Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato pode comer alface? Saiba os riscos desse vegetal

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Descubra aqui se seu gato pode comer alface

Para nós, humanos, uma dieta que inclua salada é tudo de bom, não é? Mas será que o que é bom para o nosso organismo também é bom para o organismo do nosso gato? Será que gato pode comer alface?

Essa é uma pergunta muito importante, pois os nossos pets com essa folha que é tão recomendada para a nutrição humana. 

Antes de responder, vamos primeiro falar sobre um ponto muito importante: a alimentação natural dos gatos. Quais são os alimentos que não podem faltar no dia a dia deles? Quais são mais benéficos ao corpo e possuem mais nutrientes específicos para o organismo desse felino?

Vamos lá?! 

Alimentação do natural dos gatos

Para começar, precisamos entender que os gatos, apesar de já conviverem em meios aos humanos há mais de 7 mil anos, ainda possuem muitos traços de sua origem selvagem.

Portanto, quando o assunto é a alimentação de gatos, é fundamental considerar que os gatos são felinos carnívoros, ou seja, se alimentam exclusivamente de carne. 

Dito isso, pessoas que tenham adotado um gatinho, precisam ajudá-los a se adaptarem à realidade dentro de casa e tentarem ao máximo introduzir traços de sua alimentação natural para que o corpo dele consiga absorver os nutrientes necessários para que ele cresça feliz e saudável.

Sendo assim, o mais recomendado é alimentar os nossos gatos com a ração própria para a espécie deles. Ela por si só é capaz de conceder as vitaminas e nutrientes necessários, saciar a fome, além de ter um gosto e cheiro agradável para o paladar e olfato do felino. 

Ah, então se os gatos são carnívoros, eles não podem comer nada além carne? Não necessariamente. Os gatos podem comer diversos alimentos que estão inseridos dentro da dieta humana. Mas é preciso tomar muito cuidado porque não são todas as coisas que fazem bem ao nosso pet. Então, o ideal é consultar antes o que ele pode ou não comer.

Afinal, gato pode comer alface?

Como já dissemos aqui, gatos são animais carnívoros. Então, o organismo deles é preparado para receber e digerir alimentos com bastante proteína. A alface, por sua vez, é um alimento muito concentrado em fibra, fato que pode dificultar a digestão e impedir a absorção dos nutrientes necessários para o corpo dele. 

Outro ponto relevante é que, por serem animais carnívoros, dificilmente os gatos irão se interessar por alimentos como a alface. Isso porque ela possui um cheiro e gosto muito neutros que dificultariam o processo de reconhecimento do alimento por parte dos gatos, já que eles fazem isso através do olfato e paladar. 

Dito isso, a resposta para a pergunta se gato pode comer alface é não. Não é recomendado dar alface aos gatos, porque não é ideal para a nutrição deles, além de que pode não ser um alimento muito atrativo para eles. 

Meu gato comeu alface, o que eu faço?

Descubra aqui se seu gato pode comer alface

Não é recomendado dar alface ao gato, mas como conhecemos os bichinhos que temos em casa, é muito capaz que, vez ou outra, eles vejam a alface ali dando sopa e queiram experimentar . Caso isso aconteça, não precisa entrar em pânico. A alface não indica nenhum risco grave ao gato, como uma intoxicação alimentar. 

Caso o seu gato coma alface, a única recomendação é que você fique de olho para a quantidade ingerida por ele e para a reação do corpo dele nas próximas horas. A alface quando ingerida em grande quantidade por eles, pode causar problemas intestinais, como diarreia. 

Nesse caso, se você tiver dúvidas ou problemas, o ideal é consultar um veterinário que poderá te orientar sobre como proceder em uma situação como essa. 

E aí, esse post sanou suas dúvidas? Saiba mais indicações sobre a melhor dieta para o seu gato: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário