Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Herpes canina: sintomas, tratamento e prevenção

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Seu cãozinho está com a pele avermelhada e pequenas feridas? Pode ser herpes canina! Afinal, este é um problema mais comum do que imaginamos e pode atingir cachorros de todos os portes, raças e idades.

Semelhante à herpes humana, a doença é uma infecção viral transmissível entre indivíduos da mesma espécie. Além dos ferimentos, a doença ainda pode apresentar outras questões clínicas.

Então continue a leitura e conheça as características da herpes canina, quais são os principais sintomas e o tratamento adequado.

O que é a herpes canina?

A herpes em cachorro é potencialmente perigosa em filhotes

A herpes em cães é causada pelo herpesvírus canino (HVC) e pode acometer animais de qualquer idade e raça. Sua manifestação pode variar e acontece principalmente quando o animal está com a imunidade reduzida. Sendo assim, os sintomas são mais comuns em filhotes e em idosos, mas é possível que a doença se manifeste em cães adultos também.

Herpes canina: sintomas

Enquanto em cães adultos a herpes canina sequer é percebida, em filhotes ela pode ser fatal. Por isso, conhecer os sintomas é muito importante. Além disso, ao percebê-los, é fundamental levar o pet o quanto antes em um veterinário. Entre os sintomas, estão:

  • respiração ofegante;
  • tosse;
  • secreção nasal;
  • conjuntivite;
  • diarreia em tonalidades verde ou amarela;
  • dores abdominais;
  • perda de peso;
  • lesões na região genital.

No caso dos cães filhotes, choros são mais frequentes, e eles costumam parar de mamar.

Percebeu algum desses sintomas? Então corra para o veterinário!

Transmissão

A transmissão da herpes em cães acontece por meio das secreções, ou seja, pode ocorrer através do contato direto, mas também quando dois cães dividem o pote de comida ou água.

Em cães filhotes o contágio normalmente acontece quando a mãe é portadora do herpesvírus canino. Nesses casos, a transmissão pode acontecer no útero, na amamentação ou durante o período de cuidados.

Esta doença é potencialmente perigosa para recém-nascidos, podendo levá-los a óbito ou provocar sequelas, como cegueira e convulsões. Sendo assim, o tratamento precoce é muito importante para evitar qualquer complicação.

Já que a transmissão acontece por meio do contato com outros cães infectados, procure manter a rotina de idas ao veterinário semestralmente ou em caso de sintomas. Esta é a melhor forma de prevenção.

Tratamento contra o herpesvírus canino

O HVC não pode ser curado com antibióticos, mas essa classe de medicamentos auxilia no tratamento de doenças secundárias, além de controlar os sintomas. Além disso, o profissional pode recomendar medicamentos para desidratação e alívio de desconforto.

O objetivo desse tratamento paliativo é manter o animal bem até que o ciclo viral termine. Ele é importante para adultos, mas principalmente para idosos e filhotes, já que as doenças secundárias podem ter desdobramentos bastante graves.

Herpes canina passa para humanos?

Não! Como já comentamos, o herpesvírus canino é diferente dos HHVs, nome dado aos herpesvírus capazes de infectar células humanas. E da mesma forma que o vírus canino não contamina os humanos, os vírus da herpes humana não contaminam os cães. Isso quer dizer que ela não é uma zoonose.

Apesar de o risco não existir, é recomendável que em períodos de manifestação da doença o contato próximo seja evitado. Isso quer dizer, nada de beijos e redobrar a atenção, lavando as mãos após brincar ou fazer carinho no seu pet. A doença não é transmitida, mas tanto o animal quanto o humano ficam com baixa resistência, assim, ficam mais expostos. Além disso, as feridas resultantes da herpes são portas de entrada para outros vírus e bactérias de outras doenças.

Caso tenha qualquer suspeita, procure um médico-veterinário para avaliar e tratar o seu cãozinho.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Jeane Brito disse:

    Matéria muito esclarecedora para a os estudantes de Medicina Veterinária

  2. Sergia disse:

    Eu tenho uma pittbull que dorme comigo e desde bebê ela soresenaca uma alergia congênita hoje com dois anos para três eu tenho percebido uns carocinhos em volta da vulva dela .
    Já a levei no veterinário e ela fez tratamento anti alérgico.
    O que pode ser ? E como eu posso curar esses caroços em que rla fica lambendo porque deve foer ou coçar.
    Por favor pode me ajudar?
    Não tenho nais dinheiro kara faltar com ela.

    • Cobasi disse:

      Sinto muito em ouvir que sua pittbull esteja passando por isso. Os carocinhos que você mencionou podem ser causados por diversos fatores, como alergias, infecções bacterianas, fúngicas ou virais, entre outros. Como você já levou a sua cachorrinha ao veterinário e ela já fez tratamento anti-alérgico, é importante que você continue seguindo as orientações do médico-veterinário e mantenha o acompanhamento regular com ele.

Deixe o seu comentário