Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato himalaio: qual o segredo da incrível genética desse felino?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Que o Gato Himalaio é uma fofura, todos nós sabemos, mas você conhece a história por trás de tanto carisma?

A genética dele fala por si só, pois é uma miscigenação de duas raças bastante conhecidas: gato Siamês e Persa. Isso ajuda bastante na personalidade brincalhona e dócil do gato Himalaio. 

Se você pensa em adotar um ou já adotou e está encontrando algumas dificuldades na criação desse gato exótico, seja com características físicas, personalidade ou alimentação, esse artigo foi feito para você!

Fique comigo e desvende todos os mistérios desta raça. Boa leitura!

Qual a origem do gato Himalaio?

Essa não é uma raça qualquer. Desde 1930, nos Estados Unidos, que a miscigenação dessas duas raças é uma vontade forte de muitos tutores, em destaque estão: Marguerita Gorforth, Virginia Cobb e Dr. Clyde Keller.

A partir desta década, vários experimentos foram feitos para unificar o Gato Siamês e o Gato Persa.

Foi iniciado um programa de procriação em produção do gato Himalaio na Inglaterra, que mais tarde foi interrompido durante a Segunda Guerra Mundial, porém foi retomado posteriormente. 

Oficialmente, o reconhecimento do gato Himalaia aconteceu em 1957, quando as Associações ACFA, FIFe e TCIA aprovaram essa raça. 

O seu nome é uma clara referência aos coelhos Himalaio, por conta do padrão de cores da pelagem se parecerem bastante.

Entretanto, existem outros nomes que são relacionados a esses gatos conforme as regiões que habitam. Um exemplo é: persa colourpoint.

Conheça as principais características desse felino

O gato himalaio é um felino de porte médio e a sua altura oscila entre 20 a 25 cm, pesa de 3 a 5 kg e eles podem viver até 8/11 anos.

Em semelhança ao Gato Persa as suas características são bem chamativas, isso faz com que o Gato Himalaio nunca passe despercebido nos lugares onde vai.

Entre essas atribuições estão: corpo robusto coberto por pelos longos, densos e finos. Os olhos grandes com a cabeça redonda também lembram muito os Persas. 

Do gato Siamês, ele carrega semelhança nas extremidades do focinho, patas, cauda e orelhas com um tom mais escurecido que as demais partes do seu corpo.

Geralmente, sua cor varia entre castanho, preto, azul, marrom e camuflado (o famoso gato escaminha). Normalmente, é um gato de aparência extrema. 

Quais os cuidados que Gato Himalaio necessita?

Se trata de um gato com necessidade de atenção moderada por conta do volume muito grande em sua plumagem e tendência a perder muito pelo. 

Emocionalmente, ele tem um temperamento leve e basta o tutor dar um pouco de atenção e comprar um brinquedo interativo que fica tudo bem.

Mudanças de rotina não são um problema para ele. Portanto, é um animal de estimação muito dócil e agradável. 

Entretanto, a maior parte da atenção para o Gato Himalaio está concentrada em sua pelagem, já que ela cai bastante.

Por isso, a sua alimentação deve ser controlada para evitar problemas futuros.

Para te ajudar a cuidar do seu gato himalaio, confira as seguintes dicas:

Alimentação

O gato Himalaio precisa ser estimulado a fazer exercícios físicos, pois pode ser muito preguiçoso, e por essa razão a sua alimentação deve ser bem cautelosa. 

É importante conversar com o veterinário para que ele indique as formas de tratamentos que ele precisa e sempre tenha à disposição uma boa ração para gatos conforme a idade, castração e necessidade. Isso irá garantir uma nutrição adequada para seu bichinho. 

Cuidados com os pelos

A quantidade imensa de pelos requer bastante atenção, por isso a escovação diária no gato Himalaio é uma necessidade. 

Se não tiver esse cuidado o seu animal corre o risco de ter a saúde prejudicada com as temíveis bolas de pelo formadas no trato digestório.

Isso pode acontecer durante a ação de autolimpeza comum em todos os gatos. 

Brinquedos também são bem-vindos

Aqui está outra necessidade para esse animal, eles não gostam de lugares muito altos, preferem estar na companhia de seu tutor sempre. 

Portanto, buscar formas de entretenimento básicas para ele é uma boa opção. Os brinquedos especializados para gatos e arranhadores cumprem muito bem esse papel. 

Curiosidades sobre o gato Himalaio

Atualmente, o preço de um filhote da raça de gato Himalaio está bem elevado, cerca de 2 mil a 5 mil reais

Isso acontece por motivo de padrão e sexo do animal, além de que a descendência deles contam também. Se o filhote for de uma linhagem de campeões ou importados, acaba saindo ainda mais caro. 

Não é necessário dar banhos regularmente neles, pois a sua língua poderosa dar conta do recado, exceto em casos de manchas muito fortes.

Nessas situações, é necessário um banho acompanhado de instruções de veterinário, pois essa raça tende a ser muito agitada quando se trata de fazer a higienização.

Gostou desse artigo? Em nosso blog você encontra instruções, dicas e novidades do mundo animal. Confira os nossos posts semelhantes sobre gatos:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário