Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Doenças de pele em gatos: saiba quais são

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
doenças de pele em gatos

Existem diversos tipos de doenças de pele em gatos, e o tutor deve estar atento para evitá-las. Elas podem ser comuns e envolvem coceira, vermelhidão e queda de pelos. Dessa forma, é indispensável observá-los nos momentos de banho e escovação para que o pet se mantenha saudável.

Procurar um veterinário é fundamental para o tratamento, pois isso possibilita uma ação terapêutica mais rápida, resultando no bem-estar dos gatos. Afinal, essas doenças geram sintomas superdesagradáveis, como ardências pelo corpo.

Quais as principais doenças de pele em gato?

Sarna de ouvido: é uma doença comum e pode causar um grande incômodo. Quando isso acontece, ácaros atacam a região do ouvido do gato, gerando coceira intensa e uma quantidade muito grande de cera.

Para ajudar a diminuir os sintomas, o animal acaba por coçar muito a orelha, o que resulta nas feridas na região. Se não for bem tratada, pode se elevar para uma inflamação ou infecção bacteriana de ouvido, com graves consequências.

Acne felina: normalmente, é causada pela oleosidade da pele, provinda de estresse, má higiene de vasilhames e reação à alguma outra medicação que ele pode estar utilizando. Essa é uma das doenças de pele em gatos que podem ser identificadas pelos pontos pretos que surgem em volta do queixo e nas bordas dos lábios.

É muito importante levá-lo para o veterinário para identificar o tratamento adequado e possivelmente algum medicamento. É recomendado o uso de shampoos específicos, a aplicação de um gel que ajuda a controlar o excesso de oleosidade e complementar a alimentação com ômega 3 e 6.

Alergia alimentar: pode acontecer quando o gato é intolerante aos componentes da ração, por exemplo, o que requer atenção redobrada do dono para notar e sanar esse problema. O sintoma de maior destaque é o pelo caindo e vermelhidão na pele. É comum também apresentar fortes coceiras, desregulação de intestino, apatia e mesmo falta de apetite.

Micoses: podem afetar tanto cães quanto gatos e precisam ser tratadas de modo rápido para que não prejudiquem outros animais, bem como os seres humanos que vivem no mesmo ambiente. Seus principais agentes causadores são os fungos.

doenças de pele em gatos

As micoses causam reações como quedas de pelo, coceira intensa, irritação e vermelhidão. Esses fungos normalmente se instalam em indivíduos com a imunidade baixa, assim como filhotes, pois eles ainda estão em fase de fortalecimento do sistema imunológico.

Como evitá-las?

Existem muitos cuidados que ajudam a evitar problemas de pele em gatos, sendo o principal deles o fato de manter o felino em casa.

Essa medida deve ser tomada porque, durante as saídas, o gato pode acabar entrando em contato com animais infectados, contraindo doenças ou se envolvendo em brigas com outros gatos, situação essa que pode resultar em problemas como a esporotricose.

Lembrando que a principal ação para que seu gatinho se mantenha saudável e seguro é prezar sempre por sua higiene. Banhos com shampoo e condicionar e idas ao pet shop não podem ser descartados.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Iva disse:

    Como se chama a doença causado pelo gato em humanos, q da lesões avermelhadas pelo corpo em forma de anel ?

Deixe o seu comentário