Como fazer o gato parar de defecar no lugar errado?

Compartilhar:


Como fazer o gato parar de defecar no lugar errado

Se o seu gato não usa a caixinha de areia para fazer as necessidades, saiba que existem algumas maneiras de fazer seu gato parar de defecar no lugar errado!

Mas, primeiro, é importante que você saiba que o sucesso da caixa sanitária está relacionado com a escolha do equipamento e de como você apresenta o acessório ao felino.

Neste artigo você vai aprender como fazer isso da melhor forma!

Como fazer o gato parar de defecar no lugar errado? Escolha a caixa sanitária

Apresente quanto antes a caixa sanitária para o pet, pois desta maneira será mais fácil de ele utilizar o objeto. Por isso, para ensinar o gato filhote, ou adulto mesmo, providencie o acessório antes de o pet chegar em casa.

Na hora de escolher a caixa, a principal dica é ficar atento ao tamanho: ela deve ser grande para o gato se virar dentro dela e conseguir cavar.

Antes de ir a uma loja, saiba que você pode encontrar modelos mais modernos de caixa de areia, além da bandeja higiênica. Existem modelos que vêm com peneira e que dispensam o uso da pá coletora, mas se o modelo que você escolher não tiver peneira, é preciso comprar uma pá junto com a caixa.

Segundo passo: que areia eu levo?

A escolha da areia é um dos passos mais difíceis, pois cada felino vai se adaptar a um tipo específico, mesmo você escolhendo outro. Por isso, no começo, a dica é testar aquelas que facilitam a rotina como as biodegradáveis, que podem ser descartadas no vaso sanitário, ou as de sílica.

Veja abaixo a matéria sobre como escolher areia para gato.

Terceiro passo: apresente a caixa sanitária ao gato

Os gatos nem sempre encontram a caixa de areia rápido e nem entendem de imediato o propósito da bandeja. Então, o ideal é que você mostre ao felino o local onde ficará a caixa sanitária, colocá-lo dentro dela e incentivar os movimentos de enterrar com as patinhas da frente.

O melhor momento para fazer isso é depois de ele se alimentar, pois o gato vai entender que aquele é o lugar para fazer as necessidades.

Meu gato não usa caixa sanitária. O que pode ser?

Como fazer o gato parar de defecar no lugar errado

Se você já seguiu essas orientações, mas seu gato se recusa a usar a caixa de areia, ou se ele parou de usar de uma hora para a outra, é importante investigar as causas para esse comportamento junto ao veterinário.

Entretanto, vale avaliar se:

  • A caixa está em local movimentado e barulhento. Gatos gostam de privacidade e precisam se sentir seguros para fazer as necessidades;
  • A caixa é muito pequena e o gato não consegue dar uma volta sem se espremer;
  • A areia tem perfume, levanta poeira ou incomoda o felino;
  • A areia está suja e com odor forte;
  • O número de caixas de areia é insuficiente para o número de gatos na casa. O ideal é que tenha uma caixa para cada gato;
  • Um dos gatos está sendo impedido de usar a caixa;
  • Verifique a altura da caixa, pois se ela estiver muito alta, gatos filhotes e idosos não conseguem alcançar.

Meu gato está fazendo xixi fora da caixa

Durante o aprendizado ou se quando o gato já sabe usar a caixa e você flagrou ele fazendo as necessidades fora da caixa, não brigue com o gato. Também não tente retirá-lo deste local enquanto ele ainda está fazendo xixi.

É importante identificar o motivo de isso estar acontecendo e se continuar, vale levá-lo ao veterinário para ver se ele está sofrendo de alguma doença física ou se o xixi em lugar errado é uma alteração de comportamento.

Veja aqui outros cuidados que você precisa ter com os gatos

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário