Cachorro com mau hálito: causas e tratamentos

Por Joe Oliveira   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com mau hálito

A causa mais comum de mau hálito em cachorro é a doença periodontal, que é o acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente, formando o tártaro. 

Porém, o odor também pode ser ocasionado por uma série de outras condições como,por exemplo, doença renal, hepática e até diabetes. 

Se um cachorro apresenta esse problema, é muito importante você buscar entender a causa do mau hálito. Esse é o primeiro passo para tratar adequadamente, não apenas o cheiro, mas a causa subjacente.

A seguir, saiba tudo sobre a halitose em cães: principais causas, como tirar mau hálito do cachorro, dicas de prevenção e muito mais. Confira! 

O que pode causar mau hálito em cachorro?

Cachorro com bafo é comum, mas nunca normal. Então, se o seu cão está com mau hálito, isso pode significar que os cuidados com a saúde oral não estejam sendo aplicados de maneira correta ou até um problema de saúde que precisa ser investigado. 

Entre as causas mais comuns de halitose (mau hálito) em cães estão:

Higiene oral e doença periodontal

As causas mais comuns são má higiene oral e doença periodontal. Semelhante aos humanos, o acúmulo de placa bacteriana e tártaro podem resultar no desenvolvimento de bactérias que causam mau hálito. 

Os primeiros sintomas que o tutor pode notar são halitose, gengiva vermelha e mudança na coloração dos dentes para tons esverdeados.

A partir dos 3 anos de idade, aproximadamente 80% dos cães já têm algum grau de tártaro. Com o tempo, a falta de cuidado tende a progredir para gengivite, cáries, infecções e perda de dentes. 

Algo preso na boca do seu cão

Se o seu cachorro tem o costume de mastigar brinquedos, cordas e pedaços de pau, eles correm maior risco de ter material estranho preso na boca, entre os dentes, no céu da boca e até sob a língua ou na bochecha.

Nessas circunstâncias, o animal pode ter mau hálito, especialmente se o material estranho causar um ferimento e/ou infecção.

Doença renal

Como os rins funcionam como o sistema de filtragem do corpo, quando há uma doença subjacente ou insuficiência renal, um cão pode começar a acumular toxinas chamadas ureia no sangue.

A ureia é o fator que faz o hálito do cão cheirar a amônia (semelhante a alvejante), sendo um sinal clínico de disfunção renal grave. 

Doença hepática

O fígado também atua como um filtro para as toxinas do corpo. Então, se não estiver funcionando como deveria, significa um problema com a função hepática. Além do mau hálito, o cachorro pode apresentar: 

Diabetes

Quando o cão está com a diabete desregulada ou não tratada, a tendência é que o corpo comece a quebrar a gordura, criando moléculas chamadas cetonas. O que pode gerar mau cheiro. 

O acúmulo dessa substância química no corpo pode levar a uma série de sintomas, incluindo hálito com cheiro adocicado, semelhante a gotas de pêra ou removedor de esmalte (acetona).

Tumores orais

mau halito em cachorro

Mais comum em animais mais velhos, o desenvolvimento de cânceres ou tumores orais pode levar ao mau hálito. Geralmente, à medida que crescem, os tecidos do corpo podem morrer (necrose), causando um mau hálito persistente. 

Os tipos de tumores orais mais comuns em cães são:

  • melanoma;
  • carcinoma de células escamosas;
  • fibromas odontogênicos periféricos.

Deficiências alimentares

Dar alimentos crus ou caseiros pode interferir no hálito do seu pet. Nesse caso, há um desequilíbrio de bactérias e um crescimento excessivo de Salmonella no intestino de um cão.

Sem bafo: dicas para acabar com o mau hálito em cachorro

O seu cão tem mau hálito? A primeira dica é agendar um exame odontológico com um veterinário. A realização de exames rotineiros vai ajudar a detectar doenças dentárias e outros problemas de saúde mais cedo. 

Vale ressaltar que o motivo pelo qual seu cão tem mau hálito influenciará no tipo de tratamento que ele precisará. 

Embora não seja possível tratar doenças renais ou hepáticas em casa, existem outras ações que o tutor pode realizar para tratar ou prevenir o mau hálito em cães. Confira algumas dicas! 

Escovação regular

Como os cães acumulam placa bacteriana diariamente, o ideal é investir na escovação diária para controlar essa situação. 

Utilize pasta e escovas de dentes caninas para realizar o cuidado. Isso porque os produtos para humanos contém flúor, o que é nocivo e pode causar problemas gastrointestinais nos animais.

Para que os cuidados com a saúde bucal sejam introduzidos adequadamente, é importante condicionar o cão a rotina. Sempre que o pet permitir a escovação, faça reforço positivo.

Spray, petiscos e brinquedos

Existem petiscos e brinquedos antitártaros que são ótimos para ajudar a manter a higiene oral do seu cachorro. 

São soluções que funcionam como complemento à rotina de cuidados, ou seja, não substituem a escovação. Mas, tem um papel importante para limpar os dentes, fortalecer as gengivas e prevenir o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

Os petiscos e brinquedos, por exemplo, ajudam a remover fisicamente a placa bacteriana enquanto o cão mastiga. Já o enxaguante ou spray bucal para cachorro, proporciona uma limpeza profunda e suave, contribuindo na remoção de resíduos alimentares e protegendo a saúde das gengivas e dos dentes.

Dietas odontológicas

O médico-veterinário especializado em odontologia pode indicar rações com grãos maiores e uma textura grossa, indicadas para reduzir o acúmulo de placa bacteriana. 

É importante validar com um profissional sobre esse recurso para escolher as rações, guloseimas e suplementos dentais recomendados, que sejam seguros e eficazes para adicionar na dieta do seu cão.

como evitar mau halito em cachorro

Agora que já sabe como lidar com o seu cachorro com mau hálito, certifique-se que sua bolinha de pelo tenha sempre os melhores cuidados.

O conteúdo te ajudou? Aqui, no Blog da Cobasi, você encontra artigos exclusivos com tudo sobre o seu cachorro: dicas de cuidados, saúde, alimentação, bem-estar e muito mais. Até a próxima!

Por Joe Oliveira

Redator

Jornalista, é apaixonado por futebol, basquete e, claro, pets! Além de bater uma bolinha e escrever para o Blog da Cobasi, o Joe curte a vida ao lado dos seus melhores amigos: os cachorros vira-latas Zé e Tobby, a gata Marry e o papagaio Louro.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário