Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cera preta no ouvido do cachorro: o que pode ser?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A cera preta no ouvido do cachorro costuma ser motivo de preocupação para os tutores. O aumento na produção de cera e a aparência nada agradável podem indicar problemas com seu pet.

Especialistas sugerem que o quadro atinge principalmente animais de pelagem branca. Mas isso não quer dizer que outros cães não possam apresentar essa inflamação.

Assim como no caso dos humanos, as inflamações de ouvido podem ser bem doloridas para os bichinhos. Essa cera preta no ouvido do cachorro ainda pode causar a surdez.

A cera tem a função de proteger o ouvido do seu amigo de quatro patas. Quando a produção aumenta, significa que algo pode estar errado. Verifique a orelha do seu pet durante a higiene, e se houver acúmulo de cera ou cera preta no ouvido do cachorro, procure um veterinário imediatamente.

Quando isso acontece, o tutor pode estar diante de doenças graves no canal auditivo do cãozinho. Eles sentem muita dor, então uma consulta pode ajudar no tratamento e fazer com que o bichinho apresente uma melhora na condição.

O que pode ser a cera preta no ouvido do cachorro?

Essa sujeira preta no ouvido do cachorro indica que algo não está certo no canal auditivo do cão. Em alguns casos, é um sinal de doenças graves que precisam de tratamento imediato.

Abaixo, confira as doenças mais comuns quando se trata de cera preta no ouvido do cachorro:

Otite canina

A otite canina é uma inflamação que atinge o ouvido do cachorro. Geralmente se desenvolve devido à baixa imunidade do animal.

Observe se o cão anda balançando muito a cabeça, andando em círculos ou mesmo esfregando a orelha. Essas são algumas manifestações da inflamação. Outros sintomas são:

  • Coceira no ouvido que pode gerar feridas;
  • Vermelhidão nos ouvidos;
  • Cera preta ou secreção amarelada;
  • Inchaço nas orelhas;
  • Dor constante no ouvido.

Sarna otodécica

A sarna otodécica é um dos problemas mais graves que seu amiguinho pode ter ao longo da vida. É uma doença que atinge os ouvidos do animal e, além de incomodar, é uma enfermidade contagiosa.

Alguns sintomas podem ser observados:

  • Coceira excessiva na orelha;
  • Aumento na produção de cera preta no ouvido do cachorro;
  • Feridas;
  • Mau cheiro;
  • Incômodo e dor na região;
  • Balançar o ouvido com mais frequência.

Como tratar a sujeira preta no ouvido dos cães?

Ao menor sintoma, leve seu pet ao veterinário imediatamente. O tratamento rápido para cera preta no ouvido do cachorro pode evitar que o bichinho fique surdo.

O tratamento para otite canina costuma ser à base de antibióticos. Já se o problema for sarna otodécica, será necessário o uso de medicamentos específicos e parasiticidas.

O diagnóstico só pode ser feito por um veterinário através de exames realizados na orelha. Porém mantenha a higiene do seu melhor amigo, evite contato com água, seque bem após o banho e limpe a orelha regularmente com o auxílio de um algodão seco. Assim, você garante o bem-estar do seu cãozinho.

Gostou do artigo do blog da Cobasi? Confira outros temas interessantes:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Claudia disse:

    Muito obrigada adorei as dicas❤

  2. André disse:

    Excelente explicação, vou levar minha luninha no veterinário

    MUITO OBRIGADO

  3. Solange leite disse:

    Gostei da explicação

Deixe o seu comentário