Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Guia de como limpar piscina verde em minutos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como limpar piscina verde em minutos

Está tudo pronto para a festa da piscina, mas você só reparou agora que a água está com a cor de enxaguante bucal de hortelã: e agora, como limpar piscina verde em minutos? Calma que tem jeito, embora leve um pouco mais de tempo que alguns minutos.

Por que a água da piscina fica verde?

Mas o que faz a água da piscina ficar verde? Uma palavra: clorofila. Água de piscina esverdeada é algo bastante comum. Ela fica assim devido à presença de algas e cianobactérias, organismos que utilizam a clorofila para fazer a fotossíntese, e a clorofila é um pigmento de cor verde.

Isso quer dizer que, toda vez que você encontrar uma piscina esverdeada, tenha certeza de que se deparou com uma bela sopa de algas e bactérias se proliferando. Esse não é exatamente um banho indicado, afinal de contas, pode provocar alergias e doenças. Isso acontece sempre que o tratamento da água não é feito corretamente.

Algas e bactérias se proliferam sempre que o pH da água está desregulado e as funções microbicidas e algicidas dos produtos ficam sem efeito. Por isso, se você quer saber como limpar piscina verde em minutos, precisa seguir três passos.

Primeiro passo de como limpar piscina verde em minutos

A primeira coisa a se fazer, portanto, é a medição dos níveis de pH, alcalinidade, cálcio e cloro residual. A média ideal de cada um desses índices é 7,2 para o pH, 100 ppm de alcalinidade, 350 ppm de cálcio e 1,2 ppm de cloro residual.

Depois das medições, é hora de aplicar os produtos para corrigir os valores da água. Você vai precisar de cloro, floculante e algicida. Para acertar na dose, compare os valores medidos e siga as recomendações nas embalagens dos produtos.

Segundo passo: esfregar e esperar

Após aplicar o cloro, o floculante e o algicida, é importante esfregar as paredes e o chão da piscina para retirar as algas e ajudar na mistura dos produtos. Se você fez tudo isso em poucos minutos, parabéns, é o melhor que se pode fazer nesses casos. Isso porque esses produtos precisam agir por, no mínimo, 6 horas. Por isso, comece a limpeza da piscina o quanto antes!

Depois de esfregar toda a piscina, ligue o filtro e aguarde as 6 horas. Após esse tempo, já será possível aspirar e peneirar parte das algas. Se a festa já tiver começado, deixe uma mangueira por perto para refrescar os convidados e convencê-los a esperar o efeito dos produtos.

Terceiro passo: aspirar e peneirar

Se você seguiu os dois primeiros passos e conseguiu manter a água parada por no mínimo 6 horas é hora de começar a última etapa. A partir desse momento, boa parte das algas já devem ter decantado. Porém, para uma água límpida e cristalina, o ideal é aguardar 24 horas.

Antes de jogar os unicórnios e colchões infláveis dentro da água, aspire tudo o que tiver decantado no chão. Faça com calma e precisão para evitar suspender a sujeira novamente na água.

E pronto, levou bem mais que alguns minutos, é verdade, mas agora todo mundo já pode curtir uma piscina limpa e bem tratada. Melhor do que nadar em uma sopa de clorofila, não é?

Se quiser conhecer mais dicas sobre manutenção de piscinas, confira os posts que separamos abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário