Como tirar água do ouvido do cachorro?

Joyce Aparecida Santos Lima

Colaboração de Joyce Aparecida Santos Lima

Compartilhar:

Você sabe como tirar água do ouvido do cachorro? Pode acontecer depois de um banho, uma brincadeira na piscina ou uma visita à praia, o fato é que em algum momento o seu pet pode acabar com os ouvidos cheios d’água e balançar a cabeça não vai ser o bastante para se livrar dela.

Quando têm algum problema no ouvido, seja entupimento, dor ou coceira, os cachorros geralmente balançam a cabeça e coçam a região cheios de aflição. Acontece que com esse movimento por vezes eles conseguem se livrar do que quer que o incomode. 

Às vezes dá certo, às vezes não. E quando não dá certo, os cuidados e carinhos dos tutores precisam entrar em campo. Por isso, se o seu amigo passou por uma aventura aquática e agora você quer saber como tirar água do ouvido do cachorro, nós vamos ajudar.

Como prevenir

Quando o assunto são os ouvidos do cachorro cheios d’água vale aquela máxima da sabedoria popular: melhor prevenir do que remediar. E basta uma medida simples, como orienta a consultora especialista da Cobasi, Joyce Aparecida Santos Lima Joyce: “o indicado é sempre evitar com que entre água no ouvido do cachorro com uso de algodão impermeável ou tampões de ouvido”.

Primeira precaução, portanto: evitar qualquer banho ou brincadeiras aquáticas sem proteger os ouvidos do pet! Lembre-se que o ouvido é como se fosse um funil. Só que esse funil é muito específico: ele foi feito para capturar sons, não líquidos.

Por isso, em todo contato com a água tente manter os canais auditivos do pet o mais protegidos e tampados o possível. Como o algodão é um material macio e leve, colocar ele nos ouvidos do cão não vai machucá-lo. Além disso, é um material bem fácil de tirar depois.

Como tirar água do ouvido do cachorro sem errar

Ok, mas agora já entrou água, o que fazer? Bom, nesse caso o importante é entender como tirar água do ouvido do cachorro sem machucá-lo. “O ideal é que o tutor remova o máximo de água possível com uso de algodão ou gaze enrolados no próprio dedo”, orienta Joyce. 

Essa é a maneira mais gentil de enxugar e limpar o ouvido dos cães. A parte interna dos ouvidos são muito sensíveis e, caso estejam entupidas, o peludo pode ficar nervoso e incomodado. Ou seja, muita calma nessa hora!

Depois de transformar o dedo em um cotonete gigante, “o tutor deve inserir o algodão no ouvido do cachorro e ir removendo gradualmente a água e a sujeira, trocando de algodão sempre que ele ficar umedecido”, orienta. 

Esse procedimento é muito importante. Caso fiquem com os ouvidos cheios d’água e sujeira os cães podem desenvolver uma otite. Assim, o que era um probleminha logo vira um problemão. 

Faça a coisa certa

Antes de mais nada, não se permita ser relapso caso seu cãozinho esteja com problemas no ouvido. Otites são muito dolorosas e demandam um longo tratamento para serem resolvidas. Quando não tratadas de forma adequada, as otites podem provocar danos neurológicos nos animais ou até mesmo deixá-los surdos.

Sim, tem que cuidar, mas lembre-se das orientações da consultora especialista: “não use cotonetes ou pinças, eles podem machucar a pele do interior do ouvido do cão!”. Até porque machucados no ouvido interno também podem evoluir para uma otite

Em resumo, como tirar água do ouvido do cachorro do jeito certo? Com um dedo, um material absorvente delicado e paciência! Por fim, caso o animal continue apresentando sinais de incômodo na região do ouvido, leve-o ao veterinário.

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário