Conheça a raça Collie

3 de setembro de 2018

Guia de Raças

Num primeiro momento, a raça  talvez não soe familiar. Mas… lembra da Lassie, cadela esperta e estrela de um seriado de TV (e do cinema) que levava seu nome? Ela era uma legítima Collie.

Origem da Raça Collie

De origem escocesa, a primeira evidência que se tem de um collie (na época, o collie liso e o collie áspero) foi a partir de 1800.

Por volta do século 19, a rainha Vitória, do Reino Unido, se encantou pela raça e ajudou a disseminar sua popularidade entre as classes mais baixas e altas, que se apaixonaram pela elegância e pela beleza do canino.

Comportamento do Collie

O Collie é uma raça amigável, que gosta de fazer amizade com outros cães e, inclusive, com estranhos. Espertos, são fáceis de domesticar e estão entre as 20 raças mais inteligentes. Além disso, são muito apegados ao dono e estão sempre dispostos para brincar, portanto, reserve energia para mantê-lo feliz.

Cuidados com a raça

Quanto aos cuidados, o pelo do Collie precisa ser escovado a cada três dias na época da troca de pelos. Em relação à alimentação, prefira as rações. Dica: o collie gosta de viver dentro de casa, portanto, se prepare para a limpeza dos pelos.

Com o tamanho médio de 60 centímetros de altura e peso entre 27-34 quilos, o collie é amoroso e obediente (às vezes teimoso). No século 18, era utilizado no trabalho do campo – herança que carrega até hoje, mas direcionada para atividades físicas, como uma caminhada ou uma leve corrida. Em média, vive entre 8 e 12 anos.