Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro Collie: conheça a raça da icônica Lassie

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro collie andando na neve

Ao pensar de primeira no cachorro Collie você pode não se lembrar de nada, mas e se falarmos que é a raça da Lassie? A cadela fez sucesso ao ser a personagem principal do filme “Lassie”, um longa inspirado na história do livro do autor Eric Knight. Legítima da raça Rough Collie, ela ganhou diversas produções de cinema e também para a TV, chegando a confundir sobre o verdadeiro nome da raça.

Saiba mais sobre este adorável pet que possui uma personalidade extrovertida e conquistadora:

Qual a raça de cachorro Collie?

É comum acontecer uma confusão entre os “Collies”, isto porque outro cão famoso é o Border Collie, mas a verdade é que existem diversas variações da raça Collie. Entretanto, uma característica viva em todos é o instinto de pastoreio e sua mania de proteção.

De origem escocesa, a primeira evidência que se tem de um Collie (na época, o collie liso e o collie áspero) foi a partir de 1800.

Por volta do século 19, a rainha Vitória, do Reino Unido, se encantou pela raça e ajudou a disseminar sua popularidade entre as classes mais baixas e altas, que se apaixonaram pela elegância e beleza do canino.

Temperamento da raça

cachorro collie sentado

O Collie é uma raça amigável, que gosta de fazer amizade com outros cães e, inclusive, com estranhos. Por isso é um cão de companhia perfeito para casas movimentadas.

Espertos, são fáceis de domesticar, pois aprendem rápido os comandos e também a respeitar seus tutores. Uma curiosidade é que estão entre as 20 raças de cachorro mais inteligentes do mundo.

Continuando, são muito apegados ao dono e estão sempre dispostos para brincar, portanto, reserve energia para mantê-lo feliz. Em contrapartida, o espírito sociável do pet é notório em todos os aspectos, dito isso, não é um cão que gosta de ficar sozinho.

Seu instinto de cão pastor é visível até os dias de hoje, por isso o animal precisa de exercícios diários para não acabar com acúmulo de energia. Sendo assim, também faça um investimento em brinquedos interativos para controlar a ansiedade e carga enérgica do animal. Por fim, uma rotina com passeios é fundamental para reduzir as chances de bagunça e artes em casa.

Como cuidar de um cachorro Collie?

Já pensando nos cuidados com o seu amigo, a pelagem do Collie precisa de escovação frequente para retirar a camada de pelos mortos. Para isso, use uma rasqueadeira e certifique-se que não existem nós. Também é uma recomendação tosar o animal utilizando tesoura, nunca a máquina, para manter a higiene e diminuir o calor no verão.

Em relação à alimentação, invista em uma ração Super Premium para garantir os melhores nutrientes para o bichinho. Mas é claro, não se esqueça dos petiscos para auxiliar no adestramento positivos e em momentos de afago.

Com o tamanho médio de 60 centímetros de altura e peso entre 27-34 quilos, o cachorro Collie é amoroso e obediente (às vezes teimoso). Em média, vive entre 8 e 12 anos.

A saúde do bichinho costuma ser forte. Contudo, o pet tem propensão a certas doenças genéticas, como a atrofia progressiva de retina. Além disso, são cães que possuem facilidade em adquirir alergias. Desta forma, nunca medique seu companheiro sem a presença ou instrução de um médico veterinário.

Quanto custa um cachorro da raça Collie?

É normal realizar pesquisas de “cachorro Collie preço” quando o intuito é adquirir um exemplar da raça. Em média, o valor de um Collie fica entre R$4.000 e R$8.000 de acordo com a sua criação e canil.

Gostou de aprender mais sobre essa raça que é tão querida e amada ao redor do mundo? Lembre-se que independente do pedigree, todos os animais merecem ser amados e precisam de uma rotina de cuidados para garantir seu bem-estar.

Leia mais sobre pets no blog da Cobasi, temos diversos conteúdos para você aprender sobre raças e saúde canina:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário