Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba tudo sobre o lêmure: um animal exótico divertido

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
família de lêmure

O lêmure é um animal exótico divertido. Ele encanta adultos e crianças com seus olhos grandes amarelados e calda longa, preta e branca. Foi após o filme Madagascar que esses animais se tornaram ainda mais populares!

Hoje, você vai descobrir as principais características e curiosidades sobre o bichinho. Será que é possível ter um lêmure de estimação? O que ele come? Quais são seus hábitos? Descubra tudo a seguir!

O que é lêmure?

O nome lêmure, na verdade, é uma nomenclatura genérica utilizada para definir as espécies de primatas da ordem Lemuriforme. Esses animais são originários da ilha de Madagascar, onde existem 18 espécies e mais de 50 aparentadas.

Comportamento

Os primatas da ordem Lemuriforme são noturnos e se locomovem entre as árvores, saltando de um lado para o outro.

Ademais, a principal característica desses animais é seu odor forte e marcante. É através dele que outros animais da mesma espécie conseguem identificar o estado de saúde dos parceiros. Para se ter uma noção, machos com odores fracos mostram que estão impotentes. Assim, o local pode ser dominado rapidamente por outro lêmure, mais forte e “fedido”.

Habitat

Esse animal exótico vive na ilha de Madagascar, único local onde é encontrado naturalmente.

Alimentação

Eles podem ser herbívoros ou onívoros, dependendo da espécie. De todo modo, sua alimentação baseia-se no consumo de folhas, frutos, ovos, insetos e pequenos vertebrados.

Além disso, eles são grandes responsáveis por distribuir sementes e pólen por toda a floresta!

Aparência

lêmure preto do olho azul

Os lêmures são reconhecidos por seus grandes olhos amarelos, mas você sabia que uma espécie tem olhos azuis? Como o nome sugere, o lêmure-preto-de-olho-azul, possui pelagem preta intensa e olhinhos fofos na cor azul – a única espécie de primata com essa coloração ocular.

Inteligência é sua marca registrada

Uma curiosidade sobre os lêmures é que eles conseguem identificar formatos, memorizar linhas e sequências e entender matemática básica. Os bichinhos da espécie indri são um dos poucos animais com ritmo. Dá para acreditar?

Extinção

De acordo com uma lista feita pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), os lêmures estão em extinção. Segundo ela, das 107 espécies, 103 estão ameaçadas, devido ao desmatamento e avanço agrícola.

O pior é que o processo de extinção se intensificou durante a pandemia. Isso porque o turismo baseado na observação de lêmures representa grande parte da economia do país. No entanto, durante os anos mais tensos de covid-19, a ilha de Madagascar não recebia voos internacionais.

Em consequência, muitos empregos baseados no ecoturismo acabaram, e moradores se viram na obrigação de buscar alimento e combustível nas florestas, mesmo habitat desses primatas.

Lêmure doméstico: liberado ou proibido?

lêmure olhando para o lado

O lêmure-de-cauda-anelada é o mais conhecido e o mais popular entre tutores de animais exóticos. No entanto, animais selvagens nunca devem ser domesticados.

Embora pareçam fofos, eles não são domesticáveis. Os primatas não fazem suas necessidades no local correto e, assim, expõem pessoas a patógenos nocivos à saúde.

Outro detalhe importante está atrelado à maturidade sexual desses animais. Entre dois e três anos, eles passam a exibir comportamentos agressivos e territorialistas, como caçar e morder. Portanto, além dos malefícios aos próprios animais, os tutores também podem se machucar durante esse período.

Isso porque os dentes dos lêmures são tão afiados que podem perfurar a pele humana.

Então, se você tem dúvidas se é possível ter um lêmure de estimação, a resposta é não!

Gostou das curiosidades? Então continue no Blog da Cobasi e descubra tudo sobre animais exóticos ao redor do mundo!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário