Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Sabe qual o maior peixe de água doce? Descubra aqui!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Sabe qual o maior peixe de água doce? Descubra aqui!

Quer descobrir qual o maior peixe de água doce que existe? A resposta para essa pergunta é… depende! Existem dois peixes de água doce que são verdadeiros gigantes e, adivinhe só, é possível encontrar ambos aqui no Brasil!

Mas vamos com calma explicar direitinho essa história para você entender bem e não ficar com nenhuma dúvida. O maior peixe de água doce com couro é o piraíba, enquanto o maior peixe de escama de água doce é o pirarucu.

Nesse artigo vamos falar mais sobre os dois, suas características e curiosidades. Assim você vai ter a resposta na ponta da língua da próxima vez que alguém perguntar qual o maior peixe de água doce do mudo. Vem com a gente!

O maior peixe de água doce do mundo

O maior peixe de água doce do mundo

O pirarucu é, sem dúvidas, o mais conhecido como o maior peixe de água doce do mundo. Esse gigante coberto por escamas pode atingir impressionantes 2,3 metros de comprimento e ter até 200 quilos de peso. Incrível, não é?

As características surpreendentes do pirarucu não param por aí: esse peixe é tão antigo que já estava por aqui quando os dinossauros dominavam a Terra, há mais de 200 milhões de anos.

Esse animal único tem uma característica que o torna, de certa maneira, vulnerável: diferentemente de outros peixes, o pirarucu precisa ir até a superfície para respirar. 

É nesse momento que os pescadores, que aguardam pacientemente em canoas e barcos na superfície dos rios amazônicos aproveitam para lançar seus arpões e capturar esse verdadeiro gigante dos rios.

Com isso, o pirarucu se torna o ingrediente principal de várias receitas típicas da região norte do Brasil. A carne do pirarucu é muito saborosa e tem poucas espinhas, o que faz com que o peixe seja o queridinho no preparo de diversas iguarias amazônicas, além de conquistar cada vez mais paladares ao redor do mundo.

O maior peixe de couro de água doce

O maior peixe de couro de água doce

A piraíba é parecida em quase tudo com o pirarucu: sua média de peso quando adulto também chega aos incríveis 200 quilos, bem como aos 2,3 metros de comprimento.

A principal diferença entre os dois fica por conta da pele: enquanto o pirarucu é todo coberto por escamas, a piraíba é um peixe de couro.

O formato do corpo, o posicionamento das nadadeiras e a cor do couro da piraíba renderam a ela um apelido muito apropriado: é muito comum que seja chamada de “tubarão do rio”.

Além das semelhanças que já mencionamos, a força e o comportamento da piraíba também lembra um tubarão. Esse é um peixe muito arisco, que costuma ser difícil de capturar e briga bastante com o anzol dos praticantes de pesca esportiva.

A piraíba também é natural de todos os rios que fazem parte da Bacia Amazônica, mas com uma certa dificuldade. Com seus hábitos noturnos, período do dia em que costuma caçar outros peixes para se alimentar, e o fato de ser um animal com prática migratória, é mais complicado encontrar a piraíba do que o pirarucu.

Que tal continuar sua leitura com outros artigos selecionados especialmente para você em nosso blog? Confira nossas sugestões:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Rhuan disse:

    Man é incrível isso, peixe de 2,3 metrôs, realmente a natureza é incrível.

Deixe o seu comentário