Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que é Doxitec cães e gatos? Aprenda tudo sobre ele

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
doxitec

Doxitec é um antibiótico de amplo espectro à base de doxiciclina, indicado para cães e gatos. Isso quer dizer que, no organismo, o remédio combate um grande número de micro-organismos – neste caso, bactérias gram-positivas e gram-negativas.

Saiba mais sobre o Doxitec! Descubra para que serve, como usar e as contraindicações do antibiótico, para melhorar a saúde do seu pet.

Para que serve Doxitec?

O Doxitec é um antibiótico antimicrobiano indicado para o tratamento de infecções respiratórias, genitourinárias, gastrointestinais, de tecidos moles, tosses e outros. Doenças desse tipo costumam ser causadas por riquétsias, micoplasmas, espiroquetas e clamídias.

Com esse remédio é possível tratar:

  • Faringite
  • Tonsilite
  • Otite
  • Bronquite
  • Doença do carrapato
  • Febre maculosa
  • Leptospirose
  • Tétano
  • Doença de Lyme
  • Feridas infectadas

É muito importante ter atenção à saúde do pet, para garantir o melhor tratamento. O mais comum é utilizar a medicação no combate da Erlichiose Canina, conhecida como doença do carrapato; comum entre os cães.

Se o animal apresentar febre, manchas avermelhadas na pele, fraqueza, falta de apetite, sangramento na urina e pelas narinas, leve-o para uma clínica veterinária imediatamente.

Para evitar que o cachorro contamine-se, é fundamental utilizar produtos indicados para o combate de pulgas e carrapatos, como shampoos antipulgas. Além disso, verifique a pele do animal, em busca de pequenos invasores nas orelhas, entre os dedos e no pescoço.

O mais importante é manter uma rotina de higiene e alimentação saudáveis para o seu animal de estimação, assim é possível evitar que ele se contamine sem querer no dia a dia. 

Portanto, quando o assunto é higienização, mantenha o ambiente do pet organizado e limpo. 

Cães precisam tomar banho com frequência, por isso lave o animal uma vez ao mês e escove seus pêlos diariamente.

Em relação a alimentação, providencie as melhores rações para o seu cachorro ou gato.

Como usar Doxitec?

cão sendo medicado com remédio caseiro

O antibiótico Doxitec é indicado para pets adultos, de todos os portes e gatos das raças Maine Coon, Persian e Siames.

A dosagem (de 50mg, 100mg ou 200mg) deve ser administrada de acordo com o peso do cachorro ou gato. O tratamento costuma durar de uma a quatro semanas, de acordo com a doença a ser tratada.

Contudo, atenção! O consumo incorreto da medicação pode fortalecer o micro-organismo, ao invés de eliminá-lo. Por isso, para garantir o tratamento correto, é fundamental que o animal de estimação passe por exames clínicos.

Sendo assim, consulte um médico veterinário antes de tratar o pet.

Como dar Doxitec para meu o pet?

O Doxitec deve ser administrado via oral, com alimentos ou dissolvidos em líquidos.

Você pode colocar o comprimido no comedouro do bichinho, para que ele ingira o remédio sem estresse. O antibiótico age no organismo cerca de 5 dias após a primeira dose.

Contraindicações do Doxitec

O antibiótico é contraindicado para:

  • Cadelas ou gatas lactantes;
  • Animais no terço final de gestação;
  • Pets jovens em fase de desenvolvimento da dentição;
  • Casos de hipersensibilidade às tetraciclinas

É importante ressaltar que o Doxitec só deve ser usado após a recomendação de um médico veterinário. Cuide bem do seu animal de estimação!

Gostou? Então, veja mais dicas e mantenha a saúde dos seus gatos e cachorros:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Sandra Domingos disse:

    Ótimo remédio, clareza nas indicações.

  2. Teresinha disse:

    Posso dar simparic para meu cao …ele esta tomamdo doxtec ..para doença do carrapato..cuido dele peguei na rua num estado de medo estremo…

    • Cobasi disse:

      Oi Teresinha, como vai? As medicações devem ser passadas pelo medico-veterinário. Seu cão se encontra em um estado delicado de saúde por isso, não deixe de leva-lo ao vet

  3. Maria Tainara disse:

    Dei doxitec para meu gato e ele tá desanimado não quer sair do lugar, isso é normal ? Ele está tomando esse remédio por que não consegue fazer xixi direito, e quando faz e pouca coisa.

    • Cobasi disse:

      Olá, Maria! como vai?
      Existem algumas sintomas que se o animal apresentar, a recomendação é que leve-o para uma clínica veterinária imediatamente, sendo eles: febre, manchas avermelhadas na pele, fraqueza, falta de apetite, sangramento na urina e pelas narinas.

  4. Larissa disse:

    Mi ha cadela comeu 7 pílulas de medicação da cartela de 50 mg, o que devo fazer?

Deixe o seu comentário