Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar tâmaras em vaso ou diretamente no solo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar tâmaras em vaso ou diretamente no solo

Para descobrir como plantar tâmaras, é preciso ter em mente que essa é uma árvore frutífera que pode chegar aos 35 metros de altura. Isso não quer dizer que você não tenha como plantar tâmaras em vaso, pois isso é possível também.

As tâmaras são plantas originárias do oriente médio, que gostam de locais quentes e precisam de bastante sol, luminosidade e água para se desenvolver bem.

O plantio para iniciar o cultivo é relativamente simples. Para que você saiba tudo o que precisa fazer, vamos explicar a seguir como cultivar tâmaras. Vem com a gente!

Passo a passo de como plantar tâmaras

Passo a passo de como plantar tâmaras

A primeira etapa para plantar tâmaras é escolher bem as sementes. Para isso, pegue frutos maduros, remova as sementes e limpe-as bem em água corrente. Em seguida, coloque algumas sementes em um pote com água limpa.

Ao longo de três ou quatro dias, vá trocando a água do pote para que não fique com mau cheiro ou atraia insetos. Ao final desse período, você vai precisar preparar alguns saquinhos para fazer a germinação das suas sementes de tâmara.

Em sacos de espessura mais grossa, que sejam mais resistentes, você deve colocar uma terra de boa qualidade e matéria orgânica. Coloque uma semente em cada saquinho, enterrando cerca de dois ou três centímetros de profundidade. Regue pelo menos uma vez na semana.

Quando as sementes germinarem, você já pode fazer a transferência para o solo. Escolha um vaso grande, com furos no fundo que ajudem a escoar o excesso de água, e encha com terra.

Regue bem, abra uma pequena cova com o auxílio de ferramentas de jardinagem e coloque a semente germinada. Cubra com terra de modo que não fique muito fundo e aguarde.

O vaso deve ficar em uma área bem ensolarada, e as regas devem ser feitas de acordo com a necessidade.

Agora que você já sabe como plantar semente de tâmara e como germinar semente de tâmara, está pronto para descobrir mais a respeito dessa fruta incrível.

Benefícios das tâmaras

Benefícios das tâmaras

As tâmaras são muito ricas em fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Além disso, atuam como antioxidantes naturais e podem ser utilizadas em diversas preparações substituindo o açúcar.

Existem muitas receitas de bolos, doces e biscoitos preparados com tâmaras que podem ser consumidos por pessoas com restrição à ingestão de açúcares. Além do sabor marcante, ela ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue, o que pode ser muito útil inclusive para pessoas com diabetes.

É claro que, nesse caso, é preciso fazer o acompanhamento com um médico especialista que possa indicar a quantidade diária recomendada de consumo seguro.

Quer saber mais sobre outras plantas, flores e árvores frutíferas que você pode cultivar em casa? No blog da Cobasi há uma série de recomendações! Que tal começar a explorar com esse artigo sobre o cultivo de amoras?

As frutas, verduras e legumes cultivados em casa são muito saborosos, além de serem livres de produtos tóxicos utilizados para combater as pragas. Você não precisa morar em uma casa com um enorme quintal ou jardim, é possível ter uma pequena horta em casa e até mesmo um jardim vertical.

Conheça mais possibilidades no nosso blog e surpreenda-se!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

16 Comentários

  1. Ana Paula da silva neves disse:

    Ameiii a reportagem, resumida e esclarecedora Obrigada

  2. Ana Paula da silva neves disse:

    Ameiii a matéria resumindo e esclarecedor

  3. Lúcia Hosana de Carvalho disse:

    Bom demais a matéria 👏
    Amei

    É lindo ver o resultado e sem venenos.

  4. Rita Coutinho disse:

    Eu plantei a semente de tâmara diretamente na terra, e pra minha surpresa ela nasceu, e tô muito feliz de ter aprendido aqui como cultivar elas e outras frutas e verduras também. Obrigada 😃

  5. Lucilene disse:

    Coloquei em um vaso a semente de tâmara por acaso elas nasceram mais não sabia que elas ficavam tão grande

  6. Seris disse:

    Por gentileza que tipo de saquinho para plantar tâmara, saco de tecido? Ou outro? Fiquei com essa dúvida. Obrigada

  7. Maria Urbaneja disse:

    Mas que maravilha. Feliz mesmo com esse auxílio, obrigada.

  8. Antonio Roberto Malfatti disse:

    Como é a raiz da tâmara? É daquelas que destroem tudo, chegando a causar rachaduras em muros e alicerces? Ou é tranquila, sem causar nenhuma preocupação?
    Plantei semente num vaso e está bem bonita a brotação, mas não sei o lugar exato onde plantar definitivamente, pois a única informação que tenho é de que irá se tornar uma árvore muito alta.

  9. MENDESSOHN disse:

    Como faço para adquirir mudas de Tâmara aqui em Brasília DF?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Tenha em mente que as tâmaras são plantas que gostam de locais quentes e precisam de bastante sol, luminosidade e água para se desenvolver bem.

  10. Edina Ribeiro disse:

    Amei ler esses comentários foi muito interessante porque eu plantei algumas sementes e j brotaram e eu estou muito feliz ,porque essa fruta é inexplicável.

  11. Narda de jesus disse:

    Esclarecedor ,agora estou tranquila sei que o sucesso do plantio será certo,;obrigada

  12. Gervásio Martins Carvalho disse:

    Plantei 3 sementes diretamente no solo e as três nasceram em média 1,5 metros uma da outra

Deixe o seu comentário