Dicas para cultivar frutíferas em vaso

Compartilhar:


Frutíferas em vaso

Dizem que a melhor fruta é aquela que é comida direto do pé, por isso, se você concorda mas acha que não pode ter um pomar só seu, está na hora de conhecer algumas dicas para cultivar frutíferas em vaso.

Dá para ter frutíferas em vaso?

Com os materiais certos, os conhecimentos adequados e um pouco de jeitinho e vontade tudo é possível. Se você acha que não pode cultivar suas próprias frutíferas porque seu apartamento é muito pequeno ou qualquer outro motivo, é melhor pensar duas vezes.

É possível cultivar frutíferas em vasos que se dão muito bem dentro de espaços fechados, desde que recebam as condições adequadas para o seu desenvolvimento. Para isso, você precisa acertar o tipo de vaso, o solo, a quantidade de água e a quantidade de luz que sua planta precisa.

Escolhendo os vasos

Frutíferas geralmente são árvores que precisam de bastante espaço para as raízes. Nesse caso, os vasos precisam ter no mínimo 50 cm de altura e diâmetro. Porém, se você for optar por plantas rasteiras como morango e melancia, use vasos mais largos, mas não tão fundos.

O material fica a seu critério. Lembre-se que os vasos terão, no mínimo, 3 quilos de terra além do peso da planta que quanto mais cresce, maior fica. Quanto mais peso, mais difícil de deslocar o vaso. Mas se assegure de optar por vasos resistentes, sejam eles de plástico, cimento ou cerâmica.

Solo e água para frutíferas em vaso

Frutífera em vaso

Embora o solo ideal varie de planta para planta, a regra geral é ter pelo menos duas camadas. A primeira será uma camada de drenagem no fundo do vaso. Utilize pedras, cascalho ou argila expandida para garantir que a água não fique acumulada no vaso. 

A segunda camada é o substrato. Mas se você não colocar nada entre as duas camadas o seu substrato e todos os nutrientes serão levados embora pela água. Além disso, as raízes das plantas crescerão até a camada de drenagem, o que pode provocar apodrecimento.

Para evitar esses problemas o ideal é fazer uma camada de tecido para filtrar a água e isolar as raízes antes de colocar o substrato. Você pode usar mantas de drenagem ecológica ou outros tecidos. Depois é só completar com o substrato ideal para a planta.

Atenção com a luz

Pense bem, dar frutos é algo muito trabalhoso. É algo que demanda muita energia e saúde das plantas. Por isso, a maioria das frutíferas precisa de bastante luz solar para se desenvolver e frutificar.

Por isso é importante escolher bem o local onde vai ficar sua frutífera em vaso. Em média, essas plantas vão precisar de 6 horas de sol por dia. Porém, se onde você mora não tem nenhum espaço que receba 6 horas diárias de luz solar, nem tudo está perdido. Amoras, morangos e framboesas são exemplos de plantas que precisam de pouco sol e também são ótimas opções de frutíferas em vaso.

Gostou de conhecer um pouco sobre o cultivo em vasos? Veja mais posts sobre jardinagem em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário