Saiba se um golfinho é mamífero e outras curiosidades da espécie

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
golfinho é um mamífero no mar
O golfinho é um mamímero, pois seu organismo tem a capacidade de produzir leite

O golfinho é um mamífero, já que possui a capacidade de produzir leite e seu dorso contém pelos, diferentemente dos peixes marinhos.

Confira uma explicação detalhada sobre porque os golfinhos são considerados animais mamíferos, além das principais características e curiosidades.

O que são animais mamíferos?

Os mamíferos são animais que, além da glândulas mamárias e pelos pelo corpo, apresentam as seguintes características:

  • sistema nervoso superdesenvolvido;
  • dentição completa;
  • sistema circulatório fechado e completo;
  • respiram por meio dos pulmões;
  • sistema excretor formado por dois rins;
  • fecundação interna;
  • podem ser classificados como herbívoros, carnívoros e onívoros.

Qual a classificação dos golfinhos?

Dentro da classe dos mamíferos, os golfinhos são classificados na ordem cetácea, a mesma de baleias, botos e orcas.

As principais características dos cetáceos são o corpo alongado e aquele furo na parte de cima do dorso que permite a respiração fora da água. O formato único do corpo é essencial para que eles possam nadar com velocidade de até 40km/h.

Outras características dos golfinhos

Os golfinhos são espécies que estão presentes em todos os oceanos e rios de água doce da Ásia e da América do Sul. Na fase adulta, esse animais podem medir entre 1,5 e 10 metros de comprimento, dependendo da espécie.

Além da variedade de tamanho, é possível encontrar, na natureza, golfinhos com as seguintes cores: rosa, branca, cinza, branca e preta.

Curiosidades sobre os golfinhos

Depois de responder à pergunta se o golfinho é um mamífero e abordar as principais curiosidades sobre a espécie, separamos algumas curiosidades.

Quantos anos vive um golfinho?

golfinhos no mar
Os golfinhos podem viver até 30 anos em seu habitat natural

A expectativa de vida de um golfinho gira em torno de 25 a 30 anos, desde que não haja interferência humana em sua habitat ou captura ilegal.

A gestação de um golfinho costuma durar entre 10 e 12 meses, dependendo da espécie. A cada ciclo de reprodução, a golfinho fêmea dá à luz a um filhote, ao qual passa mais de 13 meses amamentando.

O que um golfinho come?

Os golfinhos são animais carnívoros. Por isso, sua alimentação é exclusivamente baseada em pequenos peixes, crustáceos e moluscos. Entre eles estão as lulas e os polvos.

A comunicação dos golfinhos

O golfinho é um mamífero que se comunica por um sistema chamado ecolocalização. Isso quer dizer que cada animal emite uma onda sonora que permite que ele identifique outros golfinhos e presas no oceano.

Quais são os principais predadores dos golfinhos?

Na natureza, os principais predadores da espécie são as baleias cachalote e os tubarões.

Quantas espécies de golfinhos existem?

No mundo, estima-se que existam cerca de 35 espécies de golfinhos. No Brasil, a mais conhecida é o boto cor-de-rosa, que vive nos rios da Amazônia.

Gostou de saber que o golfinho é um mamífero e outras curiosidades da espécie? Para conhecer outros mamíferos, continue navegando no Blog da Cobasi.

Banner superior | webdoor | Canal do WhatsApp

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por pets e plantas, Rodrigo compartilha no Blog da Cobasi dicas valiosas para quem busca cuidar melhor dos animais e trazer mais verde para o lar. Com ampla experiência em produção de conteúdo, une conhecimento e prática para orientar tutores e apaixonados por jardinagem de forma acessível e eficiente.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário