Como tirar carrapato de cachorro? Aprenda!

Compartilhar:


como tirar carrapato de cachorro

Nós sabemos que os passeios são fundamentais para os animais, porém, isso também pode acabar expondo o pet a algumas situações desagradáveis. Sendo assim, saber como tirar carrapato de cachorro é essencial para os tutores. Afinal, esses animais podem transmitir doenças graves para o pet, portanto, quanto mais rápidos você retirá-los da pele do animal, melhor.

Pensando nisso, preparamos este texto explicando o que são os carrapatos. Além disso, veremos as doenças que eles causam, dicas de como evitá-los e como tirar carrapato de cachorro de forma segura. E então, vamos lá?!

O que são os carrapatos?

Os carrapatos são parasitas da família dos aracnídeos que se alimentam dos sangues de animais domésticos, silvestres ou até de humanos.

Eles são pequenos – medem cerca de 1 centímetro – e costumam ter as cores cinza e marrom. Dessa forma, conseguem passar despercebidos entre os pelos dos cachorros ou serem confundidos com nódulos na pele. No entanto, se você olhar de perto, consegue notar as perninhas.

Os carrapatos são perigosos e, infelizmente, podem transmitir algumas doenças. Confira a seguir!

Babesiose canina

Nesta doença o protozoário Babesia Canis infecta os glóbulos vermelhos, que cuidam da circulação de sangue, causando uma anemia grave.

O diagnóstico só é possível com exames de sangue, e o médico-veterinário poderá solicitá-los.

O tratamento consiste em medicamentos para combater a infecção e diminuir os sintomas com reposição de vitaminas. Além disso, em casos graves, o veterinário pode recomendar transfusões de sangue.

Os sintomas são pouca urina ou urina escura, palidez e perda de apetite.

Erliquiose canina

Causada pela bactéria Erlichia Canis, essa enfermidade atinge os glóbulos brancos, responsáveis pelo sistema de defesa do corpo.

Essa doença se caracteriza por três fases:

  • subclínica: não apresenta sintomas;
  • aguda: apresenta sintomas leves;
  • crônica: a doença já está no estágio avançado, com sintomas graves.

Os principais sintomas são: febre, perda de peso, falta de apetite, fraqueza. Além disso, na fase crônica, são sintomas sangramentos nasais e vômitos.

Doença de Lyme

Também conhecida como borreliose e mais comum na Europa e nos Estados Unidos, essa é uma doença que atinge tanto pets quanto humanos. Sua transmissão ocorre através do protozoário Borrelia burgdorferi.

Os sinais comuns são: dor nas articulações; cansaço; manchas vermelhas na pele.

Sendo assim, se o cachorro mancar ou tiver dificuldade para subir no sofá, vá direto ao médico-veterinário, pois se não tratada, a Doença de Lyme pode levar a óbito.

Febre maculosa

A febre maculosa afeta animais e humanos. Ela é causada pela bactéria Rickettsia Rickettsii e pode atingir o organismo rapidamente.

O principal problema dessa doença é que ela causa paralisia nos órgãos e paradas respiratórias, que, apesar de nem sempre resultarem em óbito, podem deixar sequelas graves.

Os sintomas são: febre alta; sangue na urina e fezes; inchaço e necrose nas extremidades.

Como prevenir?

Carrapato andando sobre o piso

Mesmo que você saiba como tirar carrapato de cachorro, a prevenção é o melhor caminho. Portanto, indicamos algumas dicas para manter esse parasita longe do seu pet.

Vasculhe os pelos dos cachorros, principalmente após os passeios no parque ou caminhadas pela rua. Afinal, os carrapatos costumam se esconder na parte interna das orelhas; entre os dedos das patas, virilha e axilas.

Se você encontrar um carrapato, faça uma dedetização no ambiente, corte a grama do quintal regularmente e mantenha o ambiente limpo. Isso porque os carrapatos se desprendem e depositam seus óvulos em locais quentes e úmidos.

Além disso, recorra a produtos contra carrapatos como pepitas, coleiras e comprimidos, conforme a orientação do médico-veterinário.

Como tirar carrapato de cachorro com segurança?

Se mesmo com todos os cuidados esse parasita ainda conseguir picar o seu pet, siga as recomendações a seguir. A médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi  Joyce Aparecida Santos Lima – CRMV-SP 39824, nos ensina como tirar o carrapato de cachorro adequadamente.

“A maneira mais segura de remover mecanicamente os carrapatos da pele do animal é com o uso de pinças com pontas finas, puxando o inseto de forma devagar e constante para cima, tendo certeza de remover todas as suas estruturas da pele, sem deixar partes na ferida. Após essa etapa, o carrapato deve ser colocado em um recipiente com álcool e então descartado.”

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário