Gato pode comer amendoim? Descubra!

Compartilhar:


O amendoim é um petisco bastante adorado pelos humanos, devido à sua crocância e ao seu sabor. Daí, surge aquela dúvida: será que os gatos podem comer amendoim? Esses animais curiosos e manhosos estão sempre de olho nos alimentos de seus tutores, e quando fazem aquela “carinha de dó”, fica difícil resistir à vontade desses pets. Entretanto, muitos alimentos são tóxicos para os felinos, sendo preciso considerar se o petisco é uma boa opção mesmo. Veja mais detalhes neste artigo!

Meu gato pode comer amendoim? Faz bem ou mal?

Apesar de ser uma opção bastante saborosa e apetitosa para nós, humanos, o amendoim não deve ser um petisco para esses felinos. É um alimento que não prejudica a saúde do pet, ou seja, não é tóxico, mas tampouco traz benefícios para enriquecer a vida do gatinho.

Entretanto, se não faz mal para o meu gato de estimação, posso oferecer o petisco de vez em quando? Vamos pensar da seguinte maneira: o seu pet precisa suprir os nutrientes, minerais, fibras e vitaminas adequadas ao organismo, certo? 

Pois bem, o amendoim é um alimento que não entra em nenhuma dessas categorias, não oferecendo nenhum valor nutricional. Pelo contrário, o amendoim se transforma em uma opção bastante calórica para ele. Em vista disso, vale super a pena pensar em outros petiscos que são realmente apropriados para a saúde desse animal. 

Gato pode comer pasta de amendoim? E paçoca?

Outro fator que precisa ser levado em conta é a possibilidade de o seu gatinho ter alergia ao amendoim, um problema bastante comum, tanto entre os humanos, quanto entre os felinos. Por isso, a melhor alternativa é evitar o alimento e seus derivados, como a pasta de amendoim, a paçoca e outros.

Caso o seu pet tenha alergia, oferecer esse petisco pode ocasionar graves consequências e você precisará levá-lo imediatamente a um veterinário. 

gato pode comer amendoim

Quais petiscos oferecer ao gato?

Caso você esteja em busca de um petisco para o seu felino, saiba que existem várias opções saudáveis para enriquecer a saúde do seu pet, desde que oferecidos em quantidades moderadas.

Antes de pensar nos “snacks”, é importante lembrar que a base da alimentação do pet são as rações. Afinal, são os alimentos criados especialmente para suprir as necessidades dos gatinhos!

Voltando aos petiscos, há boas opções em forma de bifinhos, biscoitos, frutas e muito mais. Em dias mais calorentos, por exemplo, é super válido oferecer mamão, melancia, melão, banana, maçã e outras frutas frescas.

Em caso de dúvidas, consulte um médico-veterinário de sua confiança para estabelecer uma alimentação balanceada para seu pet. Ele também é o profissional ideal para te ajudar a encontrar petiscos agradáveis e esclarecer todas as suas perguntas a respeito desse assunto. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário