Como treinar um cão de guarda

17 de julho de 2020

Cachorros
Pastor alemão é um ótimo cão de guarda

Um cachorro pode ser mais do que uma companhia, você pode transformá-lo no cão de guarda oficial da casa e da família com a educação e o adestramento certos. 

Muitos pensam que o cão de guarda deve ser feroz e antissocial. Muito pelo contrário! As principais habilidades desses animais são atenção, inteligência e respeito ao tutor. O porte grande ajuda a assustar, mas cães de porte pequeno e médio também podem ser ótimos na guarda da casa e da família.

O processo para treinar o cão de guarda não envolve medo, raiva, repreensão e agressões. Cães aprendem muito mais com amor, carinho e petiscos! Deixar o cão bravo para executar bem a função é um mito. Existe um caminho muito mais eficaz chamado adestramento positivo.

Continue a leitura e saiba mais!

As melhores raças para um cão de guarda

Raças como Pastor Alemão, Dogo e Rottweiler são ótimas para quem está procurando um cão de guarda. Além de cães grandes e que amedrontam pessoas com intenções ruins, as maiores habilidades deles são inteligência, força, resistência e agilidade.

Ao contrário do que estamos acostumados a pensar, cachorros de raça pequena também podem ser treinados como cães de guarda. Inclusive, eles são ótimos para alertar sobre a presença de estranhos com latidos insistentes. O segredo está no adestramento.

Para adestrar um cão de guarda, o primeiro passo é deixá-lo confortável no local em que vive e torná-lo um cachorro sociável para que conheça e confie nas pessoas ao seu redor. Depois, você pode começar a ensinar comandos básicos de obediência, como o fica e senta. Na sequência, o treino passa a recompensar os latidos, que são a principal ferramenta do cão de guarda para afugentar desconhecidos e alertar a família.

Como funciona o adestramento positivo

Um dos treinos de cães mais efetivos é o chamado positivo. Ele trabalha o reforço do comportamento correto por meio de recompensas como carinho, petiscos ou ração seca. Basicamente, se o animal apresenta o comportamento desejado ele recebe uma recompensa. Se não age da forma esperada, ele é ignorado. Tudo gira em torno de recompensar com atenção, brinquedos ou alimentos.

A repetição e as recompensas levam ao aprendizado. Para facilitar e obter resultados em menos tempo, você pode utilizar um clicker. O clicker é um dispositivo que emite um som e ajuda você a pontuar o comportamento positivo para o cão.

O adestramento de cão de guarda

Rottweiler

O segredo do adestramento positivo é realizar o comando e recompensar repetidamente. No caso de um cão de guarda, você pode começar escolhendo uma palavra ou gesto e colocar em prática. Inicie com comandos básicos, como senta, fica e deita. Ter a atenção do animal é muito importante para ele se manter concentrado e aprender.

Que tal colocar estas dicas de adestramento em prática? Aproveite também o passeio e utilize um peitoral e guia de adestramento para melhorar o comportamento e a ansiedade do pet nesses momentos.

Uma opção para treinar seu cachorro é contratar um adestrador especializado em comportamento animal. Ele orientará como deve ser feito o treinamento e você poderá colocar em prática no dia a dia.

Quer mais dicas para melhorar o comportamento do seu cachorro? Confira os posts abaixo: