Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato autista: entenda o que é e como identificar

| Atualizada em

Colaboração de Rayane dos Santos | Bióloga e especialista em aves e mamíferos   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
você sabia que existe gato autista

Embora o diagnóstico clínico de autismo esteja centrado em humanos, será que existe  gato autista? De fato, o assunto divide opiniões e gera bastante dúvidas. Principalmente, porque os pets podem apresentar manifestações comportamentais semelhantes aos sintomas comuns em pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). 

Então, para ajudar a entender mais sobre o tema, convidamos a bióloga Rayane Henrique, da Educação Corporativa da Cobasi, a nos contar tudo o que se sabe até agora sobre gato com autismo. Confira!

Afinal, gato tem autismo?

Não existe um diagnóstico objetivo que consiga definir se existe gato autista. O que acontece é a similaridade entre os sintomas que os  humanos autistas apresentam com o comportamento dos gatos, o que leva o mundo da ciência a fazer uma correlação.

Vale ressaltar, essa não é uma questão que se limita a comparar sinais. Existem indícios que podem sugerir que gatos podem ter autismo, claro que esse diagnóstico precisa ser liderado por uma equipe formada por médico-veterinário e outros profissionais.

Nesse caso, podem ser feitos alguns procedimentos como uma análise comportamental, mapeamento genético e origem ambiental/social do animal, por exemplo. 

Como saber se meu gato é autista?

Gato autista pode apresentar dificuldade para interagir
Gato autista pode apresentar dificuldade para interagir.

Alguns gatos podem ter problemas de desenvolvimento, apresentando desde dificuldades para aprender e até a falta de interação com outros pets e o tutor.

A bióloga Rayane Henrique comenta que:O autismo em gatos não é fácil de ser diagnosticado, visto que muitos não apresentam sintomas e quando apresentam, são muito sutis. Na verdade, os sintomas são comportamentais e o gato autista manifesta esses sinais desde filhote, pois não é possível um animal se tornar autista e, sim, nascer autista.”

Quais os sintomas de autismo em gatos?

A análise comportamental é a base inicial para avaliar se o pet apresenta sinais de autismo. Porém, o TEA (Transtorno do espectro do autismo ou Transtorno do espectro autista)é um distúrbio que apresenta algumas indicações específicas, como:

  • Apatia;
  • Não realiza, com frequência, interação social com humanos ou até mesmo outros pets, pois o animal não interage ou evita aproximação;
  • Dificuldade de expressar sentimentos como alegria ou medo, parecendo muitas vezes indiferente às pessoas e situações ao seu redor;
  • Apresentam ações repetitivas, como ficar se lambendo sempre no mesmo local, ou até mesmo perseguir o rabo;
  • Intolerância às mudanças ou situações que saiam de sua rotina;
  • Limitação em algumas atividades, evitando brinquedos ou atividades novas.

“Lembrando que nem toda alteração de comportamento animal, pode ser um indício de autismo. Alguns comportamentos podem ser adquiridos por diversos fatores como estresse, carência ou até mesmo outras doenças. Por isso, a frequência de visitas ao médico-veterinário é fundamental para um diagnóstico correto,” explica a especialista Rayane.

Como cuidar de um gato com autismo?

Gato autista

É importante o tutor respeitar o espaço e momento oferecendo carinho e atenção, além de evitar mudanças na rotina do animal. Além disso, hoje existem especialistas na área que podem ajudar com  acompanhamento psicológico ou em atividades específicas para proporcionar uma melhor qualidade de vida para o bichinho.

A bióloga Rayane reforça que: “Uma dica importante é manter os móveis da casa nos mesmos lugares e sempre respeitar os mesmos horários de refeição do pet, isso ajuda a mantê-lo mais calmo e familiarizado com o ambiente”.

Gato autista: podemos associar a uma condição genética ou a uma questão ambiental/social?

Como mencionamos, o gato não desenvolve autismo durante a vida, se ele realmente for diagnosticado com TEA, essa foi uma condição genética que nasceu junto com ele. 

Portanto, mesmo que o ambiente e as relações sociais não causem o distúrbio, elas podem criar algumas limitações. Isso acontece devido ao animal ter dificuldades de socialização, que é um dos sintomas do autismo. Traumas ou situações de estresse, também podem desencadear algumas dificuldades.

Existe alguma semelhança entre autismo em gatos e humanos?

“Sim, a principal característica do autismo é a dificuldade em socializar e em se adaptar/aceitar mudanças. Isso ocorre tanto em humanos como em gatos”, explica a bióloga Rayane.

Saiba tudo sobre gato autista

Para os tutores, é muito importante entender que os nossos amigos gatos não veem e percebem o mundo da mesma forma que nós, isso inclui o seu comportamento natural. Portanto, se estiver com dúvidas sobre  particularidades com sinais de autismo, consulte um médico-veterinário, para entender melhor sobre a saúde do seu pet. 

Rayane dos Santos | Bióloga e especialista em aves e mamíferos

| Atualizada em

Colaboração de Rayane dos Santos | Bióloga e especialista em aves e mamíferos

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Matheus Oliveira disse:

    Minha gata não mia muito, quando mia não é alto,ela não brinca com os brinquedos que a gente compra pra ela e de vez em quando ela sai correndo e bate a cara na parede ou qualquer objeto que está na frente dela, também é “lerda”,demora pra perceber o que colocamos no pote de ração e demora para descer de onde sobe,quase sempre dando um passo e parando. O que ela pode ter?(ela ficou assim depois que trouxemos outro gato pra casa, há mais de um ano)

    • Cobasi disse:

      Olá, Matheus! tudo bem?
      Não é possível saber o que a sua gata tem sem uma avaliação médica. Para o conforto e bem-estar do animal, recomendamos que você busque ajuda profissional.

  2. Aliyah Maria goytacaz disse:

    Minha gata é Autista eu percebi quando ela era um filhote,ela não brincava ficava parada olhando pro nada ,se passava algum inseto na frente dela ela andava pra trás,Ela mia muito baixinho só come na vasilha cor de rosa ,já troquei a vasilha por uma azul e ela não comeu , não bebe água na vasilha só bebe água na torneira do tanque e tem medo dos outros meus 3 gatos inclusive um filhote ,ela não come toda hora como os outros gatos ela come na hora certa todos os dias,eu fico admirada como ele o horário de comer todos os dias .Ela tem 6 anos e é castrada

  3. Maria Fernandes disse:

    Por favor se alguém souber qual as características de um gato autista porque acho que o meu é
    Obrigada e desculpe incomodar

  4. Natália disse:

    Meu gato tem muito medo de barulho auto e até carros etc… Ele tbm e bem amoroso mais n demostra muito e qualquer coisa q acontece com ele ele quer ficar cmg no meu colo

  5. Lucas disse:

    Minha gatinha Leona é assim também. Ela é muito amorosa e muito meiga, brinca (pouco, se comparada a irmã Ana Catarina), pede água da torneira, mas ela tem gatilhos em relação a barulhos. Eu vim parar nesse artigo, porque eu acabei de espirrar, porque a rinite atacou, já da alergia que eu tenho, e quando eu espirrei ela deu um miado enorme, de medo. Quega assustou a gente. Ela tem medo de motor, de caminhão, de zuada de vento em sacola de plástico e todo tipo de som e ruído.

Deixe o seu comentário