Como saber se a pata do gato está quebrada? Descubra!

Compartilhar:


como saber se a pata do gato está quebrada?

Seu gato está mancando e você se pergunta “como saber se a pata do gato está quebrada”? Separamos as dicas que você precisa para não ter mais dúvidas e cuidar do seu pet do jeito que ele merece.

Mesmo quando bem cuidados e sem acesso à rua, os gatos podem sofrer acidentes, como quedas ou fugir de casa por uma porta entreaberta. Se o pet está mancando e você desconfia de um ferimento grave, continue a leitura!

Como saber se a pata do gato está quebrada?

Mesmo ágeis e inteligentes, os gatos podem se desequilibrar e cair. No entanto, isso não quer dizer que seja o caso de um gato com a pata quebrada. Além de fratura, existem outras lesões que podem fazer o animal não apoiar a pata no chão ou sentir dor.

Para você que quer descobrir como saber se a pata do gato está quebrada, as dicas vêm a seguir:

1.     Avalie os últimos acontecimentos

Seu gato está mancando, não apoia a pata no chão ou reclama quando você encosta? Realmente pode ter algo de errado e por isso é importante investigar. O primeiro passo é avaliar os últimos acontecimentos.

Se o gato tem acesso a rua, um atropelamento, queda do telhado ou briga com outro animal são possíveis. Caso o animal não saia sozinho, procure verificar onde a pata de gato pode ter sido machucada. A dica é procurar itens da decoração caídos no chão, que possam indicar a altura da queda.  

Saber a razão do ferimento vai ajudar o veterinário a diagnosticar o pet e indicar o tratamento mais adequado.

2.     Higienize a lesão

Em caso de gato com pata quebrada e a fratura exposta, será necessário fazer a higienização do local.  Uma fratura exposta é classificada pela pele perfurada e a visualização do osso.

Faça uma leve pressão com um pano ou uma toalha limpa para evitar sangramentos. É possível usar água ou soro fisiológico. Não aplique medicamentos e nunca faça torniquetes.

Caso não seja possível ver o osso, mas o ferimento está aberto, o mesmo processo pode ser feito.

3.     Imobilize o gato

A patinha de gato quebrada ou machucada não deve ser imobilizada para não piorar a possível fratura. No entanto, o pet deve ficar quieto e não fazer esforço até chegar ao médico veterinário.

Pegue o pet no colo com muito cuidado ou coloque-o dentro da caixa de transporte. A ideia é evitar que o gato escale ou faça esforço. Reduzir a capacidade de movimentação do gato lesionado, ajudará a não piorar a gravidade.

4.     Leve o gato para uma clínica veterinária imediatamente

Agora que você descobriu como saber se a pata do gato está quebrada e aprendeu a fazer os primeiros socorros em casa, o próximo passo é procurar ajuda especializada. Apenas um médico veterinário pode cuidar para que o seu gato não tenha dor e para que o membro se recuperar sem sequelas.

É dever de todo tutor responsável levar o pet ao médico em caso de acidente ou doença. Isso garante a saúde e o bem-estar do bichinho.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Marlene carritilha disse:

    Não sei o que pode ser feito pois ele é arisco não vem no colo

Deixe o seu comentário