Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aprenda como adestrar gato com truques fáceis

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como adestrar gato filhote

É possível aprender como adestrar gato, assim como acontece com os cães. Isso porque mesmo que sejam animais independentes e até um pouco teimosos, os felinos são pra lá de inteligentes. Com certeza você vai se surpreender com os truques que um gato pode aprender!

Hoje é dia de falar sobre adestramento de gatos e os benefícios de educar o pet. Além disso, temos dicas para que você possa treinar com o seu amigo.

Tem como adestrar gato?

A resposta é sim. Por mais que os felinos demorem um pouco mais para compreender em relação aos cães, uma rotina de exercícios é suficiente para ensinar o bichinho.

Além dos comandos básicos, como sentar, deitar, ficar e vir quando escuta seu nome, o animal consegue até trazer o brinquedo! Sendo assim, vale a pena entender como adestrar gato independente da idade do felino.

Quais os benefícios de aprender como adestrar gato?

Uma das principais vantagens em ter um gato adestrado em casa é a comunicação entre pet e tutor. Isso porque o tutor ganha respeito frente ao pet. Outro ganho é a diminuição da ansiedade do animal, visto que ele sabe o que o tutor espera dele através dos comandos. Não tem como negar, um pouco de disciplina vai bem.

Por fim, pensando em gatos agressivos ou mais sistemáticos, o adestramento auxilia no comportamento do bichinho. É possível que ele fique mais calmo e menos estressado. 

3 dicas de como ensinar truques para os gatos

como adestrar gato em casa

Existem semelhanças com o adestramento de cães, mas como adestrar um gato tem certas particularidades. Uma delas é o momento em que você fala o comando. A seguir temos dicas para você aprender como adestrar um gato filhote ou até mesmo um adulto. A única diferença é que os felinos quando pequenos são mais adeptos a experimentar coisas novas.

Faça bom uso dos petiscos

Assim como os cães, os gatinhos adoram ganhar recompensas, ainda mais se for seu petisco favorito. Na hora de ensinar comandos como o “senta”, você deve atrair a atenção do gato com o biscoito, esperar que ele sente e, logo em seguida, falar o comando. Depois, basta dar o petisco, elogiar e oferecer um carinho.

Como adestrar um gato a fazer as necessidades no lugar certo

Uma das primeiras preocupações dos tutores é mostrar para o pet o famoso banheiro. No caso dos felinos, a caixa de areia costuma ser o ponto focal. Neste momento, existem produtos que estimulam o aprendizado, são os educadores higiênicos.

Esses itens possuem cheiros que afastam ou atraem o animal até um determinado ponto. Ou seja, o lugar das necessidades.

Hora de ensinar a dar a patinha 

Um truque divertido e fofo é tocar a patinha do animal. No caso dos gatos, você deve começar segurando o petisco acima da cabeça dele. Logo em seguida, no momento que ele levantar a pata para alcançar, diga “dá a patinha” ou o comando que preferir.

Deu certo? Faça carinho, ofereça um petisco e parabenize seu amigo! Depois, basta continuar o treino com mais repetições.

É fato que aprender como adestrar gatos domésticos é questão de paciência e carinho. Com o tempo o pet estará dando a patinha, sentando e até mesmo deitando. Por fim, temos certeza que a comunicação entre vocês ficará ainda melhor. Quer aprender mais sobre felinos? Vem com a gente:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Julia ferrinhasco disse:

    Quero um gatinho com uns 2 meses. Mas não quero muita frescura. Será um companheirinho e o criarei com amor

  2. Alice Farias disse:

    Tenho um gatinho branco e está aparecendo uma manchinha na pele dele e está crescendo muito o que eu faço?

    • Cobasi disse:

      Olá, Alice! tudo bem?
      É necessário entender o que de fato gera esse sintoma no pet. Portanto, recomendamos que procure um veterinário, pois somente o profissional é capaz de diagnosticar e tratar o seu animalzinho.

  3. Mariluce disse:

    Oi moro em casa e os gatos dos vizinhos estão vindo defecar no meu portão, tinha areia agora já retiramos e eles continuam a defecar mesmo sem areia tem algum produto que eu possa usar pra eles não defecarem mas na calçada e no meu quintal

Deixe o seu comentário