
Nenhum tutor gosta de ver o seu gato doente, mas, infelizmente, em uma simples saída para a rua o bichinho pode voltar afetado por alguma doença fúngica (causada por fungos). Por isso, é importante manter sempre a atenção e o cuidado. Além disso, o mercado já apresenta alguns remédios eficazes nesse tratamento, como o Itraconazol para gatos.
Contudo, é muito importante saber como usar esse medicamento, conhecer os seus efeitos colaterais, qual é a dosagem correta, para quais enfermidades ele é indicado e como funciona.
Pensando nisso, organizamos essas informações para te auxiliar no entendimento. Entretanto, não dispense, em hipótese alguma, a consulta com um veterinário, ok? Dito isso, vamos à leitura!
O Itraconazol para gatos é um remédio antifúngico que serve para o tratamento de doenças causadas por fungos. Os fungos são organismos muito resistentes que invadem o corpo do animal através de ferimentos, da respiração ou até por ingestão.
Sendo assim, o fármaco é indicado para infecções fúngicas, entre elas:
Doenças como essas são muito difíceis de tratar devido à exigência de um cuidado contínuo e diário, por isso é necessária muita atenção por parte dos tutores, e deve haver persistência para melhor resultado.
Contudo, é imprescindível utilizar o Itraconazol apenas sob prescrição médica.
É importante sempre observar qualquer ferimento que surgir em seu pet. Doenças fúngicas geralmente estão presentes nessas lesões, sejam isoladas ou por todo o corpo.
Além disso, elas se caracterizam por nódulos e ferimentos com secreções, entretanto, não provocam dores ou coceiras.
Em situações mais graves a doença se espalha para todo o corpo do felino, comprometendo vários órgãos e estruturas internas (de pulmões a articulações e até o sistema nervoso central), o que pode até levá-lo a óbito.
Apesar de ser uma doença transmissível aos humanos, não abandone seu animalzinho.
É recomendável que o tutor adote certas restrições ao contato com o animal e o leve imediatamente para um veterinário, pois assim ele receberá o melhor tratamento.
Você pode encontrar o Itraconazol para gatos em forma de xarope, comprimidos ou cápsulas. A administração é via oral, de preferência pela ingestão junto a alimentos como rações úmidas. Dessa forma, a absorção fica mais fácil.
É interessante ressaltar que o horário de administração siga rigidamente sua rotina e não seja alterado. Caso aconteça, o responsável não deve dobrar a dosagem, apenas ignorar e seguir com o uso normalmente.
Sabemos que os gatos costumam ser birrentos no momento em que precisam tomar remédio. Pensando nisso, preparamos o seguinte tutorial:
A dosagem do Itraconazol para gatos carece ser definida apenas pelo veterinário, orientando o tutor sobre as doses e frequência do uso.
Isso se dá conforme a necessidade de cada animal, por meio da gravidade do quadro, idade e peso. Geralmente, os veterinários recomendam duas doses por dia.
Os efeitos colaterais são mínimos. Trata-se de um medicamento seguro, que, se usado corretamente seguindo as recomendações médicas, dificilmente afetará o seu gato.
Entretanto, se você automedicar o animal, poderá causar os seguintes problemas:
Segundo um estudo de coorte assistido no Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatozoonoses em Animais, após o uso do Itraconazol em gatos enfermos o tempo mediano de cura levou 20 semanas.
Assim, os pesquisadores concluíram que o Itraconazol para animais é um fármaco efetivo e seguro.
No entanto, ainda que o felino apresente uma melhora, o tutor não deve interromper o tratamento, mas sim seguir com a medicação por mais um mês.
Isso acontece porque os fungos podem voltar a se desenvolver e ressurgirem de forma ainda mais agressiva. Portanto, aja sempre conforme as indicações do seu veterinário.
Afinal, manter a saúde do nosso pet em dia é sempre uma prioridade, não é mesmo?