Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato mancando: 12 possíveis causas e como cuidar do pet

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato mancando lambendo a pata

Quando o tutor encontra seu gato mancando, pode ter certeza que algo está errado. Afinal, esse sintoma mostra que o pet está com dores, enfrentando algum problema – seja mais simples ou mais grave. 

Portanto, para descobrir o que está acontecendo, não perca tempo e leve seu bichinho de estimação ao veterinário! Mas além disso, listamos a seguir alguns problemas relacionados ao gato mancando e como cuidar de felinos nessa situação. E então, vamos lá?!

Gato mancando: o que pode ser?

Quando o gato está mancando, é sinal que algo não vai bem com a saúde do felino. Em geral, este é um sintoma clínico de doenças e problemas ósseos, articulares, neurológicos ou vasculares.

É importante que o tutor fique atento aos hábitos, comportamentos e possíveis alterações na locomoção do animal. Dessa forma, você pode se antecipar a qualquer consequência desagradável.

Assim, ao notar o gato mancando, não hesite em procurar atendimento médico. A claudicação, ou seja, dor nas pernas, é sinal clínico de problemas, como:

  • torções;
  • infecções virais, em geral, acompanhadas de febre;
  • obesidade;
  • diabetes e doenças sistêmicas;
  • unhas compridas ou feridas nas unhas;
  • tumores;
  • queimadura nas patas;
  • doenças nas articulações;
  • traumas e fraturas;
  • picadas de animais, como aranhas, escorpiões, cobras e abelhas, acompanhadas por vermelhidão e inchaço;
  • corpos estranhos, como espinhos e farpas;
  • má nutrição.

A maioria desses problemas causa dores no animal, por isso ele manca enquanto anda.

Meu gato está mancando e com a pata inchada: o que é?

Patas inchadas estão relacionadas às causas mais comuns, como picadas de animais, fraturas, inflamações ou infecções na região. Mordidas e arranhões em pets não castrados podem causar abscessos, ou seja, um pequeno caroço com pus que dificulta a locomoção do pet.

Gato mancando com pata dianteira e/ou traseira

Se o felino não apoia a pata traseira ou dianteira no chão, é possível que ele tenha sofrido fraturas ou luxações. Sintomas como dificuldade respiratória e pupilas dilatadas revelam traumas graves.

A pata do pet pode estar quebrada quando o gato mancando não a coloca no chão, mia ou geme de dor e não deixa o tutor colocar a mão na região inchada.

O que fazer quando o gato está mancando?

gato mancando deitado triste

Se o gato está mancando do nada, pegue o felino gentilmente e verifique se há objetos estranhos presos na pata ou na almofadinha. Caso não veja nada, vá ao veterinário assim que possível.

Como cuidar do gatinho mancando?

O médico veterinário irá pedir uma bateria de exames, como radiografias, biópsias, coleta de sangue e de líquido articular. A partir dos resultados, ele indicará o melhor tratamento para o seu animal de estimação.

A abordagem varia de acordo com o problema diagnosticado. Em geral, o veterinário receita medicações. Além disso, acupuntura, fisioterapia e quiropraxia são algumas técnicas recomendadas para aliviar a dor. Em casos mais graves, cirurgias são a única opção.

No entanto, a melhor forma de cuidar do seu gatinho mancando é seguir as instruções do médico e evitar remédios caseiros ou automedicação, fatores que podem piorar a situação. No caso de felinos idosos, facilite o acesso pela casa, com rampas e escadas.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

37 Comentários

  1. Janaina disse:

    meu gato levou uma pisa no quadris
    ele se esconde não quer comer e quanto chega perto ele mia

    • Cobasi disse:

      Oi Janaina, como vai? Pode ter machucado indicamos uma visita ao medico-veterinário

    • Fabiana disse:

      Oi boa tarde meu minha gatinha está com a pata traseira inchada e ela está sentindo muita dor ela está prenha

      • Cobasi disse:

        Olá, Fabiana! Tudo bem?

        Devido a todas essas condições, o recomendado é que leve a gata ao médico-veterinário para que ela possa ser avaliada adequadamente!

    • Lorenice brun dalagnol disse:

      Minha gatinha está com dor no quadril dói quando se movimentar que fazer

      • Cobasi disse:

        Lorenice, entendemos que você deseja uma solução rápida para a sua gatinha, no entanto, é necessário ter um diagnóstico, para então, receitar medicamentos. Por esse motivo a ida ao veterinário é tão importante, além disso, somente o profissional pode receitar medicamentos ao seu pet.

  2. EDNEI RODRIGUES DA SILVA disse:

    Tenho dez gato e hoje tá difícil até pra sustentar um foi atropelado e tá com secuela na cabeça e agora um chegou com a pata traseira inchada veterinário e só pra inglês ver cobram um absurdo tá difícil e pra ajudar estou afastado do serviço e moro só pagando aluguel

  3. Carina disse:

    Meu gato tá mancando só nada . E tá mindinho

  4. Edjane evelin disse:

    Gente boa noite meus 4 gatos de 7 meses ta mancando oq pode ser to preocupada primeiro começou em uma agora ta todos 😭

  5. André Costa disse:

    Bom dia, o meu gatinho tem 2 meses e ontem, ao ir na caixa de areia, voltou de lá mancando. Provavelmente aleijou-se ao sair da caixinha, ontem de noite não colocava a mão no chão mas hoje já vai colocando com algumas dores. Já massajei a patinha devagarinho mas não sei se deva fazer isso. Aconselha a fazer alguma coisa?

    • Cobasi disse:

      Oi, André. Como vai. Mesmo quando bem cuidados e sem acesso à rua, os gatos podem sofrer acidentes, como quedas ou fugir de casa por uma porta entreaberta, deixaremos aqui um conteúdo que pode te ajudar neste momento mas não deixe de procurar um médico-veterinário para uma análise completa e diagnostico

  6. Mariana disse:

    Tenho gato meio ligado no 220 e tentou pegar passarinho porém acabou caindo de lado como era fds aonde moro não tem veterinário aberto
    Porem ele ficou 3 dias quietinho não pulando e agora volto pular e subir nos móveis porém ele ainda está mancando

  7. Michelle disse:

    Meu gato rompeu o ligamento , levei no vet e não foi necessário ópera por ele ser novinho. Passou 1 mês e estava tudo bem, mas agora o região onde ele rompeu ouve novamente os inchaço de antes..
    E pata toda..
    Rompeu e saiu uma secreção e parou de doer o local.. SERA PORQ NOVAMENTE ACONTECEU ISSO? ELE NAO ESTA MANCANDO E ANDA COM A PATA INCHADA

  8. Lais Freitas disse:

    Olá, meu gatinho estava bem dias atrás, e de repente de ôntem pra hj começou a mancar e andar bem devagarinho, só quer comer e dormir, sendo que antes ele era bem ativo e levado, corria na casa inteira, depois que ele ficou assim ele não quer mais brincar e só deita e come e dorme o dia todo, queria levar ao veterinário mas não tenho condições,o que pode ser isso?

  9. Fabiana disse:

    Meu gatinho pareceu mancando do nada mais ele consegue colocar patinha no chão e não mia ele tá bom Zinho o que deve ser?

    • Cobasi disse:

      Olá, Fabiana! Tudo bem?
      Esse sintoma pode aparecer por vários motivos, leve o seu animal de estimação ao veterinário para garantir que está tudo bem. 🧡

  10. Ivaneide disse:

    Ola boa tarde meu nome e ivaneide tenho 5 gatos.uma gatinha esta mancando da patinha o que posso fazer?

    • Cobasi disse:

      Olá, Ivaneide! Tudo bem?
      Sugerimos que leve a sua gatinha ao veterinário, pois somente o profissional será capaz de diagnosticar e tratar adequadamente o seu animal de estimação.

  11. Daniela disse:

    Olá meu gatinho estava normal quando fui dormir , e quando foi de madrugada percebi que ele está com uma das patas da frente meio que mancando, e não encosta muito no chão , e a boca dele fica tipo como se estivesse mastigando alto abrindo e fechando , tentei olhar mas está meio que dolorida e ele não deixou o que pode ser ? Me ajude pfv

    • Cobasi disse:

      Daniela! tudo bem?
      Recomendamos que converse com um especialista de confiança, pois somente ele poderá diagnosticar e tratar adequadamente a patinha do seu gato.

  12. Rosemar disse:

    Minha gatinha tá três dias mancando e sua patinha inchada não tenho dinheiro pra pagar veterinário será que teria um remédio pra melhorar não sei o que aconteceu com ela

  13. Mel disse:

    oi meu gatinho apareceu com a patinha de trás bem inchada,tinha diminuído depois de um dia porém, agora parece ter piorado não sei o que fazer pq não tenho como levar no veterinário porém estou com muito medo

    • Cobasi disse:

      Se a patinha traseira do seu gatinho está inchada, é um sinal de que ele precisa de atenção veterinária. O inchaço pode ser causado por diversas razões. Consulte um veterinário para determinar a causa e o tratamento adequado.

  14. Iris disse:

    Meu gato está com ferimento na perna da frente não deixa eu mexer tá escondido o que fazer

  15. Helena disse:

    Meu gato caiu do muro e levei no veterinário pois ele mancava,fizeram RX não mostrou fratura mesmo assim foi medicado com morfina e antibiótico. Faz 1 mês e ele continua mancando. Fui examinar e achei um caroço na coxa não é inflamado.é um caroço que se movimenta. Ele deixa eu tocar e apaupar. Será que foi um tendão que rompeu?

  16. Cristianberguia disse:

    Meu gato levou pancadas de pessoas maldosas ,esta mancando e a pata e coxa inchada mas nao vi ferimentos. o que devo usar ou colocar no local?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      A nossa recomendação é a ida ao veterinário para uma analise mais detalhada da pata, mesmo que não haja ferimentos externos.

  17. Vinícius disse:

    Boa noite! Eu tenho um gato, que pegamos na rua todo quebrado, provavelmente atropelado por moto, com 4 patas quebradas , bacia quebrada, teve que amputar o rabo, cirurgias. Hj tem 2 anos, apesar de todas essas fraturas ele mancava de apenas uma pata. Porém notei que começou a mancar com a pata da frente e depois voltou a mancar com as traseiras. Levei ao veterinário e no raio x não constatou nada nas articulações e nos ossos. O veterinário me informou que poderia ser alguma compensação e a parte muscular dele. Ele mesmo cheio de cirurgias era um gatinho muito brincalhão, hoje já não anda muito e só quer ficar deitado.

Deixe o seu comentário