Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Doxifin: o que é, para que serve e como utilizar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Doxifin: o que é, para que serve e como utilizar

Você já ouviu falar em Doxifin? Esse medicamento, feito à base de uma substância chamada Doxiciclina, é um antibiótico reconhecido pela eficácia contra vários tipos de bactérias, especialmente aquelas que são intracelulares.

Doxifin é muito recomendado por médicos veterinários para casos de infecções bacterianas em gatos e cachorros, como aquelas que atingem o aparelho respiratório, o estômago e o intestino, o aparelho urinário e a pele, por exemplo.

Como utilizar Doxifin para tratar seu pet

Doxifin deve ser oferecido ao gato ou ao cachorro de acordo com o seu peso corporal, e segundo diagnóstico feito por um médico veterinário. O consumo do medicamento pode ser feito diretamente ou com o auxílio de ração ou petiscos que geralmente são bem aceitos pelo pet.

Não é preciso que o animalzinho de estimação faça jejum ou que tenha qualquer alteração em sua dieta antes da ingestão de Doxifin. Basta seguir a orientação do médico veterinário para ter certeza de estar oferecendo a dose adequada ao peso do animal, e também ao problema de saúde em questão.

O uso de Doxifin para tratamento da erliquiose

Doxifin é frequentemente indicado para o tratamento da erliquiose, mais comumente conhecida como doença do carrapato. A erliquiose é provocada por uma bactéria chamada Erlichia canis, transmitida para o pet pelo carrapato do tipo Rhipicephalus sanguineus, conhecido como carrapato vermelho.

Apesar de ser mais comum em cachorros, a erliquiose pode ocorrer também em gatos e até em seres humanos. Entre os principais sintomas da erliquiose estão a febre, a anemia e a redução de plaquetas e glóbulos brancos, identificados por meio de um exame de sangue.

Nos cachorros, Doxifin pode ser receitado para tratar tanto os estados iniciais da erliquiose, como indisposição e falta de apetite, como as manifestações mais graves, que incluem inflamações das patas, vômitos, convulsões, sangramentos e até cegueira.

Contraindicações, efeitos adversos e precauções no uso de Doxifin

Como todo medicamento, Doxifin só deve ser utilizado sob prescrição do médico veterinário que faz acompanhamento do seu pet. Além de indicar a dosagem correta de acordo com o caso específico do pet, ele também dará recomendações com relação à alimentação e outros aspectos do tratamento.

No caso de Doxifin, os principais efeitos colaterais são náusea, vômitos e diarreia. É preciso observar a interação medicamentosa de Doxifin com outras drogas, em especial aquelas que possuem ferro e cálcio.

Doxifin não deve ser administrado a fêmeas durante o terço final da gestação, nem a cadelas ou gatas que estejam em lactação. Os filhotes em fase de desenvolvimento dos dentes também não devem ser tratados com Doxifin.

Prevenção a doenças e proteção do seu pet

A maneira mais eficaz de prevenir a erliquiose no seu cão ou gato é mantendo-o protegido contra carrapatos de todos os tipos. Com um antipulgas e anticarrapatos ideal para o peso, idade e fase da vida do seu pet, você mantém esses parasitas afastados do seu melhor amigo.

Não deixe de levar seu pet ao médico veterinário com regularidade, independentemente de ele estar com algum problema de saúde ou não. Assim você consegue fazer um acompanhamento mais constante da sua evolução, prevenindo uma série de doenças.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

13 Comentários

  1. Daniel Caetano de Jesus disse:

    Bom dia estou fazendo o uso desse doxifin na minha Pet de três anos ela foi diagnosticada com a doença do carrapato mais ela não consegue comer ele com a comida ou com qualquer tipo de alimento aí estou diluindo ele na água e dou com a seringa em via oral mais ela tosse muito e fica dando anciã de vômito issó e normal e posso continuar dando o remédio desta maneira afinal são 28 dias de tratamento

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Recomendamos que peça a aprovação do médico-veterinário que receitou a medicação antes de fornece-la diluída na água, pois é necessário entender se desta maneira o comprimido perde sua eficácia ou não.

  2. Maria José dos Santos Souza Ramos disse:

    Eu achei bom mas não tirou a minha dúvida que e eu queria saber de um remédio bom para tratar virose

  3. Márcia disse:

    Olá! Dei 1 comprimido à mais meu pet, alguma reação desagradável?

    • Cobasi disse:

      Olá, Marcia! tudo bem?
      É importante seguir sempre a dosagem e as instruções fornecidas pelo médico-veterinário ou as indicadas na embalagem do medicamento. Se você deu uma dose maior do que a recomendada do Doxifin ao seu pet, é importante entrar em contato com um veterinário para obter orientações adequadas. Eles poderão avaliar a situação e a saúde do seu animal de estimação e recomendar a melhor ação.

  4. Suzana disse:

    Estou fazendo tratamento de Doxifin de 200mg em meu cachorro, é para tomar uma vez por dia, mas minha filha duas vez, estou muito preocupada com o que pode acontecer

  5. Claudia disse:

    Olá, meu cachorro foi diagnosticado com a doença de carrapato. Estou fazendo o uso de doxifin tabs + doxinew ,queria saber se após finalizar o tratamento tenho que dar o remédio de prevenção de carrapato,ou se esses medicamentos deixa ele imune por algum tempo.

  6. Alex fabiano disse:

    Meu cachorro está com a doença do carrapato ela e chaw chaw tem 1 anos e 5 meses como curar da doença do carrapato, doxifin 100 mg serve??? 034 98835 0537 wastsap

    • Cobasi disse:

      Olá Alex! Para tratar a doença do carrapato, é crucial consultar um veterinário. Evite automedicação e siga as orientações profissionais. O uso de medicamentos como Doxifin deve ser prescrito pelo veterinário após avaliação do caso do seu cachorro.

  7. Meu cachorro tabm pegou essa doença do Cárpatos disse:

    Meu cachorro pegou
    Essa doença do carrapato, to fazendo uso do remédio.

Deixe o seu comentário