Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato triste: descubra o que é e como cuidar do seu animal

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato triste deitado no chão
Um gato triste pode indicar sério problemas de saúde com o seu pet

Você sabe o que significa um gato triste? Ter um felino mais recluso, que fica mais quieto do que o normal, pode ser o sinal de que há algo de errado com a saúde dele.

Por isso, aprenda a identificar os principais sinais de um gato triste, o que esse comportamento quer dizer e como ajudar o seu animal de estimação. Confira! 

Quando o gato fica triste?

Há uma série de motivos que fazem um gato ficar triste. O desânimo pode ser desencadeado por doenças e fatores comportamentais ou psicológicos. Conheça os principais.

1. Falta de estímulo ao instinto

O gato é um animal que, apesar de ter sido domesticado, ainda preserva instintos selvagens ancestrais. Por causa disso, eles precisam de estímulos por parte dos tutores.

Estar em um ambiente sem gatificação, enriquecimento ambiental ou brincadeiras de caça deixam um gato triste.

Sem poder contar com esses estímulos, o seu animal de estimação ficará mais recluso, estressado e ansioso. Podendo até desenvolver depressão.

2. Capacidade sensitiva dos felinos

Um gato triste também pode ser um reflexo do sentimento do seu tutor. Os felinos são animais sensitivos e conseguem perceber quando estamos felizes ou tristes.

Isso quer dizer que, se o gatinho estiver quieto e triste, o motivo pode ser você. Em virtude disso, é importante estarmos sempre atentos às nossas emoções.

3. Experiências traumáticas

Experiências traumáticas do passado costumam ser uma fonte de tristeza em gatos que acabaram de ser adotados.

Um animal que sofreu maus-tratos tem dificuldade de confiar em seus tutores e ambientes que não são familiares. Então, é normal que ele fique mais isolado durante a adaptação.

4. Chegada de um novo pet na família

A chegada de um novo animal de estimação na família pode se tornar um gatilho de tristeza em seu gato.

A presença de um cachorro ou gato novo no mesmo ambiente, acaba gerando ciúmes e a disputa por recursos e atenção.

Até que o período de adaptação seja superado, é possível que o gato fique triste, isolado e evite a interação com tutores e novos membros da família.

5. Alteração na rotina do animal de estimação

Os gatos são conhecidos por gostarem de uma rotina pré-estabelecida. Para que eles se sintam seguros, o ideal é que eles tenham total controle do ambiente.

A troca da ração, mudança do lugar de um móvel ou a chegada de uma nova pessoa na casa podem desencadear estresse e deixar o seu gato triste.

6. Dores e doenças 

Outros fatores que deixam um gato triste são dores e doenças. Ao perecer alterações bruscas no comportamento do pet e sinais clínicos, procure um médico-veterinário.

Um diagnóstico precoce, além de acabar com a tristeza do seu animal de estimação, torna o tratamento e o restabelecimento do bem-estar do pet mais rápido.

Gato triste: sintomas mais comuns

gato triste e despenteado
O falta de cuidado com a higiene é um sinal de que seu gato está triste

O principal sintoma de um gato triste é a mudança brusca em seus padrões de comportamento. Lembre-se, o felino é um animal que adora uma rotina.

1.  Alteração no miado do gato

Uma das mudanças mais perceptíveis pelo tutor é a alteração do tom e da frequência do miado do gato.

Um miado mais espaçado e baixinho ou intenso e frequente, são sinais de que há algo errado com pet. Normalmente, esse comportamento indica tristeza ou depressão.  

2. Descuido com a própria higiene

Os felinos são considerados animais higiênicos, afinal de contas passam o dia se lambendo e evitam usar a caixa de areia se ela não estiver limpa.  

Quando esse cuidado com a própria higiene fica em segundo plano, é indício de que o seu gato está triste.

Nessa questão, o sintoma mais evidente é o gato evitar o banheiro e fazer suas necessidades em diferentes locais da casa. Como se ele estivesse de mau humor ou quisesse chamar a atenção.

4. Alimentação irregular

Um gato triste ou com depressão tende a passar mais tempo deitado. Além de preferir dormir por horas a se alimentar, já que a fome tende a ser menor, pois há menos gasto de energia.

5. Comportamento agressivo

O seu gato sempre adorou brincar e interagir com os tutores e, do nada, passou a atacá-lo? Essa mudança brusca é um indicativo que o gato está triste ou depressivo.

6. Passa o dia todo escondido

Os gatos adoram brincar de se esconder pela casa. Porém, se ele fica longos períodos escondido para evitar a interação com tutores ou outros pets, é melhor prestar atenção! 

Gato triste: o que fazer para ajudar o animal?

gato brincando no playground
Estimular brincadeiras e exercícios mantém um gato feliz e ativo

Ao perceber que o seu animal tem algum sintoma de gato triste, o recomendado é buscar a orientação de um médico-veterinário.

Só um profissional especializado é capaz de identificar o que está deixando o seu gato triste e prescrever o tratamento mais adequado.

Além disso, passeios frequentes, interações e estímulos de instintos de caça com brinquedos são altamente recomendados. Mas sempre com o acompanhamento de um veterinário.

Em casos mais graves, é possível que seja necessário a administração de medicamentos ou até a troca da ração do gato. O importante é que a condição do gato tem cura!

Gostou de conhecer mais sobre o gato triste e o que fazer nessas situações? Então, conte para gente: o que você tem feito para manter o seu animal de estimação alegre e saudável.

Fique por dentro…

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Gilda Maria de Oliveira disse:

    Minha dia gatinha passaram por uma muda de casa .e nisso elas estão muito triste e co muito medo.

Deixe o seu comentário

7 dicas para cuidar de gato no calor Gato vira-lata: conheça e se apaixone! O gato de cada signo Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose 4 sinais que o seu pet está com pulgas
7 dicas para cuidar de gato no calor Gato vira-lata: conheça e se apaixone! O gato de cada signo Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose 4 sinais que o seu pet está com pulgas
7 dicas para cuidar de gato no calor Gato vira-lata: conheça e se apaixone! O gato de cada signo Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose 4 sinais que o seu pet está com pulgas