5 curiosidades incríveis sobre o gato escama de tartaruga

| Atualizada em

Por Joe Oliveira   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato escama de tartaruga

Os gatos escamas de tartaruga chamam atenção por sua pelagem bicolor, composta por uma mescla de preto, laranja e tons avermelhados. Essa coloração única dos pelos é resultado de uma combinação genética especial, que parece uma verdadeira obra de arte.

Além de belíssimos, esses felinos têm personalidades encantadoras e são conhecidos por serem companheiros leais e afetuosos.

Se você está pensando em adotar um gato tartaruga ou está apenas curioso para saber mais sobre esse felino, aqui estão 5 fatos interessantes.

1. Gato escama de tartaruga não é uma raça específica

O termo “escama de tartaruga” não se refere a uma raça, mas sim a um padrão de pelagem encontrado em diversas raças de gatos. 

A característica marcante dessa coloração é a mistura de cores que lembra o casco de uma tartaruga. 

O padrão combina duas cores: laranja e preto. Porém, as manchas “laranja” podem apresentar uma tonalidade creme, vermelho-gengibre, amarelo ou dourado. Já o “preto” pode às vezes ser acinzentado ou chocolate. 

2. Gatos de várias raças podem exibir o padrão de pelagem tartaruga

gato escama de tartaruga filhote

Vários tipos diferentes de raças podem exibir marcas da “escama de tartaruga”, como:

  • Americano de pelo curto;
  • British Shorthair;
  • Cornish Rex;
  • Persa;
  • Maine Coon.

3. A maioria dos gatos tartaruga são fêmeas

A maioria dos gatos escama de tartaruga são fêmeas. Isso ocorre porque as fêmeas têm dois cromossomos X que são necessários para produzir a coloração de preto, laranja e amarelo/dourado.

Já um gato macho tem um cromossomo X e um cromossomo Y. Portanto, ele só será laranja ou preto, não ambos. 

Em casos raríssimos, os machos tartarugas têm um cromossomo X extra, o que os torna um XXY. Estima-se que a chance de um gato macho escama de tartaruga nascer é de  1 em 3.000.

Essa condição é descrita como uma anomalia genética e, infelizmente, os gatos machos com a Síndrome XXY são estéreis e frequentemente tem problemas graves de saúde, resultando em uma expectativa de vida significativamente menor.

4. Gatos escama de tartaruga são considerados sinal de boa sorte

Muitas lendas rodeiam os gatos tartarugas. Embora as histórias sejam, em sua maioria, míticas, trouxemos algumas teorias sobre o pet ao redor do mundo:

  • Em muitas culturas, os gatos escamas de tartaruga são considerados como boa sorte. Na Irlanda, por exemplo, eles acreditam que o animal traz prosperidade aos seus tutores.
  • No Japão, a ideia é que os pets protegem os navios de tempestades e naufrágios ruins, a quem diga que até mesmo de fantasmas.
  • Como os gatos tartarugas machos são tão raros, os antigos celtas acreditavam que era um bom presságio tê-lo em sua casa.
  • Já na cultura inglesa, muitas pessoas acreditam que verrugas podem ser curadas esfregando a cauda de um gato escama de tartaruga macho durante o mês de maio.

5. Gatos escama de tartaruga + gato malhado = Torbies

gato escama de tartaruga personalidade

O cruzamento da coloração de um gato tartaruga com as listras de um gato malhado, resulta em um “torbie”, ou como também são conhecidos “tabbies tartaruga” ou “tartarugas listradas”. Eles têm pelagens lindas e coloridas com listras distintas.

Gostou de conhecer mais sobre o gato escama de tartaruga? No Blog da Cobasi você encontra muito mais curiosidades sobre o mundo animal. Até a próxima!

Por Joe Oliveira

Redator

Jornalista, é apaixonado por futebol, basquete e, claro, pets! Além de bater uma bolinha e escrever para o Blog da Cobasi, o Joe curte a vida ao lado dos seus melhores amigos: os cachorros vira-latas Zé e Tobby, a gata Marry e o papagaio Louro.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário