Ikebana: O místico arranjo de flores japonês

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
vaso com ikebana
A Ikebana é a tradição milenar de criar arranjos de flores

Você sabe o que é a Ikebana? Ele é uma técnica milenar japonesa de criação de arranjos de flores para decoração de ambientes. Confira tudo sobre essa arte e aprenda como montar um lindo arranjo de Ikebana em casa. 

O que é a Ikebana?

A palavra Ikebana, em tradução direta significa flores vivas, Kado ou caminho das flores, e num sentido mais poético, trazer flores à vida. Na prática, ela é uma arte japonesa de composição e harmonização de flores, ramos e galhos para criar um elemento decorativo com espiritualidade e sentimentos. 

Como surgiu a Ikebana?

Há muitas teorias sobre o surgimento da Ikebana como técnica de harmonização de vasos e flores para a criação de arranjos. A história mais aceita é que ela teria surgido na Índia, como forma de homenagear Buda. Em seguida, foi levado ao Japão por missionários religiosos.

Entre meados do século XIV e XVI a técnica de criar arranjos mesclando plantas, flores e temas religiosos se consolidou, tornando-se uma tradição que resiste até os dias de hoje. Confira os principais tipos de Ikebanas.

Conheça os principais tipos de Ikebana

A arte da produção de arranjos de Ikebana é dividida em muitas vertentes e linhas de criação, com 4 delas se destacando em relação às demais:

  • Ikenobo: Arte milenar com temática espiritual e decorada com galhos;
  • Osogetsu: Tem estética modernista e recombina todos os elementos da Ikebana;
  • Ikebana sanguetsu: Usa materiais naturais e se destaca pela devoção à natureza;
  • Ohara: Cria um arranjo em formato de pilha com uso de folhas e galhos.

Saiba como fazer um arranjo de Ikebana

vaso com flores de Ikebana
O Ikebana nasceu na Índia e foi levado ao Japão no século XIV

Agora que você já sabe o que é, e o significado do Ikebana, que tal aprender a criar um lindo arranjo de flores em casa? Limpe a mesa, confira o passo a passo e tenha um novo item de decoração para a sua sala.

1. Escolha o vaso ideal para a Ikebana

Os vasos mais indicados para a produção dos arranjos são aqueles em cores sóbrias como branco, preto e cinza. Por ser um estilo de arte minimalista, vale apostar em modelos simples e tamanho compacto, dessa forma as flores vão ganhar destaque.

2. Qual a melhor flor para uma Ikebana?

Não existe uma espécie de flor ideal para a Ikebana, porém o mais comum é usar galhos com poucas folhagens. Por isso, separe três ramos ou caules de plantas de tamanhos diferentes e uma flor para dar uma coloração especial. Não se esqueça, no caso desse arranjo, menos é mais.

3. Hora de montar o seu arranjo de flores

Com todos os elementos do arranjo de flores separados, chegou a hora de colocar a mão na massa e montar o item de decoração. Confira:

  1. Forre o fundo do vaso com Kenzan (uma espécie de base de ferro com pregos).
  2. Prenda o primeiro ramo com uma leve inclinação para o seu lado esquerdo;
  3. Fixe o segundo ramo inclinado para frente, num ângulo aproximado de 45°;
  4. O último ramo deve ficar inclinado para frente em um ângulo de 75°.
  5. Para finalizar, preencha o vaso com flores e folhas. O objetivo é esconder o Kenzan.

Qual é o melhor lugar para o arranjo?

Com o arranjo pronto, chegou o momento de escolher qual lugar da casa você vai enfeitar. De acordo com a tradição japonesa, ele deve ficar no hall de entrada ou na sala de estar, sendo perfeito para recepcionar amigos e familiares.

Gostou de conhecer os segredos dessa arte milenar japonesa? Então, conte para gente nos comentários qual é o seu arranjo de flores predileto para decorar a casa.

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário