Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ivermectina para cachorro: combate a invasores indesejados e perigosos

| Atualizada em

Colaboração de Bruno Sattelmayer | Médico-veterinário Pós-graduado em Nutrologia de Cães e Gatos   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tutor dando Ivermectina para cães
A Ivermectina para cães é um medicamento usado para o combate de vermes

A ivermectina é um medicamento usado no mundo todo, tanto no ser humano, como também tem a versão ivermectina para cachorro. Mas você sabe para quais tipos de doenças a solução é comprovadamente indicada?

O medicamento é usado para o tratamento da sarna sarcóptica, sarna demodécica, verminoses gastrointestinais e do verme do coração, que são causadas pelos parasitas Ancylostoma sp, Toxocara canis e Trichuris sp.

A substância é obtida por meio do processo de fermentação da bactéria Streptomyces avermitilis. A descoberta da ivermectina revolucionou o controle de parasitas em todo o mundo. 

Com o medicamento, foi possível expandir o tratamento de doenças que afetam principalmente as populações mais pobres. Muitas vezes negligenciadas, as verminoses estão entre as doenças mais comuns do mundo, causando graves transtornos a milhões de pessoas.

A ivermectina para cães atua contra invasores indesejados, como o verme do coração. Em cachorros, o remédio pode ser utilizado em forma de comprimidos ou de maneira injetável, de acordo com o tipo de parasita. 

A dosagem certa para o cão leva em consideração a idade, o peso e raça do animal. Tanto a prescrição quanto a dosagem da ivermectina devem ser indicadas por um médico-veterinário.Jamais medique o seu animal de estimação sem orientação profissional!

Quando usar a Ivermectina para cães?

A ivermectina para cachorro atua contra vermes que invadem o corpo dos pets. Um deles é o Dirofilaria immitis, mais conhecido como o verme do coração. 

Ele é transmitido pela picada de um mosquito encontrado nas regiões litorâneas. O verme transita pela circulação sanguínea até chegar ao coração. 

“Os vermes adultos podem causar infestações devastadoras, levando o animal a ter sintomas de cansaço, fadiga, dificuldade respiratória e até a morte. A ivermectina não é eficaz e nem aprovada para tratamentos desses vermes adultos, só para microfilárias, a fase jovem dos parasitas”, observa o médico-veterinário Bruno Sattelmayer. 

O veterinário explica que, no caso do verme do coração, o uso correto da ivermectina é profilático. Ou seja, usado na prevenção: antes do contato com mosquitos do tipo Aedes, Culex e Anopheles

“É possível utilizar o medicamento para evitar que as pequenas larvas do verme se desenvolvam até se tornarem adultas”, afirma Bruno.

A ivermectina funciona para sarnas em cachorros?

No Brasil, a ivermectina não é aprovada para o controle de ectoparasitas. Para esse fim, o medicamento só pode ser usado em suínos, equinos e grupos de ruminantes, como o gado. 

Os ectoparasitas, ou parasitas externos, são aqueles que se instalam na superfície do hospedeiro, como carrapatos, pulgas e ácaros. As sarnas fazem parte desse grupo, pois são causadas por alguns tipos de ácaros, como o Sarcoptes scabiei

Hoje em dia, a medicina veterinária indica outros tipos de medicamentos para o tratamento de sarnas em cachorros.

A ivermectina é perigosa para alguma raça?

casal de collies Ivermectina para cães
Tratar cães pastores e Collie com Ivermectina exige um cuidado especial do tutor

A ivermectina é recomendada para quase todos os tipos de cães. No entanto, é preciso ter atenção especial para algumas raças. “Em cães da raça Collie e em pastores, a quantidade segura é muito específica e deve ser rigorosamente utilizada na dosagem recomendada pelo veterinário”, adverte Bruno. 

Mas sempre reforçamos: não importa a raça do seu pet, qualquer medicamento deve ser usado com prescrição veterinária. Nunca utilize remédios sem a orientação de um profissional.

Gostou do conteúdo? No pet shop online da Cobasi você encontra tudo o que é essencial para a saúde do seu cachorro. Aproveite nossas promoções em medicamento e agende agora mesmo a entrega do seu pedido com a Compra Programada.

Bruno Sattelmayer | Médico-veterinário Pós-graduado em Nutrologia de Cães e Gatos
Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

17 Comentários

  1. Miguel arcanjo disse:

    Tenho um pet médio e está tendo carrapatos ele pesa +de 10kilos qdo ou qtos comprimidos devo dar p ele?

    • Cobasi disse:

      Oi Miguel, como vai? Jamais medique o seu animal de estimação sem orientação profissional!

      • Maria seloí disse:

        Tenho um pitbull é não tenho condição de levar no veterinário ele está com as patinhas com bico de posso dar iveemectina para curar

        • Cobasi disse:

          Olá, Maria! tudo bem?

          Tanto a prescrição quanto a dosagem da ivermectina devem ser indicadas por um médico-veterinário.Jamais medique o seu animal de estimação sem orientação profissional!

  2. Leyde conti marialva disse:

    Eu não tenho condições de levar meu cachorros 🐕 vira-latas no médico.ele está se cessando e caindo o pelo o que posso fazer? Me ajude por favor

    • Cobasi disse:

      Oi Leyde, como vai? Deixarei aqui um conteúdo que pode te auxiliar neste momento 🙂

      • Giselle disse:

        Minha cachorra está toda coçando é o pelo já caiu quase todo ,ela é pequeno porte no momento não tenho condições de levar ela ao veterinário mandaram eu aplicar ivermic nela só que tenho medo de matar, é tipo uma dermatite ela está cheia de umas bolinhas vermelhas

        • Cobasi disse:

          Oi, Giselle. Como vai? O fabricante indica a utilização em bovinos, ovinos e suínos. Não sendo indicado para cães, gatos e outras espécies!

  3. Inês disse:

    Acabar com pulga do cachorro

  4. Marlene de Paula cota disse:

    Posso usar invernectina em Coelho e tem ela injetavel

  5. Eliete Rodrigues Pinheiro disse:

    EU TENHO 5 PETES 4 SHISTZ E UMA SPITZ E DE QUANTO EM QUANTO TEMPO EU TENHO QUE DAR INVERMECTINA? POIS ESTOU HA MINHA CASA DE PRAIA ONDE TEM MUITOS MOSQUITOS ELAS TEM DE 4 A 5.30 APROXIMADAMENTE DE PESO. SO QUE DUAS ESTÃO PRENHAS. ENTÃO O VETERINÁRIO ME ACONSELHOU NAO DAR NAS PRENHAS

    • Cobasi disse:

      Olá, Eliete! tudo bem?

      É importante que saiba que toda e qualquer medicação para animais de estimação deve ser prescrita por um profissional!

  6. Catilene da paixão trindade disse:

    O meu cachorro não se alevanta so tremendo o quê eu faço

    • Cobasi disse:

      Olá, Catilene! tudo bem?
      Recomendamos que leve o seu animal de estimação ao médico-veterinário para que ele possa ser avaliado e tratado adequadamente, ok?

  7. Meu nome é Erivaldo Brandão disse:

    Tenho duas cadelinha da raça Pug aplico sempre metade de meio ml e nunca tive problema sempre com intervalo de 3 a 4 meses muito eficaz principalmente em carrapato e sarna demodésica e nos fila brasileiro aplico 1 ml

Deixe o seu comentário