Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como fazer o gato parar de defecar no lugar errado?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como fazer o gato parar de defecar no lugar errado

Se o seu gato não usa a caixinha de areia para fazer as necessidades, saiba que existem algumas maneiras de fazer seu gato parar de defecar no lugar errado!

Mas, primeiro, é importante que você saiba que o sucesso da caixa sanitária está relacionado com a escolha do equipamento e de como você apresenta o acessório ao felino.

Neste artigo você vai aprender como fazer isso da melhor forma!

Como fazer o gato parar de defecar no lugar errado? Escolha a caixa sanitária

Apresente quanto antes a caixa sanitária para o pet, pois desta maneira será mais fácil de ele utilizar o objeto. Por isso, para ensinar o gato filhote, ou adulto mesmo, providencie o acessório antes de o pet chegar em casa.

Na hora de escolher a caixa, a principal dica é ficar atento ao tamanho: ela deve ser grande para o gato se virar dentro dela e conseguir cavar.

Antes de ir a uma loja, saiba que você pode encontrar modelos mais modernos de caixa de areia, além da bandeja higiênica. Existem modelos que vêm com peneira e que dispensam o uso da pá coletora, mas se o modelo que você escolher não tiver peneira, é preciso comprar uma pá junto com a caixa.

Segundo passo: que areia eu levo?

A escolha da areia é um dos passos mais difíceis, pois cada felino vai se adaptar a um tipo específico, mesmo você escolhendo outro. Por isso, no começo, a dica é testar aquelas que facilitam a rotina como as biodegradáveis, que podem ser descartadas no vaso sanitário, ou as de sílica.

Veja abaixo a matéria sobre como escolher areia para gato.

Terceiro passo: apresente a caixa sanitária ao gato

Os gatos nem sempre encontram a caixa de areia rápido e nem entendem de imediato o propósito da bandeja. Então, o ideal é que você mostre ao felino o local onde ficará a caixa sanitária, colocá-lo dentro dela e incentivar os movimentos de enterrar com as patinhas da frente.

O melhor momento para fazer isso é depois de ele se alimentar, pois o gato vai entender que aquele é o lugar para fazer as necessidades.

Meu gato não usa caixa sanitária. O que pode ser?

Como fazer o gato parar de defecar no lugar errado

Se você já seguiu essas orientações, mas seu gato se recusa a usar a caixa de areia, ou se ele parou de usar de uma hora para a outra, é importante investigar as causas para esse comportamento junto ao veterinário.

Entretanto, vale avaliar se:

  • A caixa está em local movimentado e barulhento. Gatos gostam de privacidade e precisam se sentir seguros para fazer as necessidades;
  • A caixa é muito pequena e o gato não consegue dar uma volta sem se espremer;
  • A areia tem perfume, levanta poeira ou incomoda o felino;
  • A areia está suja e com odor forte;
  • O número de caixas de areia é insuficiente para o número de gatos na casa. O ideal é que tenha uma caixa para cada gato;
  • Um dos gatos está sendo impedido de usar a caixa;
  • Verifique a altura da caixa, pois se ela estiver muito alta, gatos filhotes e idosos não conseguem alcançar.

Meu gato está fazendo xixi fora da caixa

Durante o aprendizado ou se quando o gato já sabe usar a caixa e você flagrou ele fazendo as necessidades fora da caixa, não brigue com o gato. Também não tente retirá-lo deste local enquanto ele ainda está fazendo xixi.

É importante identificar o motivo de isso estar acontecendo e se continuar, vale levá-lo ao veterinário para ver se ele está sofrendo de alguma doença física ou se o xixi em lugar errado é uma alteração de comportamento.

Veja aqui outros cuidados que você precisa ter com os gatos

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

12 Comentários

  1. Rosana Aparecida de Souza disse:

    Não consigo fazer com que minha gatinha filhote defeque na caixinha de areia não sei mais oque fazer. Por favor me ajudem desde já agradeço muito obrigado

  2. Denise Silva disse:

    Olha tenho uma gata castrada, porém ela não sai pra rua pra fazer suas necessidades, gosta de fazer na área. Já tentei de tudo, vinagre, pimenta.E não aguento mais ficar limpando fezes.
    O que devo fazer para que ela saía para fazer suas necessidades na rua. À ela tá velha já. Só come e bebe e só fica deitada. Não sai de jeito nenhum pra rua, nem pra passear. Me ajude por favor?
    Obrigado.

  3. Maria ines disse:

    Boa noite adotei uma gatinha deve ter uns 2 meses ,ela faz as necessidades na areia mas tbm comecou a fazer em cima das camas oque posso fazer p ela parar ??desde de já obg .

    • Cobasi disse:

      Olá, Maria Ines. Como vai? São váras as razões que podem fazer a sua gatinha não usar a caixa de areia. Verifique se a areia está limpa, em caso positivo, teste outros tipos de granulados. A caixa de areia também pode ter difícil acesso, ter as bordas altas ou ter sido colocada em um local inadequado. Esperamos ter ajudado. =)

  4. Thais disse:

    Eu tenho uma gatinha de 2 anos. Desde que peguei ela nunca se adaptou a caixa de areia sempre faz suas necessidades pela casa toda. Castrei a mesma pensando que era por isso e o problema continua, não aguento mais me ajude

    • Cobasi disse:

      Olá, Thais! Tudo bem?

      É importante identificar o motivo de isso estar acontecendo, e como você já tentou muitas opções e nenhuma delas deu resultado, vale levá-lo ao veterinário para verificar se esse é um problema físico ou comportamental.

  5. Lara disse:

    Oq faço meus gatos fazem coco na grama ….meu marido está doido cm isso .. oq faço pra elas parar de fazer coco na grama

  6. Vilma disse:

    Não tenho gato, mas o da vizinha vem e faz o coco na minha varanda e no meu quintal….se onde ele mora tem pote de areia como faço pr que não venha mas ,me ajuda

    • Cobasi disse:

      Olá, Vilma! Para evitar que o gato da vizinha use sua varanda e quintal como banheiro, tente instalar barreiras físicas. Certifique-se de que essas medidas sejam seguras e não prejudiquem o gato. Conversar com sua vizinha sobre manter a caixa de areia do gato limpa também pode ajudar.

Deixe o seu comentário