Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Galinha-d’angola: conheça mais sobre a ave

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Galinha da Angola: conheça mais sobre a ave

A Galinha-d’angola, ou galinha da Angola, como também é chamada, é uma espécie de origem africana, que chegou em terras brasileiras por meio dos colonizadores portugueses. Existem cinco tipos da chamada angolista, que podem ser facilmente encontrados na África ainda nos dias de hoje.

No Brasil, a Galinha-d’angola com as penas de cor cinza e as inúmeras pintinhas brancas é a mais comum e conhecida. Seu canto inconfundível, que anuncia “tô fraca, tô fraca”, torna a ave ainda mais querida e popular por aqui. Não há quem não sorria e ache graça ao ver uma dessas aves cantando.

Fique com a gente até o final da leitura para conhecer melhor essa galinha que, de tão famosa, já inspirou até desenho animado para crianças.

Galinha-d’angola: diferentes espécies de galinha angolista

Galinha da Angola: diferentes espécies de galinha angolista

As cinco espécies conhecidas de Galinha-d’angola que podem ser encontradas na África são:

  • Galinha d’angola de Peito Branco: encontrada apenas em uma determinada região da Costa do Marfim, é a mais rara das aves da Guiné. Possui corpo preto, cabeça vermelha e pescoço e peito brancos. As penas da cauda e das pernas são longas.
  • Galinha-d’angola Preta: vivem isoladas em pequenos grupos. Possuem o corpo integralmente preto, com cabeça e pescoço sem pluma e com coloração rosada. A crista e as pernas são curtinhas.
  • Galinha-d’angola Fraca-Cristata: vive nas florestas, bosques e savanas africanas. As plumas pretas no topo da cabeça e as pintinhas brancas pelo corpo são suas características mais conhecidas. Pode chegar aos 50 centímetros de altura na idade adulta e tem comportamento agressivo.
  • Galinha-d’angola Plumifera: parece bastante com a Fraca-Cristata, mas sua crista é reta em vez de enrolada. Vive nas florestas da África Central.
  • Galinha-d’angola Vulturina: é a chamada galinha da angola gigante, já que pode chegar aos 71 centímetros na idade adulta. Seu peito é azul e o restante do corpo é coberto de branco. As pintinhas se fazem presentes, e o pescoço e a cabeça não têm plumagem. Pode ser encontrada nas florestas da África Central.

Curiosidades e informações sobre a Galinha-d’angola

Curiosidades e informações sobre a galinha angola

Um indivíduo da espécie mais comum de Galinha-d’angola tem preço em torno de R$ 60, dependendo da região do país. Sua expectativa de vida é de, em média, 8 anos. Ao longo desse tempo, pode produzir ovos e não é raro que seja criada também para o consumo de carne.

A Galinha-d’angola voa, então é preciso ter isso em mente caso você esteja pensando em iniciar uma criação. Aliás, se for fazer isso em um espaço aberto, é preciso ficar atento aos ovos: os ninhos geralmente são feitos em locais escondidos e de difícil acesso.

A ave é, muitas vezes, utilizada como um animal de alerta, já que ver uma Galinha-d’angola cantando “tô fraco!” quando percebe alguma movimentação estranha na casa é bastante comum.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Roberval Lisboa Viana disse:

    Só faltou um vídeos sobre a galinha -d’angola

  2. jurandir maria de castro disse:

    o cachorro e um animal muito util e muito inteligente.eu amo cachorro

  3. Tania Souza disse:

    Temos 3 angolas lavanda soltas aqui na praça da rua, só que faz algum tempo que não ouço elas cantarem o “tô fraco”, é só o grito mesmo.

    o que pode ser?

    • Fabiana Sobrenome disse:

      Olá, Tania! Tudo bem?
      Esse é um sinal de alerta emitido pelo animal, pois é comum ver uma Galinha-d’angola cantando “tô fraco!” quando percebe alguma movimentação estranha. Essa variação de sons pode acontecer, mas em caso de dúvidas, recomendamos que procure um médico-veterinário para acompanhamentos dos bichinhos. 😊

    • Zacarias disse:

      So as femeas cantam “tô fraco tô fraco” é possivel q só restara. Os machos

  4. Edson Lobo disse:

    É verdade que a galinha dangola é uil para cuidar da area onde fica e pegar insetos ou bichos como carrapato ou escorpião?

Deixe o seu comentário