Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba tudo sobre enriquecimento ambiental para aves

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
enriquecimento ambiental para aves

Quem ama pássaros e quer ter um ou mais em casa precisa de muito mais do que apenas uma gaiola. Além de alimentação adequada e acompanhamento veterinário, também é importantíssimo fazer o enriquecimento ambiental para aves.

Você não sabe o que é isso? Vamos descobrir!

O que é enriquecimento ambiental para aves?

O enriquecimento ambiental para aves é um conjunto de técnicas e diretrizes de manejo que visam o bem-estar animal. Pensando na saúde física e mental dos pássaros, são introduzidos brinquedos, objetos, desafios e alimentos, que carregam consigo pontos atrativos e significativos, para que o animal tenha um ambiente favorável para o desenvolvimento cognitivo e de suas atividades interativas.

Em outras palavras, o enriquecimento ambiental para aves em cativeiro proporciona bem-estar e reduz o estresse desses bichinhos por meio de uma rotina mais rica. Todas as técnicas e diretrizes de manejo visam reproduzir o ambiente natural do pet.

Que tal um exemplo? Usar poleiros naturais em viveiros é uma ótima opção! O tronco sinuoso com formatos distintos e diâmetros variados remete ao animal uma sensação positiva que advém de sua história evolutiva. Quanto mais pertencente ao universo natural da ave, maior será a construção do seu bem-estar.

Acessórios para o enriquecimento ambiental para aves

Além do uso de poleiros de madeira in natura, existem diversos recursos e acessórios disponíveis para favorecer o enriquecimento ambiental para aves. Brinquedos e até alimentos fazem parte desse grupo de itens.

Antes de falar um pouco mais sobre cada um deles, é importante ter cuidado com a escolha dos acessórios para enriquecimento ambiental para aves. Só utilize produtos desenvolvidos para pássaros, sob o risco de intoxicar ou machucar o animal. Antes de instalar na gaiola, faça uma inspeção. Observe se não há farpas, pontas cortantes, peças enferrujadas, objetos sujos e alimentos estragados.

Brinquedos para aves

A variedade de brinquedos para pássaros é enorme. São muitos modelos com tipos distintos de uso, além de cores e acabamentos diversos. Não tem desculpas para não oferecer os itens para o seu pet.

Apesar da grande quantidade, eles são divididos entre aqueles brinquedos feitos de madeira, plástico, e algumas peças de metal. Eles são muito importantes para o enriquecimento ambiental para aves.

 Os brinquedos devem ficar sempre suspensos, nunca no chão para evitar o contato com as fezes. Os psitacídeos, como as calopsitas, adoram brinquedos com argolas e escadas, pois adoram escalar. Eles ainda apreciam acessórios com espelho para interagirem entre eles.

O desgaste e a depreciação podem acontecer e são normais. O tutor deve sempre retirar o brinquedo e substituir por um novo. Eles também devem ser higienizados com frequência da mesma forma que o bebedouro e o comedouro do pássaro.

Alimentos também fazem parte do enriquecimento ambiental para aves

Os alimentos fazem mais do que nutrir, eles também podem ter papel essencial no bem-estar físico e mental das aves. É sabido que os psitacídeos têm prazer em selecionar e descascar sementes, logo, deixar uma variedade de sementes é importante para que eles se sintam bem.

Na Cobasi, você encontra a barra de sementes, um excelente item para o enriquecimento ambiental para aves. Ela tem o aspecto similar a uma barra de cereal consumida pelos humanos. Cara se alimentar das sementes, as aves devem desgastar o item e isso é uma ótima atividade. Esse alimento deve sempre ser colocado na parte aérea da gaiola e substituído com frequência.

Os alimentos frescos também funcionam para melhorar o ambiente da ave. É possível colocar sementes dentro de pedaços de legumes, além de fornecer verduras e frutas. A ave terá mais tempo e energia para gastar dentro da gaiola, apreciando o delicioso cardápio.

Porém não basta só colocar o alimento in natura na gaiola. Para isso existe um objeto chamado de “porta-verdura”, que é importante para que os alimentos selecionados não caiam chão da gaiola e se contaminem com as fezes. Em algumas gaiolas já existe um espaço exclusivamente reservado para colocar esses complementos, aumentando a interatividade do animal.

Poleiros

Os poleiros ajudam de maneira significativa a enriquecer o ambiente, pois é justamente em cima desses que a maioria das aves vão passar a maior parte do tempo. Eles podem ser tradicionais, que são lisos e retos, geralmente feitos de madeira. Mas existem poleiros feitos de galhos de árvores, como exemplo um de goiabeira. Não são retos e contínuos, e dão a impressão que a ave está numa extensão da árvore.

Existem algumas gaiolas que possuem um anexo, como se fosse uma pequena plataforma, que pode ter até cum poleiro externo. Aves como calopsitas e papagaios, consideradas aves de contato, aquelas que interagem diretamente conosco podem ter acesso a parte externa da gaiola, melhorando a interação com o ambiente e até pessoas. Ótimo para o enriquecimento ambiental das aves!

Osso de Siba

O osso de siba, também conhecido como pedra de cálcio, é aquela pedra branca que se acopla na grade da gaiola. Além de servir para desgastar o bico das aves, mantendo o mesmo no tamanho e formato ideal, esse acessório é ótimo para elas passarem o tempo.

A distração é uma maneira de enriquecer a rotina das aves.

Espelhos para pássaros

Os espelhos são utilizados principalmente para os psitacídeos, como calopsitas, periquitos e papagaios. Essas aves adoram ficar se exibindo e brincando em frente do seu reflexo.

Elas podem passar horas fazendo isso e, muitas vezes, ficam assobiando e cantarolando para eles mesmos. Essa é uma ótima diversão que ajuda a passar o dia de maneira mais interativa

Banheiras e bacias para aves

Pequenas banheiras, bacias e recipientes, são utilizados para algumas aves passeriformes e psitacídeos tomarem banho. Existem espécies que se deliciam ao se banharem, tais como mandarim e até mesmo os periquitos. É claro que essa é uma atividade que colabora para o enriquecimento ambiental para aves.

Alguns cuidados básicos devem ser considerados, como colocar uma camada fina de água para evitar afogamentos. Preferencialmente disponibilizar em dias quentes, e depois sempre deixar o ambiente limpo e seco.

Agora ficou muito mais fácil proporcionar uma vida de qualidade e saudável para a sua ave! Confira outras dicas de cuidados com pássaros:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Os comentários estão fechados.