Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Miíase em cão: causas, sintomas e tratamento

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com miiase

A miíase em cão é uma doença dolorosa, que pode afetar cães de todas as raças e idades. A condição é causada pela infestação de larvas de mosca que se alimentam da pele e outros tecidos dos animais.

Além disso, a miíase canina ainda pode desencadear problemas de pele graves, levando até mesmo a infecções generalizadas. A seguir, saiba quais são as causas, sintomas e como tratar miíase em cachorro.

O que é e quais são as causas da miíase em cachorro?

A miíase, também conhecida como bicheira, é uma doença que pode afetar a pele de humanos e animais. Causada por larvas de moscas pertencentes à subordem Brachycera, a enfermidade ocorre, principalmente, em cães, mas também pode acometer gatos

De modo geral, a miíase em cães é uma zoodermatose, que caracteriza-se pela infestação de larvas de moscas de várias espécies na pele ou orifícios naturais, como olhos, nariz e ouvidos. A contaminação pode ocorrer de duas formas:

Miíase primária ou furunculóide

Ocorre quando determinadas moscas entram em contato com o hospedeiro, depositando os ovos. 

Quando eclodem, as larvas penetram a pele e utilizam o tecido saudável como uma forma de recurso alimentar. Dentre os agravantes que a miíase em cão pode causar, está o também conhecido berne.

Miíase secundária

Qualquer ferimento aberto, por exemplo, está suscetível ao desenvolvimento de miíase em cães. Basta, então, uma mosca depositar seus ovos no machucado para as larvas se desenvolverem e se alimentarem do tecido do próprio animal, o que causa muita dor.

Além disso, as larvas produzem uma enzima que danifica ainda mais o tecido e agrava muito o ferimento. 

Chamadas de larvas biontófagas, elas vão crescendo, se desenvolvendo e aumentando de quantidade à medida que se alimentam do animal ainda vivo. Tornando o ferimento cada vez maior e mais grave.

Sendo assim, a principal causa da miíase em cão é a falha na higiene e tratamento de feridas na pele dos animais, combinada com o acúmulo de fezes e urina no ambiente, atraindo moscas para a oviposição.

Sintomas da miíase em cães

miiase cachorro
As moscas responsáveis pela míiase acometem tecidos lesionados, como feridas para se desenvolverem muito mais rápido.

Conhecido como bicheira ou vermes, saiba como identificar miíase em cachorro, que possui sintomas bem característicos, como:

  • ferida aberta na pele;
  • inchaço no local, com dor ao toque;
  • coceiras; 
  • claudicação (mancar);
  • irritabilidade;
  • presença de larvas na ferida;
  • odor desagradável;
  • sangramento;
  • cegueira (quando tem a larva miíase nos olhos do cachorro); 
  • pus e secreções na ferida.

Essa é uma doença que inicialmente afeta a pele, mas as larvas podem consumir os tecidos superficiais do animal rapidamente. E aos poucos, afetar e consumir tecidos e órgãos do trato gastrointestinal, do sistema auditivo, oftalmológico e os genitais.

Quanto maior a infestação, mais perigosa é a doença. Um cachorro com miíase pode ficar em estado de choque e até ao óbito.

Tratamento e remédio para miíase em cães

Em caso de uma infestação já iniciada, procure imediatamente um médico-veterinário. Essa é uma condição que demanda tratar rapidamente.

O profissional irá avaliar a condição clínica do animal, para verificar se apenas a utilização de medicamento para miíase em cães, será suficiente para o quadro do cachorro. 

Caso contrário, se for considerado grave, o tratamento de miíase em cães pode exigir até cirurgia para a sedação do animal, remoção das larvas e higienização das feridas. Em muitos casos é utilizado antiparasitários larvicidas no processo. 

Como prevenir a miíase em cães? 

A melhor forma de tratar miíase em cães é com a prevenção. Mantenha os lugares de convívio do seu pet sempre limpos. Já que o acúmulo de lixo atrai as moscas, o que pode contribuir para o animal pegar a doença.

Além disso, mantenha o antipulgas e o vermífugo em dia. Como também, não se esqueça de fazer visitas anuais ao seu médico-veterinário de confiança.

Além disso, para prevenir a miíase em cães, alguns cuidados podem ser tomados. É importante que o tutor monitore regularmente se o animal está com alguma região machucada. 

Nesse caso, faça a limpeza e o tratamento do machucado e supervisione, para que a ferida não fique exposta. 

O conteúdo te ajudou? Aqui, no Blog da Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para cuidar da saúde do seu cachorro. Além de dicas sobre alimentação, bem-estar, curiosidades e muito mais. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Marcelo disse:

    Muito boa está dica

Deixe o seu comentário