Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber se a pata do gato está quebrada? Veja os sinais

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como saber se a pata do gato esta quebrada

Mesmo conseguindo se equilibrar muito bem e sendo ágeis, os gatos não estão imunes a quedas e machucados. Então é importante aprender como saber se a pata do gato está quebrada, para tomar as providências corretas.

Dicas de como saber se a pata do gato está quebrada

Veja como identificar e o que fazer diante de uma lesão. Afinal, não é sempre que haverá uma fratura exposta ou sangue aparente.

Além disso, muitas vezes os tutores não veem a queda ou o atropelamento, por isso é fundamental parar e analisar o que está acontecendo antes de tomar uma atitude.

Ele está machucado?

Embora nem sempre seja um sinal de pata quebrada, pode haver um arranhão ou corte, portanto é importante observar se o gato tem algum sangramento ou lesão na região.

O pet está mancando?

Um dos sinais mais fáceis de como saber se a pata do gato está quebrada é se ele está mancando e não consegue colocar as patas no chão.

Vale destacar que, mesmo com a pata quebrada, pode ser que o felino não faça nenhum sinal de dor aparente. Então, apesar de parecer que está tudo bem, o gato precisa de cuidados.

A pata está inchada ou inflamada?

Outro sinal para saber se a pata do gato está quebrada quando não há nenhuma lesão visível é se ela está inchada, avermelhada ou deformada.

Ele mudou de comportamento?

A dor pode levar o animal a uma alteração brusca de comportamento. Por exemplo, ficar acuado e agressivo quando o tutor chega perto é sinal de que algo está errado com o seu amigo.

O que fazer se o gato estiver com a pata quebrada?

como saber se a pata do gato esta quebrada

Agora que você já entendeu como saber se a pata do gato está quebrada e identificou os sinais, é hora da ação!

Fique calmo

Se o tutor ficar estressado ou angustiado, ele irá passar este sentimento para o pet, o que pode piorar a situação. Por isso, tente transmitir serenidade ao gato.

Não medique o gato

Na hora da dor, o que mais queremos é aliviar o sofrimento dos nossos companheiros, por isso muitos tutores cogitam dar remédios para dor ou passar pomadas nas feridas.

No entanto, essa atitude pode piorar a saúde do pet, pois a dosagem nem sempre é a adequada ou a pomada pode causar infecções.

Proteja o ferimento

Se houver uma ferida aberta ou fratura exposta, o primeiro passo é higienizar com água ou soro fisiológico e proteger a lesão com um pano limpo. Não aperte o pano, porque a força pode machucar ainda mais o animal de estimação.

Mantenha o gato parado

A movimentação do felino pode agravar o ferimento. Por isso é importante deixá-lo o mais imóvel possível. Se você conseguir, o coloque com muito cuidado na caixa de transporte.

Leve o gato ao médico-veterinário

O próximo passo é levá-lo a uma clínica veterinária, onde ele poderá fazer um raio-X e outros exames para saber a gravidade da fratura. Afinal, é o profissional quem indicará a melhor maneira de proceder.

Vale destacar ainda que, mesmo que a pata não esteja quebrada, a visita não será perdida, pois o gato irá precisar do tratamento e cuidado de um especialista.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

12 Comentários

  1. Rosineide Bravo pessotti disse:

    Meu gato tá mancando 2 semanas,a mão inchada muito,levei com sacrifício ao veterinário,tirou RX não dar pra ver ossos só pus,passou antibiótico estou dando ir 7dias não melhorou nada,coloquei mentruz deu uma leve melhora só que ele tira mesmo amarrando a mão,não sei mais o quer fazer,?

  2. Joana Darc Almeida de Jesus disse:

    Quando meu gato era bebê carro passou encima dele quebrou a perna veterinário queria amputar não tive coragem mesmo sendo gato de rua e meu filho agora quatro meses depois ele não para subiu numa árvore pulou caiu de mal jeito não está conseguindo andar direito não sei o que fazer

  3. Jessy disse:

    Meu gato está com a perna inchada, ele as vezes põem o pé no chão mas está mancando não sei se está quebrado mas acho que não pq ele ainda apoia ela as vezes pode ser picada?

    • Cobasi disse:

      Oi, tudo bem?
      Existem muitas possíveis causas para um gato estar mancando, a melhor maneira de garantir a saúde e bem-estar do seu pet é levando-o ao veterinário, ok?

  4. Silvania disse:

    Meu gato é castrado, ele começou escalar o muro de casa e por ventura pula para o telhado, meu muro é muuuitoo alto, dá última vez ele apareceu mancando e não está colocando a. Patinha no chão,

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Se o seu gato está mancando após escalar o muro e pular para o telhado, é importante levá-lo ao veterinário imediatamente para uma avaliação adequada. O fato de ele não colocar a patinha no chão pode indicar uma anormalidade significativa.

  5. IsaX disse:

    Oi, uma bicicleta atropelou o meu gatinho (não sei como foi pois não vi, somente me contaram) quando peguei ele, ele tava com a boquinha arranhada (sangrando) e está mancando da patinha, não sei se quebrou pois não esta inchado e nem ferido na região, ele não está acuado nem se escondendo das outras gatinhas de casa, mas está se escondendo de mim e das pessoas daqui de casa. não tenho clínica vet aqui por perto e não sei mais o que fazer (o atropelamento aconteceu tem 1 dia)

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Mesmo que o pet não aparente estar machucado, é fundamental levá-lo ao médico-veterinário, pois o profissional precisa descartar qualquer dano aos órgãos internos.

  6. Quezia Azevedo disse:

    Meu gato esta mancando e não coloca a pata no chão. Verifiquei ao apalpar e não a nenhuma deformidade ou osso fora do lugar. Tem dois ferimentos como se fosse picada e no inchaço depois das picadas ao apalpar parece ser algum líquido ou pus Ele está agindo normalmente mas mais carinhoso do que realmente é. Ele sempre foi um gato tranquilo, é castrado e preguiçoso. Há chance de ser realmente uma picada de animais peçonhentos ou realmente esta quebrado? Eu ainda vou levar ao veterinário, na minha região não tem e preciso ir um pouco mais longe.

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      É difícil determinar a causa exata do problema sem um exame veterinário adequado, por isso é importante realizar uma visita ao profissional.

Deixe o seu comentário