Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hiperqueratose canina: saiba o que é e como ela age

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A hiperqueratose canina é uma doença característica dos cães e que  provoca calos no cotovelo do pet. Acompanhe o nosso post e saiba como identificar e tratar a hiperqueratose em cães

Hiperqueratose em cães: o que é?

A hiperqueratose em cães é uma complicação que causa feridas e calos nos cotovelos e nas patas do cachorro. Essa doença surge como consequência do atrito constante da pele do animal com superfícies ásperas e pouco confortáveis, normalmente durante movimentos como sentar ou deitar-se. 

A maior incidência de calo em cachorro ocorre porque, nessa região do corpo do  pet, a camada de gordura entre a pele e o osso é mais fina do que no resto do organismo. Essa característica, aliada à constante fricção entre do pet com o solo são as responsáveis pela hiperqueratose canina.

Hiperqueratose canina: meu pet corre risco?

A formação da hiperqueratose canina se dá como um mecanismo de defesa do organismo contra o excesso de atrito. Basicamente, é como se o corpo do pet estivesse acumulando creatina naquela região para absorver o atrito e tornar o movimento mais confortável. 

Por ser considerada uma situação normal durante o processo de envelhecimento do pet, o surgimento de calos em cachorro não é motivo de preocupação. Mesmo assim, o recomendado é fazer visitas periódicas ao médico-veterinário para o acompanhamento e, se necessário, iniciar o tratamento. 

Isso porque, apesar de raro, é possível que a hiperqueratose canina se torne um machucado mais sério,criando escaras. Nessa parte do processo, as feridas ficam abertas e deixam o pet exposto a possíveis infecções bacterianas e febres.

Hiperqueratose canina: tratamento

mulher segurando um pote de loção na frente do cachorro
Loções e cremes são ótimos para tratar a doença

Caso o seu animal de estimação seja diagnosticado com hiperqueratose canina, não se preocupe, o tratamento é muito simples. Ele é composto por uma combinação de cremes e pomadas com pequenas mudanças na rotina do pet. 

Se não for possível trocar o piso da casa, use camas, colchões e cobertores para diminuir o atrito do cotovelo do cão com o solo.  

Calo no cotovelo do cachorro: como prevenir

Prevenir o surgimento de calos no cotovelo do cachorro e, consequentemente, o aparecimento de lesões mais graves é bastante simples. Para isso, garanta que o pet vai ter uma superfície  mais confortável para sentar e deitar, colocar colchões e caminhas são ótimas escolhas. 

Além disso,vale investir em hidratantes específicos para pet, e aplicar nas regiões com maior risco de desenvolvimento da hiperqueratose canina, como cotovelos e patas do cão. Assim, é possível evitar o ressecamento da pele e a formação de machucados nessa região. 

E, por fim, manter uma rotina alimentar rica em vitaminas e proteínas é essencial. Opte por rações premium e atividades físicas para controlar o peso do seu cão.  Afinal, quanto mais peso sobre seus cotovelos, maior será a chance do pet desenvolver calos.

Agora que você já conhece tudo sobre a hiperqueratose canina, compartilhe com a gente como mantém a saúde do pet em dia.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Marilucia cardoso disse:

    Muito bom o esclarecimento sobre hiperqueratose,minha filha teve,retirou,vou fazer o tratamento.

Deixe o seu comentário