Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Meu cachorro morreu: o que fazer?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
meu cachorro morreu

Uma frase que nenhum tutor deveria dizer é “meu cachorro morreu”, não é mesmo? A perda de um animal de estimação é sempre muito dolorosa, um sofrimento para qualquer um. Mesmo sendo um período difícil, é preciso cuidar do seu pet até o fim, por isso trouxemos algumas informações importantes sobre o que fazer para o seu amigo descansar em paz.

O que fazer quando o cachorro morre?

Antes de falar sobre o que fazer após a perda do seu pet, recomendamos que você viva o seu luto. Para ajudar nesse processo, desenvolvemos esse texto, justamente para tirar dúvidas e compartilhar quais os procedimentos que devem ser realizados em seguida. Para aprender a lidar com essa situação, continue a leitura.

Meu cachorro morreu: o que fazer com o corpo?

A principal dúvida sobre esses casos é o que fazer com o corpo. Alguns enterram no quintal, outros jogam no lixo ou até mesmo em rios. Mas, todas essas ações não são corretas, nem devem ser encorajadas.

meu cachorro morreu o que fazer
Os serviços do CCZ (Centro de Controle de Zoonose) são gratuitos.

A melhor opção é entrar em contato com o CCZ (Centro de Controle de Zoonose), serviços da prefeitura, unidade de saúde pública responsável por criar ações preventivas e controlar as zoonoses (doenças transmissíveis entre os animais e os seres humanos), para realizar o recolhimento. 

Então, para quem não contratou nenhum serviço particular ou não tem condições de arcar com o custo de um enterro particular, basta solicitar o serviço pelo telefone 156, SAC internet ou nas praças de atendimento. O recolhimento realizado pelo CCZ é gratuito para incineração.

Saiba mais sobre os casos em que os animais são de interesse em saúde pelo CCZ:

Animais de interesse em saúde

Cães ou gatos

  • que morderam/arranharam pessoas nos 10 (dez) dias que antecederam a morte;
  • que tiveram contato com morcegos nos últimos seis meses antes de morrer;
  • que foram mordidos/arranhados por animais desconhecidos nos seis meses que antecederam o óbito;
  • que convivem ou tiveram contato com sagui/macacos ou todos os gatos.

Cães, gatos e outros animais

  • atropelados;
  • com sinais clínicos neurológicos (convulsão, tremores, andar cambaleante, salivação, mandíbula paralisada, animais com suspeita de cinomose, dentre outros);
  • que morreram subitamente, sem causa da morte definida ou com suspeita de envenenamento.

Por que não pode enterrar cachorro?

Enterrar animais em solo comum é uma atitude nociva à saúde. Segundo o artigo 54 da Lei Ambiental, esse tipo de ação pode render prisão de um a quatro anos, além de multa, que pode variar de R$ 500 a R$ 13 mil. 

Isso porque um corpo enterrado pode gerar diversos riscos, como contaminação do solo e proliferação de doenças, o que é muito perigoso para você e toda a vizinhança. O mesmo vale para quem joga o corpo dos animais no mar, lagos e rios, sendo cabível como crime ambiental e passível de prisão ou multa. 

cachorro morreu

Na hora de se despedir do seu grande amigo, ficam as boas lembranças e os momentos de alegrias com o pet. O objetivo de compartilhar essas informações é, justamente, fornecer uma solução mais tranquila e menos dolorosa para o tutor. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Beatriz disse:

    Eu amo a minha cachorrinha demais

Deixe o seu comentário