Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cão de guarda: conheça as raças mais indicadas

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cão de guarda

Os cachorros são, por natureza, animais companheiros e protetores, mas você sabia que eles podem ser treinados para ser cão de guarda? Sim, aqueles cãezinhos que ajudam na proteção de tutores, famílias e lares.

Se você deseja saber tudo relacionado ao tema, acompanhe a conversa com o Daniel Svevo, médico-veterinário comportamentalista da Pet Anjo. Ele conta como ter um cão de guarda, principais características, cuidados, as raças mais indicadas e muito mais. Confira!

Cão de guarda: tudo o que você precisa saber 

Provavelmente você já ouviu falar sobre os cães de guarda, mas você sabe qual é a definição desse tipo de animal? Em suma, são cães treinados para executar atividades relacionadas à segurança como, por exemplo, guardar e proteger áreas ,imóveis e pessoas.

São animais que passam por um adestramento que aflora os seus instintos naturais de proteção territorial, herdado do seus ancestrais, os lobos. Daniel Svevo ainda reforça: “É interessante que este animal tenha temperamento muito equilibrado, como também que possua traços psicológicos como coragem, lealdade, territorialismo. Além claro de muito treino de obediência para desempenhar a função de forma eficiente”, contou.

Então, dentre as principais características essenciais para um bom cão de guarda podemos destacar:

  • temperamento equilibrado e obediente;
  • capacidade de intimidação (postura, porte e latido forte ajudam);
  • ser corajoso, energético e ágil para o treinamento e reação a possíveis ameaças.
  • estrutura corporal com bastante força física e resistência;
  • inteligente e hábil para responder a diversos tipos de ameaças;
  • atencioso e capacidade de estar sempre alerta é fundamental.

Quando o assunto são características dos cães de guarda, além dos atributos físicos, os cachorros também precisam ter certos traços psicológicos para exercer a função de guarda. 

Quais são os principais aspectos a se levar em consideração na hora de escolher um cão de guarda?

cachorro de guarda
O cão de guarda é um animal amigável, fiel e protetor, com características treinadas para defender casas e pessoas.

O principal aspecto é a responsabilidade de ter um cão de guarda, como comenta o especialista da Pet Anjo: “Ter um cão de guarda significa que você terá em suas mãos um animal treinado para morder e defender a sua casa. Em outras palavras, é uma grande responsabilidade que precisa ser alinhada com um treinamento adequado e um excelente manejo”, ressaltou.

Esse é um ponto de atenção importante para garantir que não está colocando outras pessoas em risco. Deste modo, além de uma boa seleção de cuidados, o tutor deve ter muita habilidade e conhecimento para lidar com cães que exercem esse nível de função. 

Quais são as raças mais indicadas para cão de guarda?

Será que existem raças mais indicadas para ser cão de guarda? Ou qualquer cachorro pode exercer tal função? Daniel Svevo responde.

“Normalmente, as raças que a polícia utiliza são as mais indicadas. Alguns exemplos são o pastor alemão e o rottweiler. De qualquer forma, podemos encontrar bons cães de guarda de diversas raças, pois estamos falando de animais que têm um comportamento natural de guardar o seu território”, afirmou.  As raças mais indicadas para cães de guarda são: 

  • Doberman;
  • Mastim Napolitano;
  • Boxer;
  • Bullmastiff;
  • Pastor Alemão;
  • Rottweiler;
  • Fila Brasileiro;
  • Pitbull;
  • Dogo Argentino;
  • Bull Terrier.

Com o treinamento adequado esses animais são as principais raças de cão de guarda.

Como funciona o adestramento/treinamento de cães de guarda?

melhores cães de guarda
Os cães de guarda precisam de treinamento e socialização adequados para exerce essa função.

Primeiramente, este tipo de adestramento deve ser realizado por um profissional experiente e qualificado. É um processo que envolve diversas técnicas para desenvolver habilidades de proteção, obediência e controle do animal. Pedimos para o especialista em adestramento detalhar como funciona essas etapas. 

Treinamento de cães de guarda: seleção e análise das característica do cachorro

A etapa inicial envolve uma boa seleção deste cão (adulto ou filhote), pois ele deve ter temperamento equilibrado ou vir de um canil que possua cães com perfil de guarda.

Treinamento de cães de guarda: confiança e ensinamento dos primeiros comandos

Em seguida, inicia-se o trabalho da relação entre o cão e o tutor. No caso de animais adultos, o tutor precisa ganhar a confiança do animal, o que pode levar algum tempo. Uma vez estabelecida a relação de confiança, o adestrador pode começar o treino da obediência do cão, como “senta”, “fica”, “Junto”, “vem”, “Não”. Comando básicos, mas fundamentais.

Treinamento de cães de guarda: socialização

Outra etapa importante é a socialização do cão. Isso envolve expor o animal a diferentes situações e pessoas, para que ele aprenda a se comportar adequadamente em ambientes variados e com desconhecidos. Essa ação vai ajudar a evitar problemas comportamentais como agressividade excessiva, medo de pessoas diferentes em sua rotina ou do ambiente urbano.

Treinamento de cães de guarda: comando de proteção

No primeiro contato com os comandos de proteção, o treinamento se concentra de fato na parte da guarda, com brincadeiras de morder e soltar um “brinquedo” sob comando. O ensinamento também se dedica à proteção da propriedade ou do tutor que tem a guarda responsável do pet. O adestrador vai ensinar o cão a identificar e alertar possíveis ameaças e a tomar ações para proteger a propriedade.

Treinamento de cães de guarda: qual é o papel do tutor no processo?

A instrução do pet  com os profissionais em adestramento pode variar de acordo com a raça, o temperamento e as habilidades naturais do animal. Em geral, o processo pode levar de alguns meses a alguns anos para ser concluído.

cães de guarda grande porte
Grandes e ágeis, os pastores alemães são muito carinhosos e extremamente vigilantes com seus tutores.

Porém, é importante reforçar que o treinamento não é uma garantia de que o cão nunca irá errar. Por isso, o papel dos tutores é crucial, já que os ensinamentos e habilidades aprendidos pelo cachorro dependem da habilidade de liderança do tutor, que precisa ser confiante e claro na interação com o animal. Caso contrário, ele poderá representar um perigo para todos.

Lembre-se: todo o processo deve ir além de apenas ensinar o pet, é preciso compreensão, paciência, muita força de vontade e dedicação.

Cão de guarda: especialista responde dúvidas

Rottweiler
 A raça de cachorros Rottweiler tem características naturais que o tornam o cão de guarda ideal: leal, forte e inteligente.

Cachorro de guarda são violentos?

Cães de guarda são taxados como animais antissociais e agressivos. Mas, é totalmente ao contrário, eles são animais que possuem um comportamento semelhante a outro animal. A diferença é que suas  habilidades de guarda foram estimuladas com treinamento.

Cão de guarda não pode receber carinho: verdade ou mito?

Mito. Cães de guarda podem receber carinho sem problemas.

Cão de guarda demanda cuidados especiais?

Os cães de guarda demandam cuidados especiais como qualquer outro cão, incluindo rações balanceada, exercícios físicos diários, enriquecimento ambiental, atividades sociais e treinamento.

Pode passear em ambientes públicos com cães de guarda?

É permitido passear em ambientes públicos com cães de guarda, mas é importante treiná-los para responder aos comandos de obediência, e usar a guia para garantir a segurança de todos.

Qual a importância da guia para tutores e cães de guarda?

A guia é uma ferramenta de controle, ela ajuda a garantir a segurança do cachorro, proporcionando uma distância segura das pessoas ou outros animais. 

Quais medidas devem ser tomadas para garantir a total segurança das pessoas?

É fundamental manter o cão de guarda sempre sob controle para garantir a segurança das pessoas, principalmente quando houver visitantes na propriedade. O tutor deve estar ciente da presença do animal e orientar os convidados sobre como se comportar ao redor dele.

cachorro pastor alemão

Gostou de saber mais sobre o cão de guarda? Se quiser saber mais dicas para melhorar o comportamento do seu cachorro, continue acessando o Blog da Cobasi e confira conteúdo exclusivo com dicas e informações especiais. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Adiel disse:

    Boa noite, gostaria de conversar com um adestrador, para resolver um problema de comportament5o do meu cão. Fico no aguardo, para maiores informações. Obrigado.

  2. Djalma Campos disse:

    Tenho um pitbull de um ano mas ele quer agradar todos que passam no portão. Tive um outro pitbull que avisava qualquer coisa que se aproximava da casa. Não quero deixar ele bravo apenas que ele guarde a casa. Ele dorme dentro de casa. O que fazer será que um adestrador transforme em guarda.

    • Cobasi disse:

      Djalma, como vai? O cão de guarda não deve ser bravo, mas latir para avisar sobre a presença de estranhos. Um adestrador poderá treinar o seu pet para adquirir esse comportamento mais alerta.

  3. Magda de Jesus disse:

    Boa noite, tenho dois cães de médio para grande porte de um ano e meio cada, eles vivem no sitio fico com eles duas semanas por mês, e duas o caseiro cuida deles mas ele não mora lá. Agora eles começaram a sair fora do terreno e matar galinhas, tivemos que colocar o alfa na corrente infelizmente. Preciso de ajuda. Desculpa sem gastar muito.

Deixe o seu comentário