Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Você sabe por que o gato é o dono da casa?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pet mostra que gato é o dono da casa

O cachorro segue o dono, já o gato é o dono da casa. Este é um pensamento comum, e até injusto com os felinos, afinal, os bichanos estão longe de serem bichinhos insensíveis e que não se importam com o tutor. Por isso, vamos falar mais sobre o comportamento dos gatos e a relação deles com o lugar que moram.

Descubra quais são os sinais que o felino é o rei da casa, além dos motivos para você ficar feliz se o animal está “dominando” o pedaço.

Afinal, o gato é o dono da casa?

Primeiro, vamos entender a personalidade do gato. Independentes e territorialistas, os felinos são animais que gostam de criar uma relação com o ambiente que vivem, e mais, deixar bem claro que eles mandam ali. Porém, não veja este comportamento com maus olhos.

Ao contrário dos cachorros que vivem em bando e estão acostumados a seguirem um “líder” desde os seus antepassados, os gatos sempre foram caçadores e individualistas. Segundo pesquisas, 41 genes ligados à domesticação estão presentes nos cães, já nos felinos, o número cai para 13.

O que significa quando o gato fica se esfregando na gente?

A marcação de território é um comportamento nato dos gatos, um gato é o dono da casa porque ele faz questão de se esfregar em todos os móveis, paredes e espaços. É assim que o pet espalha seus feromônios pela casa e deixa tudo com o seu cheirinho

As glândulas responsáveis pela secreção estão presentes no rosto do gato, por isso ele adora roçar no tutor encostando a região da bochecha nas pernas, mãos e outras partes do corpo da pessoa.

Por fim, é assim que o felino mostra que o “dono é seu”, mas não de uma forma pejorativa e sim manifestando carinho e confiança.

Demonstrações que o gato é o dono da casa

Além de se esfregar por todos os cantos, os gatinhos apontam seu territorialismo de outras formas. Entre os sinais mais comuns que o gato é o dono da casa estão sua necessidade de se espalhar pelo sofá ou cama, porque sim, eles querem todo o espaço para eles!

Outra forma de dominar o lugar que vivem é pular pra lá e pra cá, e já conformados com o comportamento do pet, os donos investem na gatificação para tornar a casa um “spa cat”.

Gatificação: enriquecimento ambiental para gatos

porque o gato é o dono da casa

A palavra gatificação é a definição para a prática de adaptar a casa para os gatos, ou seja, transformar o ambiente que esses bichinhos vivem em um espaço mais prazeroso, que estimula os comportamentos naturais do animal.

Logo, é mais do que benéfico para o pet viver em uma casa gatificada. As vantagens são inúmeras, como redução do estresse, estímulo do raciocínio, aumento da prática de atividades físicas e menos móveis e objetos arranhados.

Para começar, você pode investir em prateleiras para gatos, arranhadores e camas suspensas! Se quiser mais sugestões, temos um texto cheio de dicas para gatificação.

Agora você já deve ter aceitado e ficado feliz com o fato que o gato é o dono da casa, visto que há um motivo para tal comportamento. Por fim, não há nada melhor que saber que o pet tem uma vida agradável e se sente seguro ao nosso redor. Sendo assim, gatinhos, fiquem à vontade!

Leia mais sobre felinos no blog da Cobasi! Por qual conteúdo você quer começar?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário