Gato cruzando com cobertor: entenda o que pode ser

Compartilhar:


gato cruzando com cobertor

Se você tem gatos em casa, provavelmente já acompanhou diversas fases do desenvolvimento desses animais e sabe que eles podem ter comportamentos que para nós, humanos, são super estranhos. Um exemplo disso é o gato cruzando com cobertor. 

Apesar de ser um hábito super recorrente para a maioria dos gatos, é muito comum que a gente veja isso e pense que tem algo de errado com o pet. Por isso, trouxemos hoje algumas informações que podem ser úteis para você saber como agir caso o seu gato faça algo parecido. 

Mas antes de falar sobre esse comportamento, precisamos entender que ele pode estar ligado ao cio. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre como funciona o cio dos gatos e como isso os afeta, seja para a fêmea ou para o macho. Vamos lá?!

Como funciona o cio dos gatos?

A primeira coisa importante de saber aqui é que os gatos machos não passam por um período de cio. Uma vez que tenham alcançado a maturidade sexual, eles podem acasalar em qualquer época do ano. No caso das fêmeas é o oposto. Ou seja, elas têm um período fértil no qual sentem a necessidade de procurar um macho com quem possam acasalar. 

Não existe uma idade pré-determinada para que as gatas comecem a entrar no cio. Geralmente, os primeiros sinais de maturidade sexual surgem por volta do sexto mês de vida, mas isso varia muito de gato para gato. Algumas gatas chegam a atingir esse momento já no quarto mês. Entretanto, os sinais de fêmeas durante o cio são bastante discretos. Por isso, é preciso ficar atento para saber quando o momento chegar. 

No caso das fêmeas, quando elas estão no cio, costumam miar muito mais alto e com um miado mais característico. Elas ficam mais carentes do que o normal e têm a tendência de ficarem se esfregando em objetos ou até mesmo em pessoas para deixarem o seu rastro. Além disso, elas também comem mais nessa época e urinam com maior frequência. O período de cio nas gatas dura em torno de 4 a 6 dias.  

Os machos, já que não possuem período de cio, costumam ficar mais agitados apenas quando estão perto de fêmeas no período do cio. Nesses momentos, eles costumam ficar mais territorialistas. Fazem pequenas quantidades de xixi nos cantos da casa e ficam mais ariscos perto de outros machos, como se fosse um tipo de disputa pela fêmea que está por perto. 

Então, o que pode ser gato cruzando com cobertor?

gato cruzando com cobertor

Como já vimos, em períodos de cio, o macho tende a ficar muito agitado, estressado e ansioso por não poder cruzar com a fêmea. É essa agitação o que pode causar a mania dele de cruzar com o cobertor, como uma forma de acalmar seus instintos. No caso da fêmea, ela pode vir a cruzar com o cobertor como uma forma de se esfregar nesse objeto para deixar o seu rastro, sendo um sintoma do seu período de cio. 

Mas essa atitude pode ter outras explicações também. O estudo em torno desse hábito ainda não é muito aprofundado por especialistas, mas os principais motivos para um gato estar cruzando com o cobertor podem ser: estresse, diversão, dominância e a necessidade de acasalar da qual já falamos. 

Se o seu gato for muito ansioso ou estressado, cruzar com o cobertor pode ser uma forma de relaxar ou acalmar. Entretanto, ele pode estar fazendo isso por pura diversão também, por causa do nível de excitação que isso provoca a ele. 

O que pode ajudá-lo nesses momentos são itens como brinquedos, arranhadores, torres, entre outras coisas que vão fazê-lo relaxar e tirar a mente da necessidade de cruzar, seja com uma fêmea ou um cobertor. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

12 Comentários

  1. Cirlene normandio dos Santos Almeida disse:

    Boa noite eu tenho uma gato onze meses .tem noite que ele não mim deixa dormir pois bem que cruzar com minha perna não sei o que fazer pois ele tem dias que mim machuca

  2. Rosangela disse:

    Boa tarde.
    Na verdade ê uma pergunta.
    Adotei um gato faz alguns meses. Ele era docil comigo mas se escondia qua di vinham pessoas a casa. Ficavamos juntos e ele dormia boa parte do diaporem uma noite estavamos no sofa e ele subiu nas minhas costas e deu mordidas leves no meu pescoço e a fazer gestos de acasalamento. Fiquei assustadissima. Depois disso ele ficou 15 dias na cass da minha filha. Segundo ela dormia com ela na cama nos pes dela. Nunca deixei que ele ficasse na mimha cama, porem depois disso ele dormiu comigo 2 dias durante um tempo ele dormia de roncar e derrepente ele levanta comeca a arranhar a mim e o lensol e fica numa posição de acasalar. Suspende o dorso e insiste no ato. Quando o adotei me disseram que ele e castrado mas ja nak sei mais. Se ele fica fora do quarto fica miando para entrar. Acho isso bizarro. Preciso de uma opinião.

    • Cobasi disse:

      Oi, Rosangela. Como vai? Recomendamos que procure um veterinário para verificar se o animal é realmente castrado e avaliar o seu comportamento.

  3. Carol disse:

    Boa noite!!
    Meu gato macho tem 6 meses e está cruzando com a coberta. Mas está saindo um liquido.. é normal???

  4. Suelen disse:

    Meu gato tem dois anos foi castrado com um ano e agora deu de cruzar com o cobertor ficou me mordendo e fazendo flexão até soltou um cheiro como urina na cama ele tá castrado oq pode ser

  5. Isabele disse:

    Tenho um gato hoje ele tem 1 ano, peguei ele com uns 3 meses de vida na rua, ele é cego e surdo de um lado pois bateram nele quando era de rua, no início ele era extremamente doce cmg, depois que foi crescendo ele não quer mais saber de mim, não me deixa pegar no colo e mal deixa eu fazer carinho que me morde, ele entrou na fase adulta e na fase de namorar, agora invocou comigo, está bastante carinhoso comigo, dorme em cima de mim e acorda do nada tentando namorar com meu braço, ele morde com tanta força que sangra, não sei mais o que fazer.

    • Cobasi disse:

      Oi, Isabele. Como vai? Os problemas comportamentais dos gatos podem estar relacionados com questões de saúde, por exemplo. Recomendamos que procure um médico-veterinário para avaliar o seu bichinho e indicar a solução mais adequada.

  6. Sérgio disse:

    Bom dia.
    Como acalmar um gato macho de um ano e meio que mia quase a noite toda.
    Anda pra lá e pra cá e não pára de miar..

Deixe o seu comentário