Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Meu cachorro me mordeu: o que fazer?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Meu cachorro me mordeu: o que fazer?

Às vezes, durante uma brincadeira, pode acontecer de o cachorro se empolgar e acabar machucando o tutor por acidente. Assim como, às vezes, o pet pode se sentir ameaçado ou intimidado por alguma razão, e acabar sentindo a necessidade de se defender. Em casos como esses, é normal se questionar: “o meu cachorro me mordeu, e agora?”. 

Por isso, aqui vamos esclarecer algumas dúvidas porque, sim, a mordida de cachorro pode trazer alguns riscos a nossa saúde. Sendo assim, é importante saber o que fazer em casos como esses. Vamos lá?

Quais são os riscos se meu cachorro me mordeu?

Ao levar uma mordida de cachorro, a primeira preocupação está relacionada à raiva. Essa doença é causada por um vírus chamado Lyssavirus, que acomete o sistema nervoso central do infectado, ocasionando uma encefalite. E a grande maioria dos infectados, infelizmente, vai à óbito. 

Mas nada de pânico! Graças à grande eficácia das campanhas de vacinação e conscientização das pessoas, a raiva é uma doença que tem diminuído bastante. Por isso, novamente, fica claro a importância da vacina antirrábica. E se o seu pet está com as vacinas em dia, não é preciso se preocupar com isso!

Mas isso não quer dizer que não existam outros tipos de riscos. O perigo de contrair uma infecção ainda é bem alto, e caso não tratada corretamente, a situação pode se agravar bastante. A boca de um cachorro possui uma alta quantidade de bactérias, e, se o seu cachorro te mordeu, essas bactérias podem penetrar no machucado e, ainda, se infiltrar na sua corrente sanguínea.

Como saber se devo ir ao hospital?

Apesar de ser de suma importância ir ao hospital, algumas mordidas podem não ser assim tão graves. Às vezes, o pet pode ter avançado sem a intenção real de machucar, então, a lesão pode ser mais superficial. Assim como, algumas raças não possuem dentes capazes de nos machucar, resultando, também, em uma mordida superficial.

Sendo assim, o que irá definir a gravidade da ferida é o tamanho do cachorro, assim como sua força e a intensidade da mordida, e, claro, a dor que você estiver sentindo. Uma lesão leve, por exemplo, é menos preocupante, em que a pele fica apenas “arranhada”, sem nem sequer chegar a sangrar.

Já quando o dente do cão realmente perfura a pele e resulta em sangue, por mais que tenha sido um machucado “leve”, é importante ir ao médico. Como já mencionamos, a boca do cachorro está sujeita a diversas bactérias, que, ao entrar em contato com a ferida aberta do tutor, podem causar uma infecção. Então, por mais que o machucado não tenha sido assim tão grave ou não esteja doendo tanto, o mais recomendado é consultar um profissional.

Já um esmagamento ou dilaceração da pele são casos graves, nos quais o cão, normalmente de porte grande, aplicou bastante força no maxilar. Nesses casos, você precisa ir ao hospital o mais rápido possível, porque, além das infecções, essa mordida pode resultar em lesões internas e até fraturas externas.

Como evitar que o meu cachorro tente me morder?

Meu cachorro me mordeu: o que fazer?

Em geral, cachorros que tentam morder o tutor com frequência estão passando por quadros constantes de estresse, ansiedade ou medo. E isso pode ser o resultado de diversas coisas, tais como uma rotina sem estímulos positivos, histórico de experiências negativas com humanos, entre outras razões. 

Sendo assim, caso você saiba que o seu pet tem um temperamento mais agressivo, é de suma importância que ele receba um adestramento adequado, tanto para não te atacar, quanto para não atacar outras pessoas.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Iara Matos disse:

    Agradecida. Minha cachorra me mordeu hoje, Foi leve, mas doeu. Ela não queria me deixar sair. As vezes fico com ela, as vezes meu irmão. Mas eu dou comida comum além de ração. Acho que ela ja percebeu que ganha algo mais saboroso. E eu sempre leio sobre o que eles podem comer, como fazer. Mas meu irmão e só ração e agua. Acho que ele quer mais atenção.

Deixe o seu comentário