Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Seu gato urina em pessoa? Entenda o que isso significa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato urina em pessoa

Os gatos são animais muito limpinhos, no entanto, quando o gato urina em pessoa ou objeto, pode ser que algo esteja errado. Mas calma, isso pode ser apenas o gato querendo marcar território

Os gatos são animais muito conhecidos por usar caixas de areia e eles não costumam fazer xixi nas pessoas com frequência, portanto, quando isso acontece, pode ser que ele esteja passando por alguns problemas

Continue lendo para entender o que causa este comportamento nos gatos e como ajudá-lo a enfrentar este problema.

Por que o gato urina em pessoa?

Embora seja pouco comum ver um gato fazendo xixi nas pessoas, quando isso acontece pode ser simplesmente uma forma do pet marcar território, no entanto, é importante estar atento, afinal, este comportamento também pode indicar outros problemas com o felino. 

Gatos são animais muito metódicos e eles detestam a mudança de rotina, urinar em pessoas pode ser um dos sintomas dessas mudanças

Caso você tenha mudado de casa, adotado um novo pet ou até mesmo mudado alguns móveis, pode ser que o gato esteja se sentindo desconfortável, por isso, urinar no lugar errado pode ser uma manifestação de descontentamento do felino. 

Na maioria das vezes em que o gato faz xixi no tutor ou no lugar errado, pode ser um indicativo de que o gato está ansioso ou incomodado. Tudo isso pode ter relação com essa mudança de rotina, por isso, é necessário observar se o felino está nervoso com alguma coisa. 

Nestes casos, pode ser que o gato apresente outros sinais, como ficar escondido, evitar caricias, não se alimentar adequadamente ou apresentar choros e miados em excesso.

Caso o gato esteja apresentando alguns destes sinais, é importante consultar um veterinário para averiguar o que pode estar causando o problema e qual a melhor maneira de tratar. 

Problemas no trato urinário fazem o gato urinar em pessoa?

Além dos problemas relacionados a mudanças de rotina, alguns problemas no sistema urinário dos gatos podem fazer com que ele fique fazendo xixi no lugar errado. 

Existem diversos problemas no trato urinário que podem causar dor e urgência na hora de urinar, fazendo com que o pet acabe fazendo xixi em locais inadequados, como é o caso dos cálculos na bexiga ou infecções bacterianas.

Além disso, problemas nos rins e no fígado podem colaborar com o problema, uma vez que fazem os gatos beberem mais água, urinando com maior volume e frequência. 

Caixa de areia dos gatos

A caixa de areia dos gatos é outra questão que merece atenção, afinal, caso a caixa esteja muito suja ou posicionada em um local inadequado, é possível que os felinos tenham dificuldade em fazer suas necessidades. 

Além disso, os gatos idosos merecem ainda mais atenção, afinal, é comum que os felinos mais velhos tenham distúrbios hormonais, problemas nos nervos e nas articulações, fazendo com que eles tenham maior dificuldade em alcançar a bandeja de areia

Portanto, garanta que a caixa de areia esteja sempre limpa e posicionada em um local de fácil alcance do gato. 

gato fazer xixi no lugar correto

Como fazer o gato parar de urinar em pessoas?

Apesar de o motivo do gato urinar em pessoa estar associado a alguns distúrbios, é possível ajudar o gatinho a se sentir mais confortável na hora de urinar. 

Para isso, deixe a caixa de areia em um local de fácil alcance, de preferência, próximo dos lugares que ele se sente mais confortável. 

O ideal, é deixar a caixa de areia em um local tranquilo e longe de muitos movimentos. Além disso, é fundamental que a caixa de areia esteja sempre limpa e caso você tenha mais de um gato, garanta uma caixa para cada um deles. Afinal, os gatos são animais muito limpos e não gostam de fazer suas necessidades em lugares sujos

Se o gato fizer xixi no lugar errado, coloque a caixa de areia neste local. Pode ser que ele se sinta mais confortável lá. 

Gostou dessas dicas? Acesse nosso blog e leia mais dicas sobre gatinhos:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário