Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Frutíferas em vaso: 11 opções para cultivar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
laranja é uma frutífera de vaso
Frutíferas de vaso são ótimas para decorar a casa e dar um gosto diferente às refeições

Plantas frutíferas em vaso são uma ótima opção para decoração e cultivo em ambientes compactos como, por exemplo, apartamentos. Mas você sabe qual escolher?

Para ajudar a ter um lindo e saboroso pomar em casa, nós selecionamos 11 opções de frutíferas de vaso fácil de cultivar e cuidar em casa. Acompanhe!

Frutíferas em vaso para cultivar em casa

Antes das dicas de cultivo de plantas frutíferas em vaso, confira nossas sugestões e escolha aquela que combina melhor com o seu paladar.

1.  Acerola

mulher segurando acerolas
Acerola é uma fruta que pode ser consumida in natura

A acerola é uma planta frutífera que chega a medir até 3 metros de altura. Por isso, seu cultivo é indicado em locais abertos como jardins de inverno e varandas.

Para que ela possa frutificar corretamente, a planta precisa de exposição à luz do sol por longos períodos e um ambiente bem ventilado.

2. Pimenta-de-macaco

folhas de pimenta-de-macaco
A pimenta-de-macaco pode ser usada como tempero

Para quem gosta de dar um gostinho diferente à refeição, uma alternativa é a pimenta-de-macaco. Seu gosto é semelhante à pimenta-do-reino.

E o melhor de tudo é que você pode usá-la na decoração da casa. Uma vez que, delicadas flores brancas florescem nesta planta.

3. Amora

como plantar amora
Amora é uma deliciosa planta frutífera de vaso

Quem resiste ao sabor da amora, não é mesmo? Seja aquela vermelha ou preta, ambas são frutíferas de vaso que podem ser cultivadas em casa.

Se a sua escolha for essa, há apenas duas preocupações: ter um vaso de perfil alto, por volta dos 50cm de altura, e fazer a rega frequente do solo.

4. Limão

como plantar limão-taiti
O limão é uma planta que precisa de exposição direta do sol

O limão é uma planta frutífera em vaso bastante popular. Há uma grande variedade de tipos que podem ser cultivados em vaso, desde que tenham plena exposição ao sol e substrato drenável.

5. Jabuticaba

muda de jabuticaba
O cultivo da jabuticaba é indicado para quem possui um jardim amplo

A jabuticaba, esta deliciosa frutífera brasileira é de médio porte, mas que também pode ser cultivada em vasos.

Por ter um tamanho aproximado de 50cm de altura, o recomendado é plantá-la em locais abertos com muito espaço como, por exemplo, jardins e terraços.

6. Morango

jardineira com morangos
O morango é a frutífera de vaso ideal para quem tem pouco espaço em casa

Se você quer cultivar uma fruta docinha em casa, uma ótima opção é o morango. Esta frutífera para vaso pode crescer até, no máximo, 30cm de altura. O que é ideal para ambientes compactos.  

Podendo ser cultivada em varandas, devido à necessidade de exposição ao sol, uma das vantagens é ser uma planta perene. Ou seja, é possível realizar a colheita o ano todo.

7. Goiaba

goiaba para cachorro
A goiaba é uma fruta versátil

Outra planta frutífera para vaso e que pode ser usada para fazer sucos, doces e geleias, é a Goiaba. Para cultivo em casa, o ideal é optar pelas variantes vermelha e branca.

Para que ela possa dar frutos, o apaixonado por jardinagem precisa se atentar a dois detalhes: oferecer um vaso de perfil alto com, pelo menos, 70cm de altura e bastante exposição à luz do sol.

8. Maçã

frutas típicas do inverno maçã
A maça é uma fruta que pode ser oferecida aos pets

Que tal cultivar maçã fuji ou gala em seu jardim? Estas variedades de maçã são as mais indicadas para esse tipo de cultivo. A colheita é realizada entre dezembro e maio.

Assim como a goiaba, essa frutífera de vaso precisa de um vaso alto e substrato drenável. Além disso, é recomendado a adubação periódica do solo, para que a fruta mantenha o sabor característico.

9. Laranja Kinkan

laranja kinkan
A laranja Kinkan é uma ótima opção para produção de sucos

Para quem não abre mão de uma fruta na sobremesa, a Laranja Kinkan é uma boa opção de frutífera para vaso.

Ideal para cultivo em varandas e jardins, essa fruta compacta precisa de rega três vezes por semana e exposição à luz do sol. Mas lembre-se, sempre nos horários mais amenos.

10. Romã

planta de romã
A Romã é uma frutífera que precisa de muito espaço para crescer

A Romã é uma deliciosa frutífera para vaso fácil de cultivar em casa. Você precisará apenas de um vaso grande e regas regulares.

Além de ser uma fruta versátil, pois pode ser usada para fazer sucos, doces, geleias ou comida direto do pé, ela tem um significado especial. Acredita-se que ela atrai boa sorte para o lar.

11. Lichia

pé de lichia como plantar
A lichia é uma fruta quem faz muito bem à saúde

A Lichia não é uma fruta nacional, mas tem caído no gosto das pessoas devido ao seu sabor inconfundível. Para cultivá-la, o ideal é que o vaso de plantas tenha, pelo menos, 40cm de altura. 

Devido ao seu tamanho, o indicado é que ela seja cultivada em locais com um pouco mais de espaço como, por exemplo, varandas e jardins de inverno. Fique atento à poda e à adubação.

Com cultivar frutíferas em vaso

Depois das nossas sugestões de frutíferas em vaso para ter em casa, que tal algumas dicas de cultivo e manutenção? Confira tudo o que você precisa saber para ser um mestre de jardinagem.

Qual vaso escolher para as frutíferas?

As frutíferas para vaso, de maneira geral, precisam de bastante espaço para que as raízes possam se desenvolver. O ideal é que o vaso tenha, pelo menos, 40cm de altura.

Além disso, para que elas cresçam saudáveis, o indicado é que os vasos tenham furos em sua base. Assim, você favorece o escoamento da água proveniente das regas.

O melhor substrato para frutíferas em vaso

O substrato indicado para plantio, cultivo e manutenção de frutíferas em vaso é aquele rico em matéria orgânica e drenável.

Opte sempre por produtos que combinem cascalho, argila expandida ou brita, com húmus de minhoca ou esterco bovino. Dessa maneira, elas terão tudo o que precisam para se desenvolver.

Como escolher o local certo para o vaso?

Não há um local certo para colocar vaso com a sua frutífera escolhida, pois cada uma delas necessita de um nível diferente de exposição ao sol. Entretanto, o ideal é escolher um local onde tenha luz do sol em boa parte do dia.

Em média, essas plantas vão precisar de 6 horas de sol por dia. Por causa disso, os melhores lugares da casa para cultivar frutíferas em vaso são varandas e jardins.

Qual a frequência da rega indicada?

Assim como a maioria das flores tropicais, as plantas frutíferas em vasos precisam de solo úmido para poder absorver os nutrientes.

Por causa disso, o indicado é realizar a rega da planta de duas a três vezes por semana. Sempre, é claro, com cuidado para não deixar o solo encharcado e matar as raízes.

Devo adubar minha frutíferas em vaso?

Sim! Plantas frutíferas para vaso são perenes e, por isso, precisam de fertilização para se manterem saudáveis.

Uma dica é: invista em adubos orgânicos, pois eles agridem menos o solo. Além disso, siga corretamente as instruções do fabricante quanto à periodicidade e quantidade.

A frutífera em vaso precisa de poda?

Sim! A poda das folhas das frutíferas em vaso é essencial para o bom crescimento da planta ou fruta. Isso porque ajuda no controle do tamanho dos galhos, evitando que eles fiquem muito grandes para o vaso escolhido.

Gostou de conhecer 11 frutíferas em vaso para decorar a casa e nossas dicas de cultivo? Então, conte para gente: qual delas você vai escolher para ter no seu jardim?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Antônio cardim da Silva disse:

    Excelentes dicas! Tenho interesse em trabalhar com venda de plantas frutíferas de encherto, tais como: abacate, manga, morango, tomate cereja, laranja e limão. Essas são boas opções?

Deixe o seu comentário