Como os gatos enxergam durante o dia e no escuro

2 de março de 2021

Gatos
como os gatos enxergam

O mundo dos felinos é cheio de curiosidades, e uma das principais perguntas é como os gatos enxergam. Caso você ainda pense que os bichanos não diferenciam as cores ou que as imagens não são claras, é hora de esclarecer esses mitos.

Como os gatos enxergam no dia a dia

Primeiro, saiba que o sentido dos felinos são aguçados por serem animais que possuem um instinto de caça natural.

Além de uma audição que capta sons de uma frequência acima de 1.000.000 Hz, o olfato não fica para trás. Os gatos possuem 20x mais células olfativas que o ser humano.

A principal diferença de como os gatos enxergam possui relação com os cones da retina – as células que reconhecem as cores. Enquanto nós temos três, eles possuem apenas 2 cones, ou seja, eles enxergam um mix de cores diferentes dos humanos.

Qual é a cor que os gatos enxergam?

Para entender como é a visão de um gato, primeiro temos que falar dos dois cones da retina. Nós enxergamos as variações de vermelho, azul e verde, já os pets veem variações do azul e verde.

Algumas cores como o vermelho, amarelo, rosa e roxo são confusos e se transformam em tons puxados para o verde ou azul.

Como é a visão de um gato?

Outra curiosidade sobre como os gatos enxergam é o seu campo de visão. Nós humanos temos 180º, os bichanos podem conseguir um ângulo de até 200º! Esta vantagem, combinada com os outros sentidos do bichinho, torna a arte de assustá-los bem difícil. 

Você sabia que gatos são animais míopes? Sim! A visão à distância dos pets não é boa, tudo fica meio embaçado e sem foco, mas todos os sentidos o ajudam a ser um predador e equilibrista de primeiro nível. 

Os bigodes e pelos nas patas são os responsáveis por auxiliar na noção de espaço do bichano, dessa forma, a margem de erro durante uma “caçada”, mesmo com os empecilhos da visão míope, é mínima.

Como os gatos enxergam a noite?

como os gatos enxergam na noite

Provável que você já tenha escutado que gatos são animais noturnos. Esta afirmação não é errônea, já que a visão dos felinos é surpreendente no escuro.

Os felinos possuem um número bem maior de bastonetes, células da retina responsáveis pela visão noturna e periférica, que comentamos acima. 

Como estas células absorvem muito mais luz, estes bichinhos se habituam rapidamente a falta de luminosidade. Inclusive é por isso e pela presença da estrutura tapetum lucidum, que reflete a luz atrás da retina, que as pupilas dos gatos mudam tanto de tamanho, e em um curto espaço de tempo. 

Para eles, é bem mais confortável viver no escuro, já que claridade em excesso gera desconforto para seus olhos.

O jeito como os gatos enxergam os tornam criaturas da noite, fãs de um cantinho com menos luz. Se um dia ouvir alguém comentar que os felinos vivem em um mundo preto e branco, você já sabe rebater esta mentira e explicar como os gatos enxergam tudo.

E lembre-se: na hora de cuidar da alimentação do seu gato, opte por petiscos e rações secas por exemplo, para mantê-lo bem alimentado e saudável por muitos anos.

Adora gatinhos e quer saber mais sobre eles? Veja os conteúdos que selecionamos para você: