Outubro Rosa Pet: mês de prevenção ao câncer de mama em animais

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro e gato em uma foto para o outubro rosa pet
O Outubro Rosa Pet é a campanha de conscientização do câncer de mama em animais

O Outubro Rosa Pet é uma campanha mundial que alerta para a necessidade da prevenção e cuidados com o câncer de mama em cadelas e gatas.

O câncer de mama em pets é uma doença silenciosa, assintomática, que muitas vezes só é descoberta em estágios avançados. Por isso, uma campanha com a Outubro Rosa Pet é tão importante. Confira!

A importância do Outubro Rosa Pet

A campanha Outubro Rosa é essencial para a prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama. De acordo com CRMV/PA, aproximadamente 50% dos nódulos mamários em cadelas são malignos.

No caso das gatas, o percentual de tumores malignos e agressivos é de 90%. Com a possibilidade de 80% dos casos formarem metástase em até um ano, colocando a vida do seu animal de estimação em risco.

Com visitas frequentes a um médico-veterinário e exames de imagem e toque, é possível não apenas prevenir, mas descobrir qualquer sinal de câncer ainda no começo. Dessa maneira, os tratamentos se tornam mais efetivos e menos agressivos para o pet.

Câncer de mama pet: fatores de risco

O câncer de mama pode afetar cadelas e gatas de todas as idades, portes e raças. Entretanto, alguns fatores de risco contribuem para o desenvolvimento de tumores. São eles:

  • alimentação caseira hipercalórica;
  • obesidade;
  • senioridade (entre oito e dez anos);
  • uso de medicamentos anticoncepcionais.

Sintomas de câncer de mama em pet

A maneira mais segura de detectar a presença de nódulos em gatas e cadelas é a realização de exames de toque na região das mamas.

Com a apalpação da região das mamas, é possível notar a presença de nódulos ou desconforto do animal de estimação. Além disso, outros indicativos de linfomas mamários são:

  • aumento da temperatura do corpo;
  • inchaço e feridas na região;
  • lambedura excessiva das mamas.

Ao perceber um ou mais sinais que possam indicar câncer de mama no seu animal de estimação, procure um médico-veterinário. Quanto antes for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores são as chances de preservar a saúde do animal.

Diagnóstico de câncer de mama

cachorro fazendo ultrassom do abdômen
O ultrassom é o principal exame para diagnosticar câncer de mama em pets

O diagnóstico para confirmação ou não do câncer de mama em gatas e cadelas é feito a partir da solicitação de alguns exames. Entre os mais comuns estão:

  • ultrassonografia do abdômen;
  • Raio-x do tórax do pet;
  • coleta e análise de um pedaço dos linfomas;
  • retirada e análise microscópica de tecidos dos nódulos.

Tratamento para câncer de mama em pet

O tratamento para câncer de mama em pets consiste na retirada de uma ou mais mamas, dependendo do estágio, agressividade e localização dos tumores. Além disso, em casos mais graves, pode ser indicada a realização de quimioterapia.

Prevenção de câncer em animais

Um dos objetivos da campanha Outubro Rosa Pet é conscientizar os tutores sobre a importância de atuar na prevenção do câncer de mama.

O principal método para prevenir o surgimento da doença é a castração da sua gata ou cadela logo após o primeiro cio.

Além de evitar gestações indesejadas, a solução permite prevenir o desenvolvimento de doenças como piometra e linfomas no útero, ovário e mamas.

Gostou de saber a importância do Outubro Rosa para cães e gatos? Então, continue navegando pelo Blog da Cobasi e aprenda tudo sobre a saúde do seu pet.

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário