Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato filhote de 2 meses pode ficar sozinho? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato filhote de 2 meses pode ficar sozinho

Tutores ficam preocupados quando estão planejando viajar e precisam deixar seus felinos em casa. Mas será que esses pets podem ficar sozinhos? Será que gato filhote de 2 meses pode ficar sozinho em casa? E por quanto tempo?

A resposta depende de uma série de fatores, como idade e personalidade do bichinho. Mas não se preocupe: vamos tirar todas as suas dúvidas a seguir.

Gato filhote de 2 meses pode ficar sozinho: qual é a idade ideal?

Embora independentes, gatos precisam do auxílio diário do tutor, principalmente os felinos mais novos e os mais velhos. Animais com até oito semanas, por exemplo, não podem ficar em casa sozinhos por mais de uma hora.

Conforme crescem, o período aumenta. Veja:

  • gato filhote de 2 meses: pode ficar sozinho por, no máximo, 1 hora;
  • gato de 4 meses: pode ficar sozinho por cerca de 4 horas;
  • a partir dos 6 meses: ficam bem por até 8 horas;
  • gatos adultos: ficam sozinhos por, no máximo, 2 dias.

No entanto, isso só é possível quando o tutor garante que o ambiente está adequado para as próximas horas – ou dias –, em relação à água, comida e caixa de areia. Sem cuidados básicos, ficar sozinho pode prejudicar o bem-estar do pet.

4 cuidados ao deixar o gato sozinho

gato filhote de 2 meses pode ficar sozinho

É muito importante que o tutor mantenha o ambiente agradável acima de tudo. Na verdade, o recomendado é que o felino não passe muitas horas sozinho numa casa sem uma gatificação adequada.

Caso contrário, o animal pode se sentir estressado, triste, ansioso ou nervoso, fatores que favorecem o desenvolvimento de comportamentos agressivos e destrutivos. Além disso, filhotes que passam muito tempo sozinhos tendem a ter uma vida sedentária, o que é prejudicial à saúde física e mental.

Se você for deixar o gato sozinho por algumas horas, é necessário providenciar um ambiente seguro para ele brincar, comer e descansar. Sabia que, se a casa não estiver organizada, o pet pode até tentar fugir?

1) Organize todo o ambiente

Para evitar acidentes, mantenha produtos de limpeza fora do alcance do animal e recolha todos os fios espalhados pela casa. Forneça esconderijos para o gatinho se sentir seguro nas horas em que ficará sozinho.

2) Organize as instalações sanitárias

A caixa de areia deve ficar num local de fácil acesso. Além disso, por ser muito higiênico, o ideal é deixar mais de uma caixa disponível no espaço. Isso porque, se a caixinha ficar suja muito rápido, o felino não irá usá-la. Ao invés disso, você corre o risco de encontrar xixi pela casa.

3) Mantenha ração suficiente e água pela casa

Rações secas podem ficar no comedouro por até 48 horas. Uma opção é investir em modelos automáticos, que liberam alimento conforme o gato come. No entanto, é necessário ensinar o pet a usá-la ou programar os horários em que a comida será liberada.

A água não pode ficar parada. Logo, as melhores opções são utilizar uma fonte ou vários potinhos por todo o lar.

4) Invista na gatificação do lar

A gatificação é uma das melhores formas de entreter gatinhos que ficam sozinhos, sobretudo os mais jovens e cheios de energia. Use arranhadores, jogos interativos, caixas e outros brinquedos divertidos para evitar que fiquem tristes ou estressados.

O ideal é acostumar o felino aos poucos. Como o gato filhote de 2 meses pode ficar sozinho por até uma hora, por exemplo, eduque o pet a partir dessa idade, seguindo o tempo correto para cada fase da vida do animal. Dessa forma, ele ficará cada vez mais seguro e tranquilo ao passar longas horas só.

Opções para não deixar o gato sozinho

Quem vai passar um longo período fora de casa deve deixar o felino sob cuidados de outra pessoa. Uma sugestão é listar todos os cuidados necessários para/com o seu pet e chamar alguém da família para cuidar dele enquanto você viaja.

Você também pode contratar um cat sitter – um profissional responsável por cuidar de felinos profissionalmente.

Hotéis para gatos também são uma opção válida a se considerar. Nesse caso, também é ideal acostumar o felino gradativamente desde cedo, para melhorar sua adaptação em ambientes diferentes.

Para te ajudar enquanto você estiver longe, conheça o Babá em Casa

gato filhote cinza sentado olhando para frente

Apesar de todos cuidados, é possível que seu gatinho ainda se sinta desconfortável, irritado e estressado em casa sozinho. Como visto, o gato filhote pode ficar sozinho por até uma hora! Um período maior que esse causa uma série de malefícios não só ao pet, como ao próprio tutor.

Nesse sentido, o Babá em Casa é a opção certa para o seu animal de estimação! Na segurança e no conforto da sua casa, você garante que seu bichinho será bem cuidado sempre que necessário, com o auxílio de profissionais qualificados.

O Babá em Casa é um serviço de cat sitter da Pet Anjo, com Compra Programada Cobasi. Os Anjos, como são chamados os cuidadores, limpam, brincam, alimentam e penteiam o pet, para que ele não se sinta sozinho, mas feliz e tranquilo.

O gatinho precisará de, pelo menos, duas visitas ao dia, pois cada uma dura uma hora. Durante o período, o cuidador poderá até administrar medicamentos, se necessário, de modo a preservar a saúde do felino.

3 benefícios do Babá em Casa para o seu gatinho

gatos filhotes sentados olhando para frente

Agora você não vai mais precisar se preocupar em encontrar o gato filhote miando sozinho, cabisbaixo e triste! Com os Anjos profissionais da Pet Anjo, seu bichinho estará em boas mãos. Veja mais benefícios do serviço, para não ter dúvidas:

1. Estímulos que evitam o estresse

Na companhia dos nossos cuidadores, seu pet terá estímulos físicos e mentais, responsáveis por diminuir os níveis de estresse. Assim, seu animal fica ainda mais feliz enquanto você está fora!

2. Profissionais qualificados

Todos os profissionais que fazem parte do Babá em Casa foram selecionados e capacitados. Logo, são os melhores para atender todas as necessidades do seu melhor amigo! Tanto é que a Pet Anjo possui uma universidade para treinar e certificar os todos os Anjos parceiros.

3. Suporte 24 horas e seguro veterinário inclusos

Outro grande diferencial do Babá em Casa é que o programa conta com suporte 24 horas e seguro emergencial vip de até R$5 mil. Dessa maneira, o seu pet fica protegido contra qualquer inconveniência.

Então, quando a saudade bater, é só pedir para o Anjo uma foto ou vídeo do seu bichinho. Assim, vocês permanecem sempre juntos, mesmo de longe!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Joyce disse:

    Eu quero uma filhotinha femia pra minha meninas elas amam e querem da orelhinha pequena

Deixe o seu comentário