Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Filhote de Pitbull: o que você deve saber antes de adotar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 9 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Filhote de pitbull marrom de coleira peitoral azul

O filhote de Pitbull é um dos cachorros mais fofos que existem! Dóceis, carinhosos e muito brincalhões, esses pets também exigem alguns cuidados especiais que todo tutor precisa saber antes de adotar.

No topo da lista de cães mais adorados pelos brasileiros, o American Pitbull Terrier, ou Pitbull Terrier Americano, apresenta cuidados no manejo bastante específicos. Assim como possui características comportamentais que devem ser levadas em consideração durante a sua criação.

Por isso, hoje vamos te contar mais sobre a raça e explicar tudo para você cuidar de um Pitbull filhote. Confira!

Personalidade do filhote de Pitbull

Filhote de pitbull brincando

Ainda é grande o preconceito com a raça Pitbull. Muitas pessoas consideram o cachorro pit um animal com tendência à agressividade, tornando-o perigoso. Isso não passa de falta de conhecimento sobre a raça e seu manejo. Antes de conhecer qual a personalidade do adulto e do filhote de Pitbull, é importante entender como a raça surgiu.

Os ancestrais da raça de cachorro Pit Bull surgiram no século XIX na Inglaterra, Irlanda e Escócia com o cruzamento do Terrier Inglês com o Bulldog. Chamados de Bull-and-Terrier, esses cães eram uma combinação da resistência e força do Buldogue com o porte atlético e a energia do Terrier. Na Europa, eram usados para rinhas de cães.

Na década de 1850, eles foram levados para os EUA, onde a raça foi aperfeiçoada passando a chamar American Pit Bull Terrier e ser muito mais parecida com os Pits que conhecemos hoje. As brigas de cachorro foram proibidas e os Pitbulls passaram a ser usados para pastoreio, proteção e caça em fazendas. Apesar da força física até então usada em rinhas, outras características se sobressaíram e colocaram a raça hoje como cães de companhia: docilidade, alegria, inteligência e companheirismo.

O Pitbull não é um cachorro de temperamento agressivo. Muito pelo contrário. Ele é dócil, apegado ao tutor, ótimo para fazer companhia para crianças e muito brincalhão. Além disso, o Pitbull filhote e adulto possuem o comportamento agitado e, por isso, exigem muita atividade e distração. Caso contrário, podem se tornar bagunceiros, destrutivos e até agressivos. Eles também são muito corajosos e protetores.

Essa combinação, no entanto, pode ser perigosa se o seu tutor não ter os cuidados adequados com o treinamento e a socialização do filhote de Pitbull.

O que fazer para criar meu Pit Bull dócil?

O comportamento dos donos em relação ao filhote de Pitbull é um dos fatores decisivos para que o cão não cresça agressivo, ansioso ou bagunceiro. Por ser uma raça de cachorro com bastante energia, é preciso investir em brinquedos e muitas atividades para o pet se distrair.

O filhote Pitbull pode ser criado tanto em apartamentos quanto em casas desde que a sua família tenha uma rotina de atividades. Após dar todas as doses de vacinas do seu Pitbull filhote, é recomendável passear pelo menos duas vezes por dia com ele na rua. No entanto, não bastam 15 minutos para fazer apenas as necessidades, o Pitbull é um cachorro que exige passeios longos de pelo menos 40 minutos ou até que fique cansado. Alguns adultos ainda precisam de atividades dentro de casa como jogar bolinha, cabo de guerra com corda – eles adoram! – e brinquedos interativos, que permitem que ele se divirta sozinho e gaste energia.

Antes de finalizar as vacinas do seu filhote de Pitbull, o gasto de energia deve acontecer somente dentro de casa para ele não ficar exposto às diversas doenças. Dê preferência aos brinquedos que estimulem a mastigação, evitando que ele destrua objetos e móveis da casa. Além disso, essa é uma raça que exige muita atenção desde pequeno e, muitas vezes, o adestramento é indicado.

Todo filhote tem o comportamento de roer o vê pela frente e morder os seus tutores como forma de brincar e coçar os dentes que estão crescendo. No entanto, a força do Pitbull, mesmo quando filhote, é muito grande e, quando combinada com os dentes finos e pequenos, pode machucar.

Por isso, sempre direcione a mordida dele para brinquedos e não dê continuidade quando ele brincar de morder, mesmo que seja fofo. Eliminar esse comportamento quando o animal é pequeno, faz com que o pet cresça mais educado e sociável.

É importante também introduzir outros treinamentos e realizar a socialização do filhote de Pitbull com pessoas de perfis diferentes e outros animais, como cães vacinados e gatos. Inicie o adestramento com comandos básicos, como sentar e ficar.

Antes de comprar ou adotar um Pitbull, considere o investimento em um adestrador profissional. Isso pode ser necessário caso você não tenha tempo suficiente para pesquisar sobre treinamento e colocar os exercícios em prática.

Pitbull: valor

Se você quer saber qual o valor do cachorro Pitbull, nós vamos contar! O preço do filhote de Pitbull puro varia entre R$1.000,00 e R$2.000,00 reais para um Pit Bull Red Nose. O cachorro red nose é aquele que possui o nariz cor de rosa.

No entanto, além do preço pago pelo seu cachorro Pitbull filhote é importante considerar outras despesas que ele terá ao longo da vida. Confira as listas que preparamos para você:

Despesas com saúde do filhote de Pitbull

  • 3 doses de vacina múltipla
  • 1 dose da vacina antirrábica
  • Consultas semestrais com o médico veterinário
  • Castração
  • Antipulgas para filhotes (despesa mensal)
  • Vermífugo para filhotes (despesa trimestral)
  • Ração de qualidade Super Premium
  • Banhos quinzenais em casa com shampoo para cachorro

Despesas gerais com o filhote de Pitbull

  • Caminha e/ou casinha para cachorro
  • Comedouro e bebedouro
  • Peitoral e guia para passeios
  • Coleira e placa de identificação
  • Brinquedos
  • Roupinhas de inverno
  • Tapete higiênico

Importante: os cães filhotes podem destruir caminhas, casinhas, comedouros e brinquedos. Por isso, considere que você terá que substituir os itens, quando ele for adulto.

Despesas com saúde do Pitbull adulto

  • 1 dose anual de vacina múltipla
  • 1 dose anual da vacina antirrábica
  • Consultas semestrais com o médico veterinário
  • Antipulgas (despesa mensal)
  • Vermífugo (despesa trimestral)
  • Ração de qualidade Super Premium
  • Banhos quinzenais na petshop ou em casa com shampoo para cachorro

Despesas gerais com o filhote de Pitbull

  • Caminha e/ou casinha para cachorro
  • Comedouro e bebedouro
  • Peitoral e guia para passeios
  • Coleira e placa de identificação
  • Brinquedos
  • Roupinhas de inverno
  • Tapete higiênico

Como saber se o Pit Bull é puro?

A forma mais segura de saber se um filhote de Pitbull realmente é puro é solicitando o Pedrigree. Esse documento é um certificado de origem do cão, que pode ser emitido apenas por instituições de cinofilia reconhecidas, à exemplo da CBKC, da Confederação Brasileira de Cinofilia.

Os canis de Pitbull devem ser registrados no respectivo kennel club e apresentar a genealogia do cachorro, ou seja, seus pais, avós e bisavós.

No entanto, é muito comum encontrar Pitbull misturado de ninhadas que nasceram em casa ou então criadores clandestinos. Nunca faça a compra de Pitbull de criadores sem certificação, pois a prática está muitas vezes associada aos maus-tratos já que não existe fiscalização. É muito comum o abuso das matrizes e doenças genéticas e virais nos filhotes, além da falta de padronização da raça.

Enquanto alguns amantes da raça preferem o Pitbull puro, como o cachorro Pit Monster, existem aqueles que valorizam as misturas, prática muito comum nos Estados Unidos. Entre os mais encontrados estão Fila com Pitbull e Pitbull Bull Terrier. Ainda é comum encontrar Pitbull pequeno, que pode ser o cruzamento do American Pit Bull Terrier com outras raças menores.

Saúde do filhote de Pitbull

A saúde do seu pet deve estar sempre em primeiro lugar, por isso realize o acompanhamento veterinário semestral do seu filhote de Pitbull.

Existem diferentes protocolos de vacinação, mas entre as picadinhas obrigatórias estão: as vacinas chamadas V8 ou V10 (polivalente ou múltipla) e a antirrábica. Elas protegem contra doenças graves que podem levar seu filhote ao óbito.

Normalmente, a vacina V8 ou V10 é dada em três doses com cerca de 21 dias entre uma e outra. Já a antirrábica é feita em dose única. O ideal é que seu veterinário de confiança inicie as vacinas assim que o filhote de Pitbull chegar em casa. Além disso, é fundamental que eles recebam o reforço todos os anos quando adultos.

Além dessas vacinas, alguns médicos veterinários recomendam outras para imunizar contra verminoses e gripes. Por isso, é muito importante realizar o acompanhamento e manter seu pet sempre saudável e protegido contra doenças.

Outra questão que vale lembrar, é que os cães não devem sair para a rua antes da vacinação completa! Portanto, esteja atento!

Entre outros cuidados, os vermífugos e os antipulgas são prioridades. O remédio para vermes elimina parasitas internos contraídos na rua, em alimentos e até em casa. Já o remédio para pulgas e carrapatos mantém seu filhote de Pitbull livre das incômodas pulgas e dos perigosos carrapatos.

Utilize apenas medicamentos destinados para filhotes, pois eles contêm doses seguras para seu pet, na dúvida, consulte um veterinário!

A raça American Pit Bull Terrier é muito saudável, mas também possui predisposição para algumas doenças e o tutor precisa estar preparado. As mais comuns são problemas de pele e obesidade. Além disso, a incidência de câncer na raça é considerável, por isso faça o acompanhamento veterinário semestral. O câncer de mama é um dos principais em Pitbull fêmea e um dos métodos mais eficazes para evitar a castração antes do primeiro cio.

Prepare a casa para receber o seu filhote de Pitbull

Além dos cuidados de saúde, seu filhote de Pitbull também precisará de alguns itens de segurança e conforto, além de alimentação e distração.

O primeiro passo para ter um filhote de Pit Bull é garantir que ele seja muito bem nutrido e alimentado. Afinal, por ser um cachorro forte e de porte maior, eles necessitam de mais energia. Para isso, prefira uma ração Super Premium para filhote, que é feita com ingredientes selecionados para seu pet crescer forte e saudável. Além dos alimentos básicos, você pode agradar com petiscos para filhotes e ossinhos. Não se esqueça de escolher um comedouro e um bebedouro.

A caminha para cachorro também é fundamental, afinal, é lá que ele se sentirá confortável para tirar seus cochilos diários. Para deixar a cama ainda mais gostosa, você pode colocar um cobertor para cachorro.

Os passeios devem ser feitos apenas depois que o pet estiver vacinado, no entanto, ele precisará de uma coleira com plaquinha de identificação, que pode ser de pescoço ou peitoral, uma guia e os saquinhos higiênicos.

Os brinquedos nem se fala, são itens fundamentais para um pet saudável e bem animado. Tenha sempre bolinhas, pelúcias, cordas e ossinhos, e aproveite para brincar muito com ele, dar carinho e incentivar bons hábitos.

Além de preparar a casa, você precisará de um nome para o seu pet. Confira nomes de Pitbull fêmea e macho!

Agora você já sabe tudo o que é necessário antes de adotar um Pitbull. Deixe uma comentário!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

28 Comentários

  1. Eduardo Macedo disse:

    Meu filhote de Pitbull akilis morreu de parvovirose, com tempo vou comprar outro Pitbull, será que posso colocar o mesmo nome ou é super ticão? Eduardo Macedo

    • Cobasi disse:

      Olá, Eduardo! Como vai? Sentimos muito. Indicamos que procure um veterinário, pois a parvovirose é uma doença altamente transmissível e pode oferecer riscos para o novo filhote.

  2. Vinícius disse:

    Comprei um filhotes de Pit Monsters e tô com dúvidas como deixa ele dócil pois tenho uma filha de 3 anos e bom deixa ele ter bastante contato com ela ? Como deixo ele mais dócil possível ele tem 67 dias de vida

    • Cobasi disse:

      Oi, Vinícius! A Pit Bull Terrier é muito dócil desde que criada adequadamente. Indicamos que procure um médico veterinário e um adestrador para realização de treinos com seu filhote.

  3. Thayss Reis disse:

    Meu filhote de pitbull monster está com alguns altos no pelo como se fosse alergia o que devo fazer ?

    • Cobasi disse:

      Oi, Thayss! Como vai? Sugerimos que você procure um médico veterinário para fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para seu filhote! =)

  4. Clara Vitoria disse:

    Boa noite eu tenho uma filhote de American Pitbull Terrier e eu nao consigo adestrar ela direito por que ela so fica me mordendo e so quer para um lugar que não pode eu digo não mais ela nao solta nada o que faço?

    • Cobasi disse:

      Olá, Clara! Como vai? Morder é algo comum para filhotes. É importante direcionar a mordida. Sempre que ela morder, direcione para um brinquedo. Quando ela aceitar, recompense com petiscos. Recomendamos que faça o acompanhamento com um adestrador para treinar seu pet!

  5. Caroline Fernanda disse:

    Oi tenho uma Pitt bull 2 meses ela está tomando as vacinas corretamente..moro no sitio ela é tão pequena mas já ama brincar na terra e na grama tem algum perigo para sua saúde..

    • Cobasi disse:

      Olá, Caroline1 A vacinação é muito importante para evitar doenças graves como leptospirose, cinomose e parvovirose. Não é indicado que ela tenha contato com outros cães sem vacina ou tenha acesso à rua antes de finalizar o protocolo vacinal com as três doses da vacina múltipla. No caso do contato com a grama, existe o risco de contaminação de carrapatos, que é evitada com o uso de antipulgas e carrapatos. Mas atenção: use somente produtos para filhotes! Separamos alguns para você: https://www.cobasi.com.br/cachorro/farmacia-cachorro/antipulgas-cachorro?categoryId=1000196

  6. Vanderleia disse:

    Como posso evitar o parvovirose?

  7. Larissa Soares disse:

    Ola vou compra um Pitbull, mas tenho outros cachorros ja adultos como faço para eles n brigarem e ficarem dóceis um com os outros

  8. Simone disse:

    Boa noite meu Pitbull fica muito sozinho mas estou com medo ele come tudo madeira pode etc…e agora está cavucando as paredes ,o que devo fazer pra acalmar ele.

    • Cobasi disse:

      Oi, Simone! Pitbull é uma raça bastante agitada, então o ideal é proporcionar atividade para ele. Procure passear diversas vezes com ele e brincar muito sempre que estiverem juntos. Quando ele ficar sozinho, ofereça bolinhas e brinquedos interativos que possuem alimentos para estimular a interação. Por fim, você pode deixar ele em um daycare ou contratar um dog walker. Conheça os nossos serviços: https://www.cobasi.com.br/institucional/servicos/

  9. André disse:

    Dps que ele nasce , quanto tempo posso começar a vacinação?

  10. adriana disse:

    tenho um filhote que está com 2meses tomou a 1 dose da v10 e vermífugo irá tomar a 2 dose no dia2 de 7 e junto irá tomar a da gripe. como minha casa é pequena gostaria de saber se posso liberar ela para ir para o pátio? agora antes das vacinas temos muito movimento em casa inclusive tenho um maltês que já está com bastante idade e eletem livre acesso só pátio e dentro de casa posso dar está liberdade ao Pitbull ou tenho que esperar completar todas as vacinas par ela poder ir para o meu pátio?

    • Cobasi disse:

      Oi, Adriana! Como vai? Até a imunização completa (as 3 doses da vacina v10) o seu filhote não deve ter contato com nenhum cão sem vacina ou locais em que animais desconhecidos transitam. Se o pátio é exclusivo do seu cãozinho maltês, que presumimos estar vacinado, e nenhum outro animal tem acesso, o filhote pode transitar por lá. Valem duas recomendações: cuidado com a higiene do local, já que ratos também podem transmitir doenças para seus cães; faça a higienização das patas do seu cão adulto quando ele voltar da rua e o mesmo dos sapatos dos moradores da casa, pois vírus e bactérias podem ser carregados e o filhote ainda não têm as defesas necessárias. Esperamos ter ajudado!

  11. Gilmar ferreira disse:

    Bom dia adquiri uma filhote Pitbull ,as dicas me foram muito úteis obrigado.

  12. Suelene Araújo Nascimento disse:

    Boa tarde o meu filho comprou um pitbull, é obrigatório ter um adestrador? Ele já obedece coisas básicas, estou precisando ensinar a fazer necessidade no lugar certo será que eu mesmo conseguiria ensinar?

  13. Castiane Silva disse:

    Eu comprei um filho de Pitbull dei a primeira vacina,só q a segunda eu atrasei e o remédio de verme também e ele começou a fica fino,ele comer mais não engorda ele falou q ele estava com verme q e por isso q ele comer e não engorda.o rapaz da veterinária falou q e pra mi repente tudo de novo a vacina e o remédio de verme e passou pra ele tomar Glicol pet e Hemolitan Gold

  14. Melque Araújo disse:

    Eu queria adotar mum filhote quero fêmia

  15. Melque Araújo disse:

    Queria uma filhote pitibul

  16. Davi disse:

    Esse pitbull puro é muito bonito e muito fofinho
    E brincalhão

Deixe o seu comentário