retire a gordura antes de aplicar a solução de água sanitária

De toda forma, a água sanitária é um excelente produto para fazer a limpeza de manutenção da superfície das piscinas de plástico. Nesse caso, o ideal é que elas estejam vazias.

Para isso, prepare uma solução de 25 ml de água sanitária e 1 litro de água limpa. Depois, é só aplicar essa solução com esponja ou pano para limpar a piscina. Caso a superfície esteja muito engordurada, o ideal é lavar e enxaguar a piscina de plástico com uma escova e sabão apropriados. Depois disso, basta aplicar a solução de água sanitária e pronto. 

Agora você já sabe como limpar piscina de plástico com água sanitária. Se quiser mais dicas de cuidados com piscinas, confira os posts que separamos abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário