Como e quando usar Aqualife?

Compartilhar:


Termostato de aquário

Aqualife é um fungicida que age combatendo os fungos e auxiliando no tratamento de parasitoses, que podem acometer os peixes de água doce. É um grande parceiro dos amantes do aquarismo, no entanto ainda deixa muitas dúvidas sobre a sua utilização.

Saiba mais sobre o produto!

Para que é indicado o uso de Aqualife?

Aqualife é um produto muito utilizado como forma de ajudar a prevenir e combater os focos de fungos e bactérias que podem surgir no aquário. Além disso, o medicamento é indicado para o tratamento de parasitoses em peixes de água doce. 

A maioria das doenças causadas por fungos ou bactérias surge devido a baixa qualidade da água ou em decorrência de algum fator de estresse dentro do aquário. O acúmulo de matéria orgânica, como os restos de comida, também pode ser responsável pelo surgimento de doenças em peixes. 

Por isso, é muito importante estar sempre atento à limpeza do aquário, que deve ser realizada pelo menos a cada 15 dias. Além disso, a alimentação em excesso dos peixes pode colaborar com a proliferação de fungos, portanto, lembre-se de oferecer a quantidade adequada de alimento.

Quando oferecida além do necessário, a comida que não é ingerida pelos peixes pode encharcar e afundar. Os restos de comida acabam se acumulando no fundo do aquário e entrando em decomposição. 

Quando os restos de alimentos começam a se decompor, eles passam a liberar gases que podem ser tóxicos aos animais. Além disso, os restos de comida parados acabam criando fungos que podem atingir toda a cadeia produtiva do aquário. 

Como evitar o aparecimento de fungos no aquário?

A melhor forma de evitar o surgimento de doenças no aquário, é garantindo o bom funcionamento do mesmo. Para isso, é fundamental ter alguns cuidados específicos com limpeza, iluminação e filtragem

O aquário é um ecossistema bem frágil, que depende de uma boa filtragem para que o ciclo de nitrogênio funcione corretamente. Todos os componentes do aquário, como restos de comida, fezes, urina e plantas mortas, entram em processo de decomposição, gerando algumas toxinas, entre elas a amônia, que pode ser altamente tóxica. 

Além disso, a amônia também pode se transformar em nitrito e nitrato, outros componentes que são verdadeiros vilões para os habitantes do aquário. Por isso, o processo de filtragem é tão importante para a qualidade de vida dos peixes. 

Como utilizar aqualife corretamente?

Para tratar o aquário e  exterminar os fungos com Aqualife, é necessário interromper temporariamente a filtragem, com o cuidado de não suspender o oxigenador. 

A maioria dos sistemas de filtragem funcionam separados do oxigenador, no entanto, caso não seja possível interromper a filtragem sem interromper o oxigenador, mantenha a filtragem ativa. 

O produto deve ser aplicado diretamente na água, na proporção de uma gota para cada 2 litros de água. É indicado repetir a aplicação a cada 48 horas até que cessem os sintomas. 

O Aqualife costuma mudar a coloração da água por cerca de 48h. Após o término da ação do produto, ela volta a coloração normal. No entanto, é possível que o silicone do aquário fique manchado, dependendo da quantidade e qualidade do material. 

Vale ressaltar que Aqualife é composto por  Acriflavina (cloridrato) 0,45 g e Veículo q.s.p 100 ml, não fazendo mal a saúde dos peixes. Por isso, não é necessário retirar os peixes da água durante a aplicação. 

Gostou desta publicação? Saiba mais sobre aquarismo no nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário